Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de abril de 2026
Kiko Loureiro e o Arch Enemy protagonizaram um episódio que movimentou o noticiário do heavy metal ao longo das últimas semanas. Tudo começou quando o guitarrista brasileiro, ex-integrante de Angra e Megadeth, insinuou por meio de suas redes sociais que "To the Last Breath", faixa do grupo liderado por Michael Amott, apresenta semelhanças com uma de suas composições, "Talking Dreams".
Arch Enemy - Mais Novidades
A situação aparentemente incomodou Angela Gossow, ex-vocalista e atual empresária do Arch Enemy. Nos comentários da postagem que apontava a similaridade entre as músicas, a empresária respondeu Kiko de forma direta.
O caso ganhou novos contornos na última sexta-feira (3). O Arch Enemy publicou um vídeo no Instagram mostrando que as demos de "To the Last Breath" foram registradas em 2022, dois anos antes do lançamento oficial de "Talking Dreams". Na legenda, o guitarrista Michael Amott também provocou Kiko Loureiro, conforme mensagem abaixo reproduzida:
"Oi, Kiko. Desculpe decepcionar você e o seu advogado, mas, como você pode ver e ouvir, eu já tinha essa melodia em 2022, dois anos antes de você lançar a sua música. Qualquer semelhança é mera coincidência. Aproveite o vídeo e boa sorte com a sua música, eu vou continuar sem escutá-la. Abraço!"
Angela voltou a comentar o episódio no último sábado (4), em uma publicação sobre o assunto veiculada nas redes do site Metal Injection. A empresária afirmou que Kiko e seu advogado solicitaram uma indenização por violação de direitos autorais. Em seu comentário, que pode ser visto a seguir, classificou a situação como "ridícula".
"Só para esclarecer a narrativa geral: recebemos a carta do advogado do Kiko exigindo indenização por violação de direitos autorais no momento em que ele publicou a história... muito antes de eu sequer comentar. Estou bem tranquila, considerando o quão ridícula e desnecessária é toda essa situação... poderia ter sido facilmente discutida em uma conversa calma e privada."
"Não me importo que muitas pessoas não gostem de mim por qualquer motivo, mas sou a última pessoa que quer envolver advogados. Eles ganham dinheiro, e todos os outros perdem, de uma forma ou de outra. Sim, seria ótimo manter a calma, respeitar seria ótimo, conversar antes de agir seria ótimo."
O Arch Enemy é um dos headliners do Bangers Open Air, que será realizado entre os dias 25 e 26 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O Angra, que contará com a participação de Kiko Loureiro, também está escalado para o evento.
A semelhança entre uma música de Kiko Loureiro e do Arch Enemy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"

Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Rolling Stone publica listas com os 200 melhores rocks do século atual
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Jimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"


