O RPM pode se reunir com Paulo Ricardo e Fernando Deluqui juntos? Guitarrista explica
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2025
O guitarrista Fernando Deluqui, atualmente à frente do projeto RPM O Legado, falou abertamente sobre a possibilidade de uma reunião com Paulo Ricardo. Em entrevista ao podcast Corredor 5, publicada recentemente, ele explicou por que não considera esse o momento para uma volta da formação original.
RPM - Mais Novidades
"Se eu faço uma volta agora com o Paulo, tudo bem, vou encher o bolso, vamos fazer o que as bandas grandes estão fazendo. Mas eu mato o projeto que lutei tanto para fazer virar e que defendo com unhas e dentes. Eu sei que estou fazendo um projeto que o público valoriza. Eles vão ao show, ninguém vai embora, todo mundo assiste até o fim", afirmou.
Deluqui deixou claro que a prioridade é o RPM O Legado. "Tudo bem, poderia até fazer como o Guns N’ Roses ou o Led Zeppelin, que se reúnem de vez em quando. Mas não no momento. O momento agora é do RPM O Legado, mais do que nunca. A coisa está tomando uma dimensão sólida, palpável, e os fãs já entendem que existe essa outra possibilidade."
Volta do RPM?
Anteriormente, em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, o guitarrista falou sobre o acordo com Paulo Ricardo que permitiu o uso da marca. "Com a decisão em primeira instância de ninguém poder usar mais o nome RPM, ambos os lados viram que valia a pena conversar. Eu não estava a fim de jogar roleta russa e perder a chance de continuar levando o legado do RPM para o povo brasileiro", contou.
Deluqui reforçou sua ligação com a história da banda. "Nunca saí do grupo. Nunca houve um RPM sem mim. Com a minha entrada e o show na Vila Madalena em 1984, historicamente, começa o RPM. E em 2017, quando o Paulo Ricardo quis fazer uma pausa, o Luiz Schiavon, o P.A. e eu continuamos. Se você for ver, era 75% da banda."
Já em conversa com o canal da apresentadora Francine Ferragutti, em março de 2025, o guitarrista comparou as diferentes fases do grupo. "A formação original tinha problemas, às vezes tinha gente que reclamava e saíam matérias negativas. A própria mídia não abria muito espaço. Graças a Deus conseguimos ir para a estrada e os shows continuaram lotados. Esse ano vai estar lotado de novo, se Deus quiser, 2025 vai arrebentar."
Deluqui afirmou ainda que a nova versão do RPM trouxe ganhos artísticos. "Colocamos no repertório músicas esquecidas, como ‘Ponto de Fuga’, e o show bombou. Voltamos a tocar ‘Ciúmes’, do Ultraje a Rigor, que também estava fora. Para mim, essa nova fase é melhor. Seria uma tristeza enorme não poder continuar mostrando meu trabalho."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Immortal anuncia box-set com sua discografia completa em vinil para 2027
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, Deluqui fala pela primeira vez sobre acordo do RPM
Fernando Deluqui comenta as vantagens da nova versão do RPM
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
O único megahit do RPM que Paulo Ricardo não toca mais no show por justo motivo


