"Os rebeldes de hoje cheiram a assessoria de imprensa", diz filho de John Lennon
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de junho de 2026
Kurt Cobain comendo pizza durante uma entrevista. Old Dirty Bastard falando o que bem entendia na televisão. Para Sean Ono Lennon, esses momentos representam algo que a música perdeu de forma irreversível: a autenticidade descomprometida de artistas que existiam à margem de qualquer script corporativo. O músico fez a comparação em entrevista ao produtor Rick Beato, publicada no YouTube.

"Os líderes da cultura eram pessoas muito reais. Artistas sem desculpas, genuinamente anti-establishment e, ao mesmo tempo, referências verdadeiras", disse Sean. "Eu sei que o ODB tinha comportamentos indesejáveis, e o Kurt também, mas o espírito... eu admiro muito."
Sean descreveu o momento em que, segundo ele, a virada ocorreu: o surgimento dos Backstreet Boys, do *NSYNC e de Britney Spears nos anos 1990. Para o músico, foi quando os artistas mais lucrativos passaram a ser construções deliberadas - produtos concebidos com escritores terceirizados, consultores de imagem e estratégias de marketing antes mesmo de existirem como grupo. "Era muito mais parecido com o que o K-pop faz hoje: uma fórmula", afirmou.
O músico disse não querer "diminuir ninguém" - ressalvou que evita críticas públicas porque, segundo ele, sempre parecem "estúpidas e antiquadas" quando as revê depois. Mas sustentou que a profissionalização excessiva da indústria, acelerada pelas redes sociais, criou uma geração de artistas em que mesmo os supostamente mais radicais parecem ensaiados. "Mesmo o rapper que se vende como o louco de plantão... dá para sentir que o assessor está esperando atrás da tela", disse.
Para Sean, a internet foi o principal vetor dessa transformação, ao tornar cada declaração permanente e auditável - o que, na prática, incentiva o cálculo e inibe o improviso. "Tudo ficou corporativo", resumiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
Os 6 melhores solos de guitarra de Eddie Van Halen
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Power Trip lança primeiras músicas gravadas pela nova formação
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"

John Lennon: 10 coisas que você não sabia sobre o Beatle
"Os rebeldes de hoje cheiram a assessoria de imprensa", diz filho de John Lennon


