Filho de Renato Russo notifica Partido Novo por uso indevido de "Que País É Este"
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2025
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e gestor de sua obra, enviou uma notificação extrajudicial ao Partido Novo pelo uso indevido de uma música da Legião Urbana. No evento de lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema à presidência da república, realizado no último dia 16 de agosto em São Paulo, a trilha foi "Que País É Este", faixa-título do terceiro álbum da banda.
Legião Urbana - Mais Novidades
O herdeiro destacou à Folha que não recebeu pedido de autorização. Também enfatizou que, mesmo que o contato tivesse ocorrido, não teria liberado. Assim, deixou claro que o atual governador de Minas Gerais não deve se valer da canção em movimentos futuros de sua campanha.
"Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais. Ultimamente, a música tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita. Nós temos o mesmo posicionamento que o meu pai tinha, principalmente com relação ao uso político por parte da extrema direita, porque é uma música contra a extrema direita, contra a ditadura. Não faz sentido aprovar o uso por parte dessa extrema direita, especificamente, que não condiz com os valores da obra dele."
Leonardo Furtado, advogado de Manfredini, destacou que "a notificação é ampla, visando prevenir o uso indevido da composição". Procurado pela reportagem, o Novo disse ainda não ter recebido a notificação. Anteriormente, Giuliano já havia usado o mesmo recurso contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e Pablo Marçal, ex-candidato à prefeitura de São Paulo.
"Que País É Este" foi composta por Renato Russo em 1978, quando ainda fazia parte do Aborto Elétrico. Só ganhou sua estreia fonográfica nove anos mais tarde, no terceiro trabalho de estúdio da Legião Urbana. Naquele ano, foi uma das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras. O álbum faturou disco de diamante, ultrapassando um milhão de cópias vendidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm

A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


