Cinco subestimados guitarristas de blues segundo Stevie Ray Vaughan
Por André Garcia
Postado em 15 de setembro de 2022
O blues surgiu como um lamento dos escravos nas plantações de algodão às margens do rio Mississippi, no sul dos Estados Unidos. Ao longo das primeiras décadas do século passado, o gênero foi moldado pelas mãos calejadas de guitarristas como Robert Johnson, Muddy Waters, B. B. King e John Lee Hooker.
Stevie Ray Vaughan - Mais Novidades
Nos anos 60, como maior influência do rock britânico, o blues viveu seu auge, mas viu sua popularidade cair da década de 80 — período esse onde até Eric Clapton parecia mais interessado em outros gêneros. A tocha do blues foi mantida acesa e carregada pelo texano Stevie Ray Vaughan que, muito influenciado por Hendrix, introduziu toda uma nova geração àquela música.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 1989 para Michael Corcoran, Stevie listou cinco guitarristas de blues que ele considerava subestimados.
Denny Freeman
"Eu sei que ele conseguiu certo reconhecimento ultimamente, mas ele ainda é subestimado. Ele é simplesmente tão incrível! Acho que o principal que aprendi com ele foi como realmente tocar base. Mas ele também é um ótimo exemplo de músico que tem um fio condutor em seus solos. Ele sempre está pensando lá na frente quando toca."
Doyle Bramhall
"O que ele tira da cartola é de dar medo. Algumas das coisas que eu queria poder tocar, ele simplesmente domina. O estilo dele é como se fosse o melhor de Johnny 'Guitar' Watson. Pode ser apenas duas notas, mas é o timming que te fisga."
Kenny Burrell
"Eu assisti Kenny Burrell há uns dois anos, e ele acabou comigo. Não considero que eu saiba tocar jazz — eu sei enrolar no jazz, mas não o bastante para a coisa decolar."
Hosea Hargrove
Nascido em Texas, assim como Stevie Ray Vaughan, Hosea Hargrove é considerado o pai do austin blues. Embora jamais tenha feito sucesso comercial, por 50 anos ele serviu de inspiração para os músicos locais.
U.P. Wilson
Nascido em 1934, nos anos 60 trabalhava como faxineiro em uma escola de dia e tocava à noite em bares e pequenos clubes. Foi apenas nos anos 80, já por volta de seus 50 anos de idade, que ele começou a gravar álbuns e fazer turnês pelos Estados Unidos e na Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl


O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Hendrix e Stevie Ray Vaughan; "não fez nada de incrível"
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock
Os 10 melhores discos do rock dos anos 60, segundo o RYM


