Supergrupos do Grunge: saiba mais sobre Mad Season e Temple of the Dog
Por Helton Grunge
Postado em 21 de maio de 2025
Toda geração tem seu estilo musical em destaque. Nos anos 90, o que estava no auge era o Grunge e a geração também teve seus supergrupos. Dois dos mais conhecidos foram Temple of the Dog e Mad Season.
O Temple of the Dog contou com Chris Cornell (vocais) e Matt Cameron (bateria) do Soundgarden, além de Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) do Pearl Jam. O álbum que a banda lançou ainda contou com Eddie Vedder dividindo os vocais com Chris Cornell.
A banda existiu com um propósito: fazer uma homenagem a Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone (banda onde Jeff Ament e Sotne Gossard tocavam). Wood era muito amigo de Cornell e quando o vocalista do Soundgarden perdeu seu amigo, escreveu algumas músicas para homenageá-lo. A ideia era ser algo simples, mas o projeto ganhou forma e virou um projeto real, lançando um álbum chamado Temple of the Dog (1991).
O Mad Season já surgiu depois e foi uma espécie de terapia para os integrantes: o guitarrista Mike McCready havia saído de uma turnê do Pearl Jam e decidiu cuidar de saúde se internando em uma clínica, uma vez que estava abusando um pouco dos ilícitos. Lá, o músico conheceu o baixista. Para completar o projeto, os músicos Barret Martin (baterista do Screaming Trees) e Layne Staley (vocalista do Alice in Chains). Além deles, o vocalista Mark Lanegan (Screaming Trees) também participou do projeto ajudando em composições, backing vocals e até vocais principais. Como todos haviam tido problemas com os ilícitos e também com depressão, o projeto foi uma forma de todos se manterem sóbrios e juntos nessa luta.
O Mad Season lançou apenas um álbum, o Above (1995). A ideia era que o projeto seguisse com mais álbuns. Como todos os integrantes se mantinham ocupados em seus projetos principais, a ideia era que o Mad Season fosse um trabalho sem muita pressão para gravarem e fazerem shows. Os músicos até gravaram faixas instrumentais, mas que ficaram sem letra e sem vocais por muito tempo. Após a morte de e de Layne Staley, os integrantes remanescentes pediram para que Mark Lanegan colocasse e letra e vocais em três desses trabalhos instrumentais. Sendo assim, na edição de aniversário do álbum Above, o público conheceu três músicas inéditas.
No canal da Rockstage você confere um vídeo comparando os dois álbuns: Temple of the Dog (1991) de Temple of the Dog e Above (1995) de Mad Season. O quadro se chama Rockstage Talks e você já pode conferi-lo abaixo! Em seguida, uma playlist para você começar a conhecer os projetos!
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra


Top 10: Por que o grunge não está morto?


