As perguntas de Ritchie Blackmore na sabatina para aceitar David Coverdale
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2025
David Coverdale relembrou como foi sua entrada no Deep Purple em 1973, quando substituiu Ian Gillan, e contou detalhes de sua temida primeira interação com o guitarrista Ritchie Blackmore. O vocalista, até então praticamente desconhecido, vinha apenas de algumas bandas locais em Yorkshire e não escondeu que estava aterrorizado com a audição.
Em entrevista à Outlaw Magazine (via Music Radar), Coverdale disse que antes de cantar para o grupo precisou enfrentar uma espécie de sabatina: "Acho que fui o único cantor que eles testaram. Primeiro, pediram para eu ir ao escritório do Purple na Newman Street, em Londres, para ser interrogado pelos empresários, que queriam saber se eu tinha ficha criminal, algum problema com drogas, qualquer coisa que pudesse causar dificuldades".


Enquanto Blackmore se manteve frio e distante, Jon Lord foi o responsável por deixá-lo mais à vontade. "Ritchie foi distante, mas Jon foi simplesmente ótimo. Durante a minha audição, Jon me acalmou - e o uísque Bell's também ajudou", brincou Coverdale. Ele lembra que a banda decidiu naquela mesma noite que ele seria o novo vocalista, mas a confirmação só veio uma semana depois. A transcrição é da Ultimate Guitar.

O passo seguinte foi o verdadeiro teste: "Me mandaram pegar um trem para Londres e fui levado até a casa de Ritchie em Surrey, chamada Blockhütte. O grande teste foi sentar no bar maluco de estilo alemão do Ritchie, ouvindo suas demos incríveis em um gravador Revox. Percebemos que tínhamos uma conexão sólida para compor juntos… e para beber também. Nós gostávamos de um ou quatro drinques".

David Coverdale, Ritchie Blackmore e Deep Purple
Para Coverdale, a experiência de trabalhar lado a lado com um guitarrista já consagrado mundialmente parecia surreal. "Eu estava com esse guitarrista fodidamente incrível, que já era um superstar global, e estava compondo com ele! Poderia ter sido um desastre real, mas felizmente não foi. Foi o começo de uma jornada para mim".
Quando questionado se Blackmore o intimidava, Coverdale riu: "Quem não ficava? Quando fui entrando cada vez mais no grupo, percebi que todos eram intimidados por ele. Ritchie me tomou sob sua proteção no começo e eu fui seu discípulo disposto. Aprendi muito com ele e, sem dúvida, com Jon Lord, que foi outro mentor incrível para mim - e bem mais sociável que Ritchie".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps