O grande erro que tanto Karl Marx quanto Jesus Cristo cometeram, segundo Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2025
No livro "Vozes do Brasil – Cazuza", de Carlos Rennó, Eduardo Duó e J.C. Bruno, há um trecho que reúne algumas das respostas mais afiadas e declarações contundentes do cantor — frases que, mesmo décadas depois, continuam revelando seu olhar crítico e provocador sobre política, sociedade e a natureza humana.
Cazuza - Mais Novidades
Em entrevista à TV Bandeirantes, em dezembro de 1988, Cazuza afirmou: "O primeiro sentimento do ser humano é a competição. Ele nasce, pega o peito da mãe e já está competindo com o pai. Depois vem a inveja, que é mais ou menos a mesma coisa que a competição. Então, eu acho que Cristo e Marx foram muito ingênuos. Eles tentaram extirpar isso do homem, e é impossível. O ser humano é competitivo. O leão, o tigre é competitivo, os animais são competitivos. Então, é como amputar um dedo: sem a competição as pessoas ficam sem um dedo."
Para ele, a competição era um instinto tão fundamental quanto a própria sobrevivência — algo que nem o cristianismo, nem o marxismo, com seus ideais de igualdade e fraternidade, conseguiriam eliminar.
Ainda nesse conjunto de falas, Cazuza opinou sobre política, deixando claro seu posicionamento: "Na política eu voto no PT, no Partido Verde, eu sei em quem confio. Eu sou socialista e acho que o único caminho para um país do Terceiro Mundo chegar ao Primeiro Mundo é através do socialismo." (Jornal do Brasil, abril de 1988)
Apesar da simpatia pelo partido, ele também fazia ressalvas: "O único medo que eu tenho do PT é o radicalismo de estatizar tudo. Acho que o básico tem que ser estatizado: saúde, escola, essas coisas... Mas eu acho que tem que ter concorrência. Eu acho, por exemplo, que se tivesse um telefone privado ele iria funcionar muito melhor." (TV Bandeirantes, dezembro de 1988)
Cazuza também comparou modelos políticos e demonstrou preferência por democracias mais estáveis: "Eu gostaria de viver numa democracia tipo a dos Estados Unidos ou de alguns países da Europa. Agora, acho que para o Brasil sair mais rápido da merda em que está, teria que ser uma coisa mais radical." (Manchete, julho de 1990)
O livro registra ainda sua percepção sobre as mudanças no cenário ideológico do país: "Antigamente era mais fácil você ser de esquerda ou de direita, ser careta ou ser doidão, as coisas eram mais definidas. Hoje, é uma indefinição total." (Jornal do Brasil, abril de 1988)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"

Por que Cazuza tinha medo que o PT assumisse o poder?
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O dia que Cazuza fez transfusão de sangue para ir ao casamento de um grande amigo
O que Cazuza quis dizer com "sua piscina está cheia de ratos" em "O Tempo Não Para"


