Anos 80: Dez grandes discos de estreia - Parte 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de abril de 2019
A década de 1980 é o sonho de qualquer headbanger, já que inúmeros estilos e artistas começaram a pipocar pelo mundo da música pesada. A primeira parte desta lista contou um pouco dessa historia:
A segunda parte conta com grandes nomes que iniciaram carreiras gloriosas nos anos 80! Aperte o play, e viaje um pouco no tempo!
10 - "The Legacy" - TESTAMENT (1987)
A estreia do TESTAMENT mostra um Thrash Metal furioso, executado por excelentes músicos, o que possibilitou a junção do peso com grandes doses de técnica.
Músicas como "Over The Wall", "Alone In The Dark", "Fisrt Strike Is Deadly" e "Burnt Offerings" tornam o disco um clássico, e um dos maiores discos de Thrash Metal da historia.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Vale ressaltar que o disco conta com a participação de Steve "Zetro" Souza (EXODUS), que foi o primeiro vocalista do TESTAMENT, e escreveu algumas músicas.
09 - "Skid Row" - SKID ROW (1989)
Em uma época onde o Hard Rock e o Heavy Metal dominavam o cenário, uma banda novata conseguiu unir os dois estilos e vender milhões de discos pelo mundo.
O primeiro disco do SKID ROW emplacou sucessos que continuam fazendo a festa de fãs espalhados pelo mundo até hoje, casos da balada "I Remember You", a emblemática "Youth Gone Wild" e "18 and Life", essa última, talvez o maior sucesso da carreira da banda.
A solidez do instrumental casou muito bem com a voz de Sebastian Bach, que infelizmente, tempo depois, já não conseguia mais cantar como cantou no debut da banda norte americana.
08 - "Burning The Witches" - WARLOCK (1984)
Bebendo bastante da fonte do Hard Rock e da New Wave Of British Heavy Metal, o WARLOCK apresenta um som rápido, agressivo, com um grande diferencial: a ótima voz de Doro Pesch, uma das primeiras e mais importantes mulheres do universo do Heavy Metal.
Músicas como "Dark Fade", "Metal Racer", a faixa título, "Sign Of Satan" e até mesmo a balada "Without You" são puro metal, e além de mostrarem toda a potência vocal de Doro, abriu muitas portas para as mulheres no mundo da música pesada.
Anos depois, inúmeras vocalistas e instrumentistas apareceram em bandas de Metal. Doro, como Joan Jett, as garotas do Girschool e do Runaways, Janis Joplin, entre tantas outras, foram muito importantes nesse processo, que ainda está em curso, e continua nos brindando com ótimas bandas, casos de Lacuna Coil, After Forever, Nervosa, The Gathering, e muitas outras.
07 - "Bon Jovi" - BON JOVI (1984)
Bon Jovi lançou um disco consistente de Hard Rock, e uma certa influência de Heavy Metal. As músicas contam com características típicas de Rock que enchia arena: vocais marcantes, melodias grudentas, teclado por todos os lados.
Além de tudo isso, a figura do vocalista, líder e símbolo da banda, colaborou, e muito, para que o primeiro álbum da banda fosse o início da gloriosa caminhada de um dos mais bem sucedidos artistas da historia do Rock.
É claro que a qualidade de ótimos temas, como "Love Lies", "Runaway", "Roulette" e "Shw Don´t Know Me" foi fundamental para que a banda começasse a se tornar um fenômeno de popularidade, que arrasta multidões até os dias de hoje.
06 - "Scream Bloody Gore" - DEATH (1987)
Se o primeiro disco do POSSESSED, o clássico "Seven Churches", começou a trilhar o caminho para o Death Metal, o DEATH começou a lapidar o estilo.
Capitaneada pela genialidade de seu líder, o saudoso Chuck Schuldiner, a banda norte americana ajudou a definir o caminho que o Death Metal e o Metal extremo seguiriam dali em diante.
Um disco que mistura peso, agressividade e um clima de filme de terror, tudo na medida certa. AS músicas "Mutilation", "Evil Dead", "Infernal Death" e "Zombie Ritual" continuam sendo influência para músicos e fãs espalhados pelo mundo.
05 - "Fistful Of Metal" - ANTHRAX (1984)
Surfando na onda do Thrash Metal, o ANTHRAX apostou em riffs rápidos, bateria insana e um vocal mais puxado para o Heavy Metal. O resultado é o clássico "Fistful Of Metal", que presenteou nossos ouvidos com "Deathrider", "Metal Thrashing Mad", "Panic", além de um ótimo cover para "I´m Eighteen", de Alice Cooper.
Com o passar dos anos, o ANTHRAX se consolidou como um dos grandes nomes do Thrash Metal, mesmo com todas as mudanças de formação e turbulências pelas quais a banda passou. O primeiro disco foi fundamental para pavimentar esse caminho.
04 - "W.A.S.P." - W.A.S.P. (1984): Uma banda polêmica, que fazia apresentações teatrais, e fazia um Heavy Metal/Hard Rock chocante, com letras um tanto quanto pesadas e controversas.
Essa é uma boa definição para o W.A.S.P., e o primeiro disco da banda mostra isso através de clássicos absolutos da música pesada, como "Hellion", "I Wanna Be Somebody", "L.O.V.E. Machine", "Animal (Fuck Like A Beast") e "On Your Knees".
Se não conhece o disco, corra atrás!
03 - "Killing Is My Business... And Business Is Good!" - MEGADETH (1985)
Após ser chutado do METALLICA e experimentar todas as substâncias ilícitas possíveis, Dave Mustaine resolveu transformar seu ódio em algo útil, e formou o MEGADETH.
O primeiro disco da banda une características do Heavy, Speedy e Thrash Metal, e além da voz de pato do guitarrista, vocalista e dono da banda, a técnica apresentada no álbum chama muito a atenção, principalmente pela velocidade alta de algumas músicas.
Alguns temas como a faixa título, "Chosen Ones", "Mechanix", "The Skull Beneath The Skin" e "Rattlehead" mostraram ao mundo que de fato, Dave queria vingança. O disco também conta com uma das canções mais subestimadas da carreira da banda, "Looking Down The Cross".
02 - "Under The Blade" - TWISTED SISTER (1982)
Uma das bandas mais queridas pelos fãs de Metal, o TWISTED SISTER chama a atenção pelo seu figurino carregado, incluindo maquiagens e roupas extravagantes. Porém, o choque não ficava apenas no campo visual.
[an error occurred while processing this directive]Com um som baseado no hard rock, porém, com muita agressividade, e uma sonoridade um tanto crua, o TWISTED SISTER abriu os caminhos para muitas bandas que viriam depois.
Os clássicos "Sin After Sin", "Shoot ´Em Down", a faixa título e "Tear It Loose" (essa última, com um riff bem parecido com o de "Run To The Hills") mostravam todo o potencial da banda, que explodiu dois anos depois, com o clássico "Stay Hungry".
01 - "Melissa" - MERCYFUL FATE (1983)
O primeiro álbum do MERCYFUL FATE é histórico. O som apresentado é um Heavy Metal com forte influência da NWOBHM.
A voz característica de King Diamond é a principal característica da banda, porém, não se pode esquecer os riffs e solos inspirados e pesados.
As letras das músicas, com temáticas ocultistas, foram de suam importância para que a banda liderada pelo lendário vocalista dinamarquês se tornasse inspiração para futuros grupos de Black Metal.
Um dos discos mais importantes da historia do metal extremo. Indispensável!
[an error occurred while processing this directive]Em breve, a parte 3!
Envie sua sugestão nos comentários!
Anos 80 - Dez grandes discos de estreia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps