O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de outubro de 2025
O progressivo é um dos ramos mais complexos e inventivos da história do rock. Unindo complexidade técnica, experimentação e composições expansivas, o estilo consagrou nomes venerados por fãs até os dias atuais, caso do Yes.
Fundado nos anos 1960, o Yes anterior influenciou diversos nomes da música pesada. Entre eles, está o grande Mike Portnoy, baterista e membro fundador do Dream Theater, maior expoente do metal progressivo.
Em uma entrevista concedida ao site Heavy Consequence, Mike Portnoy elegeu 10 álbuns que moldaram sua forma de tocar. O baterista citou "Close to the Edge", do Yes, e afirmou que esse é o disco definitivo do prog.
Dream Theater - Mais Novidades


"'Close to the Edge', para mim, é o álbum definitivo do prog. É o registro essencial do estilo. Cinco músicos em seu melhor momento - Bill Bruford, Chris Squire, Steve Howe, Rick Wakeman e Jon Anderson. Essa formação clássica lançou apenas dois discos. Primeiro 'Fragile', depois este, 'Close to the Edge', ambos obras-primas. Mas para esta lista, fico com 'Close to the Edge'. Apenas três faixas - todas épicas."

Portnoy ainda comentou sobre a importância do baterista da formação clássica do Yes. Segundo ele, Bruford conduziu a banda ao longo de "Close to the Edge", sendo peça-chave na construção do som do álbum.
"Bill Bruford, durante todo o álbum, carrega a banda e é uma força rítmica incrível. Naquela época, os bateristas de prog estavam incorporando elementos de jazz, clássicos e de fusão, e os colocavam em um caldeirão, e foi isso que criou a música progressiva. Bill Bruford era tão criativo que eu precisava incluir um de seus álbuns nesta lista."
Na mesma entrevista, Portnoy falou sobre "Reign in Blood", do Slayer. Para saber a opinião dele sobre esse clássico do thrash metal, clique na nota a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps