Supergrupos do Grunge: saiba mais sobre Mad Season e Temple of the Dog
Por Helton Grunge
Postado em 21 de maio de 2025
Toda geração tem seu estilo musical em destaque. Nos anos 90, o que estava no auge era o Grunge e a geração também teve seus supergrupos. Dois dos mais conhecidos foram Temple of the Dog e Mad Season.
O Temple of the Dog contou com Chris Cornell (vocais) e Matt Cameron (bateria) do Soundgarden, além de Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) do Pearl Jam. O álbum que a banda lançou ainda contou com Eddie Vedder dividindo os vocais com Chris Cornell.
A banda existiu com um propósito: fazer uma homenagem a Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone (banda onde Jeff Ament e Sotne Gossard tocavam). Wood era muito amigo de Cornell e quando o vocalista do Soundgarden perdeu seu amigo, escreveu algumas músicas para homenageá-lo. A ideia era ser algo simples, mas o projeto ganhou forma e virou um projeto real, lançando um álbum chamado Temple of the Dog (1991).
O Mad Season já surgiu depois e foi uma espécie de terapia para os integrantes: o guitarrista Mike McCready havia saído de uma turnê do Pearl Jam e decidiu cuidar de saúde se internando em uma clínica, uma vez que estava abusando um pouco dos ilícitos. Lá, o músico conheceu o baixista. Para completar o projeto, os músicos Barret Martin (baterista do Screaming Trees) e Layne Staley (vocalista do Alice in Chains). Além deles, o vocalista Mark Lanegan (Screaming Trees) também participou do projeto ajudando em composições, backing vocals e até vocais principais. Como todos haviam tido problemas com os ilícitos e também com depressão, o projeto foi uma forma de todos se manterem sóbrios e juntos nessa luta.
O Mad Season lançou apenas um álbum, o Above (1995). A ideia era que o projeto seguisse com mais álbuns. Como todos os integrantes se mantinham ocupados em seus projetos principais, a ideia era que o Mad Season fosse um trabalho sem muita pressão para gravarem e fazerem shows. Os músicos até gravaram faixas instrumentais, mas que ficaram sem letra e sem vocais por muito tempo. Após a morte de e de Layne Staley, os integrantes remanescentes pediram para que Mark Lanegan colocasse e letra e vocais em três desses trabalhos instrumentais. Sendo assim, na edição de aniversário do álbum Above, o público conheceu três músicas inéditas.
No canal da Rockstage você confere um vídeo comparando os dois álbuns: Temple of the Dog (1991) de Temple of the Dog e Above (1995) de Mad Season. O quadro se chama Rockstage Talks e você já pode conferi-lo abaixo! Em seguida, uma playlist para você começar a conhecer os projetos!
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush

Os 10 maiores supergrupos do rock dos anos 1990, segundo a Loudwire
Top 10: Por que o grunge não está morto?


