Filho de Renato Russo notifica Partido Novo por uso indevido de "Que País É Este"
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2025
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e gestor de sua obra, enviou uma notificação extrajudicial ao Partido Novo pelo uso indevido de uma música da Legião Urbana. No evento de lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema à presidência da república, realizado no último dia 16 de agosto em São Paulo, a trilha foi "Que País É Este", faixa-título do terceiro álbum da banda.
Legião Urbana - Mais Novidades
O herdeiro destacou à Folha que não recebeu pedido de autorização. Também enfatizou que, mesmo que o contato tivesse ocorrido, não teria liberado. Assim, deixou claro que o atual governador de Minas Gerais não deve se valer da canção em movimentos futuros de sua campanha.
"Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais. Ultimamente, a música tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita. Nós temos o mesmo posicionamento que o meu pai tinha, principalmente com relação ao uso político por parte da extrema direita, porque é uma música contra a extrema direita, contra a ditadura. Não faz sentido aprovar o uso por parte dessa extrema direita, especificamente, que não condiz com os valores da obra dele."
Leonardo Furtado, advogado de Manfredini, destacou que "a notificação é ampla, visando prevenir o uso indevido da composição". Procurado pela reportagem, o Novo disse ainda não ter recebido a notificação. Anteriormente, Giuliano já havia usado o mesmo recurso contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e Pablo Marçal, ex-candidato à prefeitura de São Paulo.
"Que País É Este" foi composta por Renato Russo em 1978, quando ainda fazia parte do Aborto Elétrico. Só ganhou sua estreia fonográfica nove anos mais tarde, no terceiro trabalho de estúdio da Legião Urbana. Naquele ano, foi uma das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras. O álbum faturou disco de diamante, ultrapassando um milhão de cópias vendidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira


Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"


