O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 10 de agosto de 2026
Quando Andy Summers entrou para o The Police, em 1977, ele já carregava bem mais estrada do que Sting e Stewart Copeland. O guitarrista havia passado por grupos como Zoot Money's Big Roll Band, Dantalian's Chariot, Soft Machine e The Animals, além de ter vivido de perto boa parte da explosão musical britânica dos anos 1960.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Foi nesse período que Summers conheceu Jimi Hendrix. Os dois se cruzaram pela primeira vez no fim de 1966, pouco depois de o guitarrista americano chegar a Londres e começar a construir a fama que rapidamente o transformaria em um dos nomes mais comentados da cena. Summers chegou a vê-lo tocar em clubes e circulou por ambientes em que Hendrix também aparecia.
Mas o encontro mais marcante aconteceu dois anos depois, em Los Angeles. Em outubro de 1968, Summers soube que a Jimi Hendrix Experience estava trabalhando no TTG Studios e, graças à amizade com Mitch Mitchell, conseguiu entrar no estúdio durante uma sessão.
Em entrevista a Rick Beato em 2023, Summers contou que viu uma Les Paul disponível no local e simplesmente resolveu pegá-la. "Provavelmente foi um absurdo eu ter ousado fazer aquilo", lembrou, conforme transcrição feita pela Far Out. Ele começou a improvisar com Mitchell na bateria e os dois ficaram tocando por algum tempo.
Foi então que Hendrix apareceu. Segundo Summers, o guitarrista entrou no estúdio, pegou o baixo e começou a acompanhar a jam. Cerca de dez minutos depois, pediu para assumir a Les Paul. Summers brincou ao recordar a cena: "É, acho que você sabe tocar".
A improvisação continuou por aproximadamente meia hora, reunindo Hendrix na guitarra, Summers e Mitchell numa situação que dificilmente seria imaginada alguns anos depois, quando o britânico se tornaria conhecido mundialmente com o Police.
O encontro também teve um peso especial por outro motivo: aquela foi a última vez que Summers viu Hendrix. Dois anos depois, em setembro de 1970, o guitarrista americano morreria aos 27 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Marcelo Nova e Drake Nova lançam álbum "Onde Judas Perdeu As Botas" pela Radar Records
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram

Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O disco de Jimi Hendrix que deixou Robert Smith "ensurdecido" aos 11 anos de idade
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
O rockstar que descobriu os Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix: "Ninguém conhecia eles!"
O que Lou Reed achava que impediu Jimi Hendrix de chegar ainda mais longe
O que Jimi Hendrix tocou exatamente antes de destruir a própria guitarra em 1967
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
A música do Cream que fez Jimi Hendrix dizer que gostaria de ter escrito algo assim
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Hendrix e Stevie Ray Vaughan; "não fez nada de incrível"


