Sete canções de Rock que citam a Rainha Elizabeth II na letra
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2022
Em 2022 tivemos a morte de Elizabeth II, aos 96 anos de idade, uma das personalidades mais marcantes da história recente e que foi rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações durante setenta anos.
Beatles - Mais Novidades
Parte da cultura pop mundial, a rainha Elizabeth II presenciou o nascimento e desenvolvimento de todo o Rock como conhecemos até agora, desde o seu início como rock'n'roll lá nos anos 50 até os dias de hoje, com a Inglaterra sempre no centro das atrações, local de onde vieram bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin, Black Sabbath, Iron Maiden e muitas, muitas outras que ajudaram a escrever a história do gênero.
E a rainha foi citada explicitamente em várias canções, algumas de forma positiva e outras negativa, como seria de se esperar, pois muitas vezes a monarquia é apontada como principal responsável por uma série de mazelas à sociedade. Vamer ver a seguir sete dessas músicas, no resumo da lista elaborada pelo We Got This Covered - acesse o link para conferir a matéria completa (em inglês) com mais detalhes.
"Her Majesty", The Beatles (1969)
Paul McCartney sempre foi o Beatle que mais suavizou as coisas para a rainha, que ele homenageou com esta "faixa secreta" de encerramento do "Abbey Road". Além dela, outras três músicas da banda citam a rainha: "Penny Lane", "For You Blue" e "Mean Mr Mustard".
"God Save the Queen", Sex Pistols (1977)
Este é, possivelmente, o hino anti-monarquista mais diretos já feitos. O tempo passou e, recentemente, Johnny Rotten assumiu publicamente manter forte afeição pela rainha.
"The Queen Is Dead", The Smiths (1986)
Repleta de sarcasmos expressos por meio de trocadilhos e sacadas espirituosas, esta é a faixa título do álbum considerado por alguns como um dos maiores de todos os tempos.
"Elizabeth My Dear", The Stone Roses (1989)
O vocalista Ian Brown assumiu que se trata de canção anti-monarquia durante o Jubileu de Diamante do Queen. Mas não podemos esquecer que o reinado da rainha durou quatro vezes mais do que a carreira da banda.
"Dreaming of the Queen", Pet Shop Boys (1993)
Música com letra ambígua, que relata um sonho bastante comum: da rainha chegando na sua casa para lhe fazer uma visita.
"Insect Royalty", Primal Scream (1998)
Outra música diretamente contestadora, na linha de "God Save the Queen" dos Pistols, com frases como "insect royalty live inside me" ("Insetos da realeza vivem dentro de mim").
"Seven Nation Army", The White Stripes (2003)
Famosa por ter se tornado uma das músicas mais tocada em eventos esportivos, ela foi inspirada no tema de John Barry para o filme "On Her Majesty's Secret Service" ("007: A Serviço Secreto de Sua Majestade" no Brasil), então logicamente seria de se esperar a menção à rainha na letra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado


A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
A música dos Beatles que Taylor Momsen, do The Pretty Reckless, considera perfeita
A música dos Beatles que Paul McCartney suspeitava ter sido escrita também por Yoko Ono
John Lennon tentou (sem sucesso) fazer Alice Cooper falar sobre política
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Alice Cooper conta como reagiu ao assassinato de John Lennon
Quando George Harrison e um Ringo bêbado salvaram Eric Clapton de uma saia justa no Cream
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda que para o ator Tom Hanks superava os Beatles; "muito melhor"


