As 3 músicas favoritas de Lemmy Kilmister; e o que fazia um bom rock para ele
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2023
Em 2008, Lemmy Kilmister falou sobre suas músicas preferidas e sobre composição. Em termos de estrutura musical, ele revelou o que era necessário para uma música ser um bom rock n roll.
Motorhead - Mais Novidades
Quando deu essa entrevista para a Classic Rock, em 2008, Lemmy já gozava o status de uma verdadeira lenda viva do rock pesado. No final dela, o baixista listou suas três músicas preferidas.
Jimi Hendrix Experience - Love Or Confusion
"Love or Confusion" é a quinta faixa da versão britânica do álbum de estreia de Jimi Hendrix — e a quarta da versão americana. Embora não tenha sido um de seus singles, foi um dos destaques pela inovação: com uso de microfonia no verso, camadas de guitarras sobrepostas no pré-refrão e uma inesperada guinada musical no solo.
The Damned - Neat Neat Neat
"Neat Neat Neat" é a faixa de abertura de "Damned Damned Damned", álbum de estreia do Damned — um dos pioneiros do punk britânico. Lançado em fevereiro de 1977, saiu mais de seis meses antes do "Nevermind the Bollocks", dos Sex Pistols, sendo considerado o primeiro LP de uma banda punk na Inglaterra.
Led Zeppelin - Black Dog
"Black Dog" é simplesmente considerada uma das maiores faixas de abertura do rock, e abre aquele que é considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos: "Led Zeppelin IV". Seu riff principal, longo feito um solo, é repetido por toda a música em resposta aos versos de Robert Plant. A complexidade de seu compasso contrasta com a simplicidade da bateria.
Quando questionado sobre o que faz de uma música um grande rock, Lemmy respondeu preferir um feijão com arroz bem temperado: "Dois versos, refrão, solo, verso, refrão, encerramento. Para mim, todas as boas músicas do rock devem ter no máximo três minutos. Você tem que fazer o melhor solo de guitarra que puder em 20 segundos, fazer ele realmente valer a pena. Sabe, nos singles tudo era muito mais intenso. Muito melhor do que malditos álbuns conceituais — aquelas coisas duram dias."
Ao ser perguntado sobre exemplos de músicas perfeitas, ele hesitou: "Sei lá… 'Twist And Shout', 'Please Please Me' [a primeira muito conhecida na versão dos Beatles, a segunda de autoria deles], 'Dancing Queen' [do ABBA], coisas que grudam na sua cabeça. Mesmo se você odiar o ABBA, você vai cantarolar aquela música andando na rua."
Quando o assunto foi suas próprias composições, ele respondeu suas favoritas: "É difícil dizer, porque eu escrevi todas as músicas do Motörhead. Eu gosto de 'Mama I'm Coming Home' [de Ozzy Osbourne], que foi escrita em parceria comigo. É uma boa música. Obviamente, 'Ace of Spades' por ter sido tão bem-sucedida. Você nunca sabe do que as pessoas vão gostar. Tinha muita música tão boa quanto 'Ace of Spades' que não foram tão bem. Também gosto muito de 'Bomber'. Eu amo 'Bomber'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde


