Chris Dreja, baixista e guitarrista do Yardbirds, morre aos 79 anos
Por João Renato Alves
Postado em 02 de outubro de 2025
O músico Chris Dreja faleceu aos 79 anos. A informação foi confirmada sem detalhes sobre a causa, com o comunicado apenas revelando ter sido em decorrência de "uma doença de longa duração". O artista fez parte do Yardbirds entre 1963 e 1968, novamente de 1992 a 2013 – além do "spin off" Box of Frogs nos anos 1980. No período, alternou entre as funções de baixista e guitarrista rítmico.
Nascido em Surrey, Inglaterra, Christopher Walenty Dreja começou a carreira tocando folk e blues com o guitarrista Top Topham. A dupla participou do Metropolitan Blues Quartet, além de ter tocado com Jimmy Page, a quem reencontraria no grupo que o consagrou.


Ao final das atividades do grupo, foi convidado pelo guitarrista para ser o baixista de sua próxima banda, que viria a ser o Led Zeppelin. Já envolvido com a fotografia profissionalmente, recusou o convite. Acabou registrando a imagem do quarteto para a contracapa do primeiro disco.


Aposentou-se após sofrer uma série de AVCs que o impossibilitaram de seguir tocando. Foi substituído justamente por seu antigo colega Top Topham. O baterista Jim McCarty, com 82 anos, segue sendo o único membro original a performar usando o nome Yardbirds.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps