Mike Mangini revela porque não quis sair falando mal do Dream Theater
Por João Renato Alves
Postado em 29 de setembro de 2025
Durante entrevista ao Drummer's Review, o baterista Mike Mangini falou novamente sobre sua demissão do Dream Theater, ocorrida em outubro de 2023. O músico foi retirado da função para o retorno do fundador e membro original Mike Portnoy. Apesar disso, ele não saiu falando mal dos antigos colegas, deixando claro que faz parte do processo natural de uma banda.
"Sim, foi uma reação bem simples da minha parte. É a maneira como fui criado. É importante ser capaz de analisar a situação fora de si mesmo. Quando você estuda o cérebro, a área emocional circunda a do raciocínio, que por sua vez circunda a moral. Ele é chamado de centro moral, depois sua capacidade de raciocínio e, por fim, seu emocional. Quando você está preso à emoção, não consegue ser razoável. Basta olhar para o mundo. Se você não tem um bom conjunto de princípios morais, não sabe como raciocinar. Então, se as pessoas conseguem te colocar nessa área emocional e você não se aprofundou no raciocínio, no pensamento crítico, não se aprofundou no que é realmente certo e errado com um conjunto de, talvez, filósofos, sistemas de crenças e tudo mais, acho que você não consegue entender."
Dream Theater - Mais Novidades


O instrumentista também deixa claro não comprar a ideia romântica por trás de um grupo musical. Para ele, é um trabalho como qualquer outro, onde esse tipo de situação pode acontecer. Por isso, achou digno não sair revelando "podres" ou falando coisas negativas na imprensa.
"A outra coisa é que, se eu estiver lendo, digamos, uma revista de heavy metal tradicional ou algo assim - hoje em dia, você acessa a internet - eu simplesmente não acredito que ninguém de nenhuma banda revele coisas que são familiares. Essas coisas acontecem; é uma coisa de portas fechadas. Você não revela coisas sobre seus colegas de trabalho. Eu simplesmente não consigo entender isso. Então, tem esse aspecto, que realmente não se aplicava a mim. Mas poderia ter se aplicado. Eu poderia ter falado sobre isso. Mas foi tipo, 'Ok, vida que segue'."

A máxima se aplica aos outros grupos do qual o artista fez parte. "Você poderia estar falando comigo sobre o Extreme e não seria diferente. Poderia estar falando comigo sobre meu tempo no Annihilator. Eu me sinto emocionalmente da mesma forma em relação a todas elas. É uma espécie de modelo para mim. Troco mensagens de texto com todos eles, qualquer um pode falar comigo quando quiser. Sou assim."
Atualmente, Mike Mangini faz parte da banda Monolith, junto a Hernán "Motley" Rodríguez (baixo e vocal) e Andy Barrow (guitarra). Em novembro de 2023, disponibilizou o trabalho solo "Invisible Sings", com participações de nomes como os guitarristas Gus G (Firewind, ex-Ozzy Osbourne) e Jen Majura (ex-Evanescence).

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps