O "detalhe" que Steve Harris cravou no "Senjutsu", caso seja o último álbum do Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 05 de julho de 2025
Não existe nenhum grande plano de longo prazo para o Iron Maiden. Pelo menos é o que diz Steve Harris, baixista e fundador da banda, durante conversa com a Music Radar, onde ele comenta que o grupo simplesmente segue em frente, disco após disco, sem pensar demais no que vem pela frente. "A gente não faz ideia do que vai fazer depois", disse com naturalidade.

Mas houve um momento em que essa falta de planejamento deu lugar a um certo sentimento de encerramento. Foi durante a criação de "Senjutsu", lançado em 2021, que Harris começou a pensar na possibilidade dele ser o último álbum do Iron Maiden. "Naquela época, pensei: 'não sei mais o que vamos fazer no futuro'. Então resolvi colocar tudo ali de uma vez, nessas quatro músicas que compus sozinho."
Elas formam a parte final do disco e têm algo em comum: todas são longas e grandiosas. "Lost In A Lost World" passa dos nove minutos, enquanto as outras três - "Death Of The Celts", "The Parchment" e "Hell On Earth" - superam a marca dos dez, chegando a quase doze minutos em um dos casos.
Harris não apenas escreveu essas faixas como também pensou cuidadosamente na ordem em que apareceriam no disco. Ele revelou que sabia, desde o começo, qual delas encerraria "Senjutsu". "Quando gravamos essas músicas, ficou bem óbvio - pelo menos pra mim - que 'Hell On Earth' tinha que ser a última. Simplesmente soava como a faixa final." Temos uma análise da canção que pode ser vista neste link.
Se "Senjutsu" será ou não o último capítulo da saga do Iron Maiden, só o tempo dirá. Mas a escolha meticulosa da faixa de encerramento e o tom reflexivo de Harris indicam que, ao menos para ele, essa obra pode muito bem servir como um grande desfecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Tuomas Holopainen não gostou do primeiro disco que comprou na vida
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
Assista o trailer de "Frampton", documentário sobre a vida e obra de Peter Framtpon
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda


10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
5 clássicos da New Wave of British Heavy Metal indispensáveis para entender o fenômeno
Bruce Dickinson é indicado em três categorias do Speaker Awards 2026
As melhores músicas que Bruce Dickinson compôs para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A opinião bastante positiva de Bruce Dickinson sobre Lady Gaga
Phil Collins se junta ao Iron Maiden e diz que não vai cantar em cerimônia do Hall da Fama
"Wasted Years" gaúcha viraliza com IA: "De São Borja a Rio Grande, cruzando o pampa"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson queria que fãs achassem melhor que Metallica
Bruce Dickinson escolhe a maior música que já escreveu


