O "detalhe" que Steve Harris cravou no "Senjutsu", caso seja o último álbum do Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 05 de julho de 2025
Não existe nenhum grande plano de longo prazo para o Iron Maiden. Pelo menos é o que diz Steve Harris, baixista e fundador da banda, durante conversa com a Music Radar, onde ele comenta que o grupo simplesmente segue em frente, disco após disco, sem pensar demais no que vem pela frente. "A gente não faz ideia do que vai fazer depois", disse com naturalidade.

Mas houve um momento em que essa falta de planejamento deu lugar a um certo sentimento de encerramento. Foi durante a criação de "Senjutsu", lançado em 2021, que Harris começou a pensar na possibilidade dele ser o último álbum do Iron Maiden. "Naquela época, pensei: 'não sei mais o que vamos fazer no futuro'. Então resolvi colocar tudo ali de uma vez, nessas quatro músicas que compus sozinho."
Elas formam a parte final do disco e têm algo em comum: todas são longas e grandiosas. "Lost In A Lost World" passa dos nove minutos, enquanto as outras três - "Death Of The Celts", "The Parchment" e "Hell On Earth" - superam a marca dos dez, chegando a quase doze minutos em um dos casos.
Harris não apenas escreveu essas faixas como também pensou cuidadosamente na ordem em que apareceriam no disco. Ele revelou que sabia, desde o começo, qual delas encerraria "Senjutsu". "Quando gravamos essas músicas, ficou bem óbvio - pelo menos pra mim - que 'Hell On Earth' tinha que ser a última. Simplesmente soava como a faixa final." Temos uma análise da canção que pode ser vista neste link.
Se "Senjutsu" será ou não o último capítulo da saga do Iron Maiden, só o tempo dirá. Mas a escolha meticulosa da faixa de encerramento e o tom reflexivo de Harris indicam que, ao menos para ele, essa obra pode muito bem servir como um grande desfecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso

Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal


