O estilo punk que Kurt Cobain considerava uma grande besteira
Por Bruce William
Postado em 01 de agosto de 2026
Kurt Cobain podia amar o punk e, ao mesmo tempo, não suportar boa parte daquilo que acontecia dentro dele. Sua relação com o gênero nunca foi de fidelidade automática: algumas bandas serviram como fundamento para o Nirvana, enquanto outras representavam exatamente o tipo de rigidez que ele rejeitava.
Nirvana - Mais Novidades
O principal alvo era o hardcore straight edge surgido nos Estados Unidos durante os anos 1980. Ligado a grupos como Minor Threat, o movimento defendia abstinência de álcool e drogas e, em algumas interpretações, também uma postura mais restritiva em relação ao sexo.
Cobain não se reconhecia naquele ambiente. "Embora tenhamos crescido na geração hardcore do começo dos anos 1980 e sido expostos a muita música underground - acho que devo dizer 'besteira' -, nunca gostei realmente do hardcore, da cena straight edge", declarou à revista Select em 1992, em depoimento recuperado pela Far Out.
O vocalista também se incomodava com o peso ideológico associado à vertente. "Não estávamos necessariamente envolvidos com todos aqueles ideais políticos tão pesados", acrescentou.
Isso não significava rejeição completa ao hardcore. Em sua conhecida lista de discos favoritos, Cobain incluiu trabalhos do Black Flag, Bad Brains e MDC. O problema estava menos na velocidade ou na agressividade e mais na sensação de doutrina.
O Nirvana preferia introduzir suas ideias de forma oblíqua. Canções como "Polly", "Rape Me" e "Territorial Pissings" tinham posições claras, mas não funcionavam como discursos partidários ou manuais de comportamento.
Cobain encontrou no punk uma autorização para quebrar regras, não para substituí-las por outras igualmente rígidas. Por isso, a disciplina do straight edge lhe parecia distante daquilo que mais valorizava no gênero: liberdade, estranheza e contradição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Pete Sandoval anuncia que não faz mais parte do I Am Morbid
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu

3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
Nirvana homenageado no MTV Video Music Awards 2026
A curiosa reação de Billy Corgan ao ouvir "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez
Dave Grohl apostava mais em "In Bloom" do que em "Smells Like Teen Spirit"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Butch Vig citou John Lennon pra convencer Kurt Cobain nas gravações de "Nevermind"
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
O humilde baterista que para Kurt Cobain supera John Bonham, do Led Zeppelin
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela


