Os 5 melhores álbuns do metal de 2025 até agora, incluindo uma banda brasileira
Por Emanuel Seagal
Postado em 20 de julho de 2025
Se no ano de 2024 vimos o Blood Incantation dominando as listas de melhores do ano, acompanhado de nomes como Judas Priest e Opeth, 2025 promete ter rankings ainda mais diversos, a julgar pelos lançamentos até agora.

Segundo o The Metal Archives, entre álbuns e EPs já temos mais de 8 mil lançamentos no mundo do metal. Para trazer uma prévia dos melhores de 2025, conferimos a enciclopédia musical Rate Your Music, onde usuários do mundo todo compartilham suas avaliações dos mais diversos discos, e trazemos aqui uma lista com os cinco mais bem avaliados no momento da publicação desta matéria. A lista foi elaborada considerando a média de mais de 20 mil avaliações dos usuários. Confira abaixo os lançamentos mais bem avaliados segundo os usuários e, para facilitar sua audição, incluímos no final da matéria uma playlist no Spotify com todos os discos.
5. ByoNoiseGenerator - "Subnormal Dives"
Grind com saxofone? Essa banda russa mistura brutal death metal, grind e jazz em uma experiência sonora violenta e que estranhamente faz sentido.

4. Messa - "The Spin"
O que começou como uma banda navegando pelos mares do doom metal com muito groove, influências de blues e até alguns momentos de drone em seu disco de estreia, hoje expande seu repertório para algo que por vezes soa como uma versão mais pesada de Siouxsie and the Banshees. A banda toda é competente, mas o ponto alto é, de longe, a espetacular voz da cantora Sara Bianchin.

3. Imperial Triumphant - "Goldstar"
Consegue imaginar Dave Lombardo (Misfits, ex-Slayer, ex-Testament) e Tomas Haake (Meshuggah) tocando não somente death/black metal técnico e experimental ao lado de uma banda mascarada? Ficou curioso? Confira esse disco na playlist no final da matéria.

2. Vauruvã - "Mar da Deriva"
O prolífico Caio Lemos, das bandas Bríi, Kaatayra e Vestígio, lança mais um disco para provar que black metal não é tudo igual. São três longas faixas de black metal progressivo, cantadas em português por Bruno Augusto Ribeiro, que merecem sua atenção. Deixe de lado a Noruega por alguns minutos, pois uma das obras mais interessantes do estilo é brasileira.

1. Deafheaven - "Lonely People With Power"
O grupo californiano surgiu em 2010, alguns anos após o hype do blackgaze criado pelo Alcest. Com seu segundo disco, "Sunbather", o Deafheaven foi aclamado pela crítica e furou a bolha do metal com uma projeção até então impensável para um estilo tão nichado. No entanto, com uma parcela de seus fãs pouco interessada no metal e o visual dos músicos distante dos estereótipos esperados, inevitavelmente o grupo foi alvo do elitismo da cena, que o chamava de "metal hipster".
Uma década se passou desde o disco que colocou o post-metal e o blackgaze em evidência, e nesse período o Deafheaven lançou três álbuns que, embora tenham seus méritos, não tiveram o mesmo impacto. No último trabalho, "Infinite Granite", de 2021, parecia que o grupo experimentaria mais cada vez mais com o shoegaze e outros estilos, deixando o metal em segundo plano. Em "Lonely People With Power" veio a surpresa com um disco maduro, que não deve converter céticos ou convencer puristas, mas pode fazer brilhar os olhos de quem se empolgou com "Sunbather". Veremos como esse disco envelhecerá na discografia da banda, mas é inegável que brigará no ranking dos melhores de 2025.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps