Filho de Renato Russo notifica Partido Novo por uso indevido de "Que País É Este"
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2025
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e gestor de sua obra, enviou uma notificação extrajudicial ao Partido Novo pelo uso indevido de uma música da Legião Urbana. No evento de lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema à presidência da república, realizado no último dia 16 de agosto em São Paulo, a trilha foi "Que País É Este", faixa-título do terceiro álbum da banda.
Legião Urbana - Mais Novidades
O herdeiro destacou à Folha que não recebeu pedido de autorização. Também enfatizou que, mesmo que o contato tivesse ocorrido, não teria liberado. Assim, deixou claro que o atual governador de Minas Gerais não deve se valer da canção em movimentos futuros de sua campanha.
"Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais. Ultimamente, a música tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita. Nós temos o mesmo posicionamento que o meu pai tinha, principalmente com relação ao uso político por parte da extrema direita, porque é uma música contra a extrema direita, contra a ditadura. Não faz sentido aprovar o uso por parte dessa extrema direita, especificamente, que não condiz com os valores da obra dele."
Leonardo Furtado, advogado de Manfredini, destacou que "a notificação é ampla, visando prevenir o uso indevido da composição". Procurado pela reportagem, o Novo disse ainda não ter recebido a notificação. Anteriormente, Giuliano já havia usado o mesmo recurso contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e Pablo Marçal, ex-candidato à prefeitura de São Paulo.
"Que País É Este" foi composta por Renato Russo em 1978, quando ainda fazia parte do Aborto Elétrico. Só ganhou sua estreia fonográfica nove anos mais tarde, no terceiro trabalho de estúdio da Legião Urbana. Naquele ano, foi uma das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras. O álbum faturou disco de diamante, ultrapassando um milhão de cópias vendidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos

Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O inesperado esporte que Dado Villa-Lobos foi campeão na França e o fez perder dente


