O show dos Ramones com Black Sabbath que Joey Ramone definiu como "uma guerra"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de junho de 2025
Já imaginou um show que unisse o maior expoente do punk rock com a banda considerada a criadora do heavy metal? Esse encontro inusitado aconteceu entre novembro e dezembro de 1978, quando os Ramones abriram a turnê do Black Sabbath em diversas cidades dos Estados Unidos.
Uma das apresentações, realizada em 1º de dezembro em San Bernardino (Califórnia), terminou em caos. Os fãs do Sabbath não reagiram bem à presença do quarteto punk. Joey Ramone relembrou o episódio em conversa com o jornalista Everett True, publicada na Classic Rock).

"Foi quando começamos a tocar ‘Surfin' Bird’ que tudo no mundo pareceu acontecer ao mesmo tempo. Começou a chover carburadores e garrafas de uísque."
Arturo Vega, o "Quinto Ramone" e responsável pela iluminação da banda, também relatou o incidente na biografia "Hey Ho Let’s Go! The Story of the Ramones". Segundo ele, a hostilidade do público atingiu níveis extremos.
"Os fãs de metal eram de longe a maioria da plateia, então eles vieram prontos para matar. E eles tentaram, mirando na banda com latas cheias de cerveja. Depois de seis músicas, os amplificadores e o palco estavam cobertos de lixo. Foi assustador... mas ficou pior."
Joey Ramone voltou a comentar o episódio durante uma participação na rádio Brasil 2000 FM, em 1991, após um show da banda em São Paulo. A fala foi publicada na edição 72 da revista Bizz, onde o vocalista descreveu a noite como "uma guerra".
"Já fizemos muitas coisas esquisitas e enfrentamos muitas plateias hostis. Me lembro quando fizemos uma excursão com o Black Sabbath. Foi legal, mas o público se matava. Em San Bernardino, uma cidade interiorana cheia de motoqueiros caipiras, o show foi promovido como ‘Os reis do punk contra os reis do heavy metal’. Foi uma guerra, choveram garrafas de uísque e carburadores na nossa cabeça.
Chegou uma hora que falamos ‘foda-se’. Johnny [guitarrista] mandou os caras tomarem no cu e saímos. No backstage, o stage manager disse que não via uma reação daquelas desde as primeiras turnês dos Rolling Stones. Pra mim foi um dos maiores elogios que os Ramones poderiam receber."
O set dos Ramones naquela noite acabou interrompido no meio da execução de "Surfin' Bird". O registro em áudio da apresentação está disponível no YouTube e pode ser ouvido neste link.
Essa participação histórica na rádio Brasil 2000 FM foi arquitetada por André Barcinski, que compartilhou bastidores e memórias desse momento único em um vídeo publicado no YouTube. Clique no player abaixo e confira essa história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS

Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Os piores discos dos Ramones, de acordo com o Loudwire


