Anos 80: Dez grandes discos de estreia - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de março de 2019
Os anos 1980 foram palco para o nascimento de inúmeras bandas de Rock And Roll e Metal, além do surgimento de alguns estilos.
A grande maioria dessas bandas chocaram o mundo logo no primeiro trabalho. Confira abaixo dez bandas que chegaram enfiando o pé em tudo logo no primeiro trabalho.
10 - "Seven Churches"- POSSESSED (1985):
Uma banda formada por jovens lançou um disco cheio de guitarras rápidas, bateria insana, vocais guturais, e músicas com títulos chocantes, como "The exorcist", "Burning In Hell", "Holy Hell" e "Pentagram". Porém, a última música do disco leva o nome de um estilo que a banda ajudou a criar: "Death Metal".
Guns N' Roses - Mais Novidades
O primeiro disco da banda é citado até hoje como referência para bandas de Metal Extremo, e continua sendo um dos mais cultuados pelos fãs das vertentes mais pesadas do Metal.
09 - "Welcome To Hell"- VENOM (1981)
Um disco rápido, que mistura traços de Heavy Metal e Punk. A gravação passa longe de ser uma maravilha, e as músicas possuem títulos singelos, como "In League With Satan", "Sons Of Satan", "Mayhem With Mercy", além da faixa título. Isso sem contar a capa macabra, que se é uma afronta nos dias de hoje, Sem saber, o VENOM estava servindo de inspiração para várias bandas de Metal Extremo, e apesar de ser o nome do lançamento seguinte, os ingleses criaram o estilo mais extremo da música pesada: o BLACK METAL.
08 - "Walls Of Jericho" - HELLOWEEN (1985)
Depois de revelar ao mundo nomes como ACCEPT e SCORPIONS, a Alemanha presenteou o mundo com o HELLOWEEN. A banda, que já havia lançado um EP meses antes, executava um Heavy Metal um pouco mais rápido e agressivo, e com grandes doses de melodia. O primeiro disco completo nos presenteou com algumas pérolas do porte de "Starlight", "Ride The Sky", "How Many Tears"e 'Guardians".
O Power Metal começava a tomar forma, e "Walls Of Jericho" até hoje é considerado um dos maiores marcos do estilo.
07 - "Bonded By Blood" - EXODUS (1985)
O Thrash Metal foi um dos estilos mais produtivos dos anos 80. Bandas muito competentes apareceram, e o EXODUS foi uma das que conquistou público e crítica, com suas músicas rápidas, pesadas e únicas, muito por conta das guitarras cortantes e do vocal característico do saudoso e inesquecível Paul Baloff, que apesar de ter gravado apenas um disco de estúdio com a banda, é relembrado pelos fãs até hoje com muito carinho.
O primeiro disco do EXODUS contém verdadeiros hinos do Thrash, e foi fundamental para pavimentar o futuro do estilo.
06 - "Morbid Vision"- SEPULTURA (1986)
Depois de lançar o Split "Bestial Devastation", o SEPULTURA mostrou que o Brasil ia muito além de Pelé, gambiarra e Jovem Guarda. Quatro moleques cheios de ódio no coração e sangue nos olhos presentearam os bangers com composições rápidas, pesadas,e com letras simples, porém acidas. O primeiro disco oficial do SEPULTURA figura entre os pioneiros do Death Metal.
05 - "Show No Mercy"- SLAYER (1983): A estreia da banda mais carniceira do planeta.Um disco que é considerado um dos maiores clássicos do Thrash Metal, mas que é muito influente no mundo do Black Metal. Músicas como "The Antichrist", "Evil Has No Boundaries", "Black Magic" se tornaram clássicos fundamentais na historia do Metal Extremo.
A capa do disco também é uma obra que merece muito destaque. Um disco obrigatório para todo banger.
04 - "Holy Diver" - DIO (1983)
Parece que sair do BLACK SABBATH era algo produtivo. depois de OZZY sair e montar uma banda muito bem sucedida, foi a vez do baixinho montar o seu próprio negócio.
A estreia de DIO com sua banda é magnífica, e apresenta um Heavy Metal com H maiúsculo, que além de tudo o que o estilo pede, conta com uma das vozes mais marcantes da historia do Metal no comando.
Além de "Rainbow In The Dark" e da faixa título, as maravilhosas "Don´t Talk To Strangers", "Caught In A Middle" e "Stand Up And Shout" fazem parte de um dos melhores discos dos anos 80.
03 - "Iron Maiden" - IRON MAIDEN (1980)
A estreia de uma das maiores bandas de Heavy Metal da historia. Mesmo após quase 40 anos do seu lançamento, permanece como um disco que influencia músicos e fãs mundo afora.
O álbum contém clássicos que são executados até os dias de hoje, como "Running Free" e a faixa título. Além dessas, "Remember Tomorrow", "Prowler", "Transylvania" e "Phantom Of The Opera" ajudaram o IRON MAIDEN a chegar até onde chegou.
02 - "Kill´Em All" - METALLICA (1983)
O primeiro disco dos quatro cavaleiros. Se nos últimos anos o METALLICA é motivo de decepção para a Delegacia de Criems contra o Metal, nos anos 80 eles eram o orgulho dos bangers.
"Kill ´Em All" é um trabalho rápido, preciso, que mostra uma banda com vontade de conquistar o mundo. Realmente, anos depois, James Hetfield e seus amigos quase viraram presidentes do planeta, mas depois, para desespero de alguns, mudaram o direcionamento musical. Porém, tal fato não apaga o brilhantismo dos primeiros discos lançados pela banda, começando por "Kill ´Em All". Assustador, subversivo, rápido e cruel. Necessário em qualquer discografia.
01 - "Appetite For Destruction" - GUNS N' ROSES (1987)
Se o Rock é um fenômeno mundial, se existe uma geração que se apaixonou o estilo, se o estilo ficou popular, muito disso é culpa do GUNS N' ROSES. A banda, que talvez foi a última a incorporar o espírito real do "Rockstar", foi uma das mais marcantes da historia do Rock And Roll/Hard Rock.
O disco de estreia da banda, com o perdão do trocadilho, mostra que os rapazes realmente estavam com muito apetite. As inesquecíveis "Welcome To The Jungle", "Sweet Child O´ Mine", "It´s So Easy" e "Nightrain" embalaram toda uma geração, e apresentaram o Rock And Roll para muita gente que torcia o nariz para o estilo.
Anos depois, o GUNS se tornaria uma das maiores bandas do planeta, e muito disso passa pelo primeiro disco.
[an error occurred while processing this directive]Anos 80 - Dez grandes discos de estreia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps