Ringo Starr revela momento de tensão quando foi substituído como baterista dos Beatles
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de julho de 2025
Há momentos que definem uma carreira, e para Ringo Starr, esses instantes marcaram não apenas conquistas, mas também desafios. Em entrevista ao The Sessions Panel (via Ultimate Guitar), o lendário baterista dos Beatles abriu o coração ao falar sobre seu maior orgulho musical — a gravação do primeiro álbum da banda, "Please Please Me" — e relembrou o episódio doloroso da substituição por Andy White em um single histórico.

Ringo recordou a tensão ao chegar ao estúdio e encontrar o produtor George Martin ao lado de um baterista de estúdio. "George Martin trouxe aquele Andy White para a sessão. Eu passei por um inferno, pessoalmente", desabafou, com o tom ainda carregado de emoção. A frustração foi tanta que Ringo confessou que exigiu que Martin "se desculpasse todos os dias" pela decisão de substituí-lo
Apesar de ter sido deslocado para tocar pandeiro e maracas, Starr se redimiu ao conquistar seu espaço definitivo com o LP que viria a eternizar o jovem quarteto de Liverpool. A consagração veio com o primeiro álbum, onde foi reconhecido como parte essencial da sonoridade da formação clássica dos Beatles .
Ao falar sobre o incidente, Starr contou ainda que Martin mais tarde elogiou sua precisão: "Você sabe... 'Ringo, seu nome é aquele que faz o click'", recordou. Ringo, orgulhoso, replicava: "Jeff, eu sou o click do estouro" — referência ao modo como ele marcava o tempo e o ritmo com perfeição.
Curiosidades sobre "Please Please Me"
O site Beatles Bible compilou algumas outras curiosidades sobre a lendária banda britânica e a música "Please Please Me". Escrita por John Lennon e inspirada em Roy Orbison e Bing Crosby, a canção nasceu como uma balada lenta e melancólica, mas foi transformada sob orientação do produtor George Martin. Ao sugerir um ritmo mais acelerado, Martin ajudou a moldar a música em um formato mais comercial, pavimentando o caminho para que ela se tornasse o primeiro número um do grupo nas paradas britânicas.
O processo de gravação foi intenso e carregado de curiosidades. Em sua primeira tentativa no estúdio, a banda apresentou a faixa com arranjo mais arrastado, o que desagradou Martin. Apenas na segunda sessão, em novembro de 1962, a banda conseguiu registrar a versão que seria lançada. Ringo Starr, inclusive, comentou sobre sua participação peculiar ao tocar bumbo com uma mão enquanto segurava maraca e tamborim na outra. A resposta do público foi imediata, e o sucesso do single levou à gravação do álbum homônimo, realizado em apenas um único dia nos estúdios de Abbey Road.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer


A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones


