O artista com quem Bob Dylan se sentiu conectado e inspirado: "A voz dele era misteriosa"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2025
Em seu livro de memórias "Crônicas: Volume 1", Bob Dylan dedica algumas páginas a relembrar o impacto que Ricky Nelson teve em sua formação musical. Ainda que Nelson fosse visto por muitos como apenas mais um ídolo adolescente da virada dos anos 1950 para os 1960, Dylan revela que sua relação com o cantor era muito mais profunda.
Bob Dylan - Mais Novidades

Tudo começou quando, em uma tarde qualquer no Café Wha?, Dylan ouviu pelo rádio Nelson cantando "Travelin’ Man". O futuro Nobel de Literatura descreve a experiência como transformadora:
"Ricky tinha um toque suave, o jeito como cantoralava em ritmo veloz, a entonação de sua voz. (…) Ele cantava suas músicas com calma e firmeza, como se estivesse no meio de uma tempestade, homens passando por ele em disparada. A voz dele era meio que misteriosa, e fazia você cair em um certo estado de espírito."
Bob Dylan e Ricky Nelson
Segundo Dylan, Nelson podia não ter o desespero incendiário de artistas que cantavam como se navegassem em "barcos em chamas", mas sua entrega contida tinha um magnetismo próprio, capaz de criar um clima íntimo e hipnótico.

Apesar das origens tão distintas — Nelson vindo de uma família de classe média do Oeste, quase como um personagem de seriado doméstico, e Dylan dos "sombrios bosques demoníacos" de Minnesota —, Dylan acreditava haver entre os dois uma afinidade geracional e estética.
"Sempre me senti afinado com ele. Tínhamos mais ou menos a mesma idade, provavelmente gostávamos das mesmas coisas, éramos da mesma geração. (…) O talento de Ricky era muito acessível para mim. Eu sentia que tínhamos muito em comum."
Essa conexão se confirmou nos anos seguintes. Nelson chegou a gravar algumas músicas de Dylan, apropriando-se delas de forma tão natural que pareciam composições próprias. Mais tarde, escreveu até uma canção em que citava diretamente o nome de Dylan.

Em "Crônicas", Dylan nota ainda outra semelhança: ambos enfrentaram críticas e vaias por mudanças de rumo em suas carreiras. Nelson foi rejeitado ao tentar se reinventar musicalmente, e Dylan, claro, sofreu com a polêmica eletrificação de sua obra nos anos 1960.
No fim, o autor conclui que a trajetória de Ricky Nelson funcionou quase como um espelho: um jovem artista buscando sua voz, gravando discos sem parar, lidando com as contradições da fama. "Ricky continuava fazendo discos, e era isso que eu queria fazer também."
Quem foi Ricky Nelson?
Segundo o New York Times, Ricky Nelson morreu em um acidente aéreo. "O Sr. Nelson, de 45 anos, e as outras vítimas estavam voando para Dallas a bordo do avião do Sr. Nelson para um show de Ano Novo no Park Suite Hotel, em Dallas. O avião caiu em uma área arborizada perto de De Kalb, cerca de 56 quilômetros a oeste de Texarkana. O Sr. Cox disse que o avião fazia parte de um voo de Guntersville, Alabama, onde a banda do Sr. Nelson havia se apresentado na noite anterior. O avião foi visto circulando De Kalb de forma irregular pouco depois das 17h, e um helicóptero do Departamento de Segurança Pública do Texas foi enviado para perguntar se o piloto precisava de assistência".

O texto conclui: "O piloto do helicóptero foi informado de que havia um incêndio a bordo. O piloto do avião disse que a cabine estava cheia de fumaça e que ele estava procurando um lugar para pousar. O avião explodiu com o impacto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps