Matérias Mais Lidas

Iron Maiden: por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metalIron Maiden
Por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metal

Nightwish: Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sairNightwish
Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sair

Kerrang!: As 50 canções mais do mal em todos os temposKerrang!
As 50 canções mais "do mal" em todos os tempos

Eduardo Costa: ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo políticoEduardo Costa
Ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo político

Capital Inicial: comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na webCapital Inicial
Comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na web

Black Sabbath: as músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela KerrangBlack Sabbath
As músicas com as melhores atuações do lendário Bill Ward, pela Kerrang

Amazon: seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de descontoAmazon
Seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de desconto

Dave Mustaine: ele vendia drogas para a irmã de Dino Cazares, do Fear FactoryDave Mustaine
Ele vendia drogas para a irmã de Dino Cazares, do Fear Factory

Greta Van Fleet: Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)Greta Van Fleet
Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)

Cirith Ungol: Nascemos na época errada. Seríamos infelizes de maquiagem e cabelo loiroCirith Ungol
"Nascemos na época errada. Seríamos infelizes de maquiagem e cabelo loiro"

Seattle: 10 grandes bandas de rock e metal que surgiram na terra do grungeSeattle
10 grandes bandas de rock e metal que surgiram na terra do grunge

Iron Maiden: Di'Anno não culpa colegas por tirá-lo e diz por que estava infeliz na bandaIron Maiden
Di'Anno não culpa colegas por tirá-lo e diz por que estava infeliz na banda

Ozzy Osbourne: quem é o Deus do Rock para o Madman?Ozzy Osbourne
Quem é o Deus do Rock para o Madman?

Iron Maiden: banda não foi influenciada por punks, garante Steve HarrisIron Maiden
Banda não foi influenciada por punks, garante Steve Harris

Twisted Sister: cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson, diz Jay Jay FrenchTwisted Sister
"cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson", diz Jay Jay French


MOPD
Arte Musical
Stamp

Guitarra: 7 solos icônicos dos anos 90

Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Em 04/02/19

Vamos ser honestos aqui por um segundo: Solos de guitarra arrebentam!

Me nomeie uma ótima música que não foi aprimorada por um fantástico solo de guitarra? (saudações ao RAMONES!) Mas é um fato da música e um fato da vida que um "queimador" de um solo de guitarra, pode elevar qualquer canção de ótima para icônica.

Solos de guitarra podem ser tão variados e selvagens quanto os caras que os executam. Alguns solos de guitarra estão na sua cara, imediatos e diretos para as gemas da garganta. Outros saem como uma montanha-russa, cheios de colinas e vales acentuados pela sensação que oferecem. Outros são retos, de nota para nota e em linhas para a melodia vocal, tocadas cruamente na guitarra.

Faça a sua escolha, mas independentemente do seu gosto definitivo (e temos que respeitar), todos concordamos que, como uma pizza do seu gosto, não existe um solo de guitarra ruim.

Com isso dito, há um monte de ótimos solos! Durante os anos 90, os solos icônicos de guitarra rock, alternativo e do metal, sacudiam mais o esqueleto e o emocional do que temos presenciado a partir deste novo século, mas independentemente disso, a década teve uma tonelada de ótimos guitarristas - e para não ser comprometido em toda lista top "alguma coisa" que nós, fãs, temos a audácia de criar, vai somente um Top 07 (motivo para deixar grandes lendas de fora e sem ordem nenhuma de seleção ou técnica) dos solos icônicos de guitarra dos anos 90.

STONE TEMPLE PILOTS

Música: "Vasoline" (2º disco, "Purple", 1994), por Dean DeLeo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

STONE TEMPLE PILOTS pode ter aparecido um pouco tarde para toda a explosão do grunge (setembro/1992), mas uma coisa é certa: esses caras sabem fazer um rock na origem. Com os seus riffs carnudos e escolhas interessantes de acordes, Dean DeLeo realmente brilhou quando simplesmente deixava isso rasgar livremente. Várias músicas do STONE TEMPLE PILOTS possuem um belo solo, mas aqui, a qualidade excede em muito a quantidade e a canção "Vasoline" mostra DeLeo no seu melhor.

SMASHING PUMPKINS

Música: "Cherub Rock" (2º disco, "Siamese Dream", 1993), por Billy Corgan.

Billy Corgan é frequentemente considerado um dos maiores compositores dos anos 90 - e isso é um fato. Um fato bem conhecido que você não pode contestar, mas um fato menos conhecido - ou pelo menos discutido - é o seu fantástico trabalho de guitarra. Na canção "Cherub Rock", ele mostra a capacidade rápida em atingir os sentidos com uma variedade verdadeiramente fantástica! O reconhecimento do seu trabalho na guitarra pode ficar aquém de suas composições, mas é só porque ele é o cara que escreveu algumas das melhores músicas da história do rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

RAGE AGAINST THE MACHINE

Música: "Killing in The Name" (1º disco, "Rage Against The Machine", 1992), por Tom Morello

Tom Morello é sem dúvida o inovador número 01 dos anos 90 na guitarra. Como JIMI HENDRIX antes dele, Morello encontrou uma nova maneira de usar o instrumento e nisso criou alguns dos melhores riffs e solos dos anos 90. Ele mata o som com um mar de pedais para o seu instrumento, mudando oitavas e lhe permitindo criar o som de um DJ "roçando" a sua guitarra. Poderíamos fazer uma lista inteira apenas com os melhores riffs e partes da guitarra de Morello (é preciso lembrar que estamos presenciando a história do rock em nossa frente?)

ALICE IN CHAINS

Música: "Man in The Box" (1º disco, "Facelift", 1990), por Jerry Cantrell

Jerry Cantrell é uma máquina e ponto final! De cantar, compor músicas e de fazer riffs e solos, tipo, o cara pode fazer tudo... Cantrell forneceu aos fãs do rock e aos entusiastas da guitarra uma grande obra do instrumento ao longo dos anos, mas foi no 1º hit do ALICE IN CHAINS, a canção "Man in The Box", que Cantrell anunciou a sua chegada. O pedal wah-wah com licks rápidos, são ridiculamente incríveis numa carreira de solos de guitarra incríveis! Saindo um pouco do solo, Cantrell também arrebentou nessa introdução matadora.

PEARL JAM

Música: "Alive" (1º disco, "Ten", 1991), por Mike McCready

A base do som grunge também foi construída sobre os ombros da dupla de guitarristas da banda: Stone Gossard e Mike McCready. Os dois complementam-se perfeitamente e são uma força audível a ser considerada, pois o álbum de estreia do PEARL JAM é carregado com um ótimo trabalho de guitarras - mas é na canção "Alive" que McCready toma o centro do palco e encanta com a sua banda. É uma loucura como esse solo faz a música! Os solos de McCready são muitas vezes como mini-composições dentro delas e essa é uma característica que nem todos os guitarristas conseguem enquadrar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

METALLICA

Música: "Enter Sandman" (5º disco, "The Black Album", 1991), por Kirk Hammett

No tempo em que o METALLICA lançou este álbum homônimo em 1991, Kirk Hammett foi firmemente estabelecido como um retalhador de relâmpagos, com um talento especial para a mixagem das cadências, arpejos e a escala pentatônica menor da sua guitarra - juntamente com alguns modos para uma boa medida sonora. O que é fascinante sobre a canção "Enter Sandman", é que o riff principal - instantaneamente reconhecível - também foi escrito por Hammett. Desde a 1ª nota, este solo apenas leva você a um passeio, ou seja, um passeio rápido, caótico, cheio de reviravoltas com uma grande ação do pedal wah-wah. É uma loucura, mas diminuindo um pouco a velocidade e simplificando as coisas, Hammett, junto com o METALLICA, criaram a sua música mais conhecida e o seu solo mais icônico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

NIRVANA

Música: "Smells Like Teen Spirit" (2º disco, "Nevermind", 1991), por Kurt Cobain

O cara, a banda, a música e o movimento... Kurt Cobain simplificou a abordagem de tocar guitarra e mostrou que o que ele fazia soasse tão bem! A sua composição musical é tão importante que, muitas vezes, não há necessidade de complicar demais as coisas com um elaborado solo de guitarra e a canção "Smells Like Teen Spirit" é um ótimo exemplo disso. O solo segue a melodia da linha vocal com alguns efeitos do pedal chorus - para adicionar um pouco de sabor. Este hino do rock'n roll definiu uma geração e o solo da guitarra não foi diferente. Kurt Cobain, o guitarrista, inspirou uma legião de pessoas a começar a tocar guitarra (um abraço para o RAMONES) e este solo pode realmente ser visto como o catalisador para isso. O uso de designs peculiares das guitarras que Kurt usou da Fender, como a Mustang e a Jaguar, só tornou o solo mais atraente. De quem viveu aquela época e sobre o nosso clima musical atual, você não poderia deixar de desejar que alguém como Kurt Cobain viesse, corrigisse as coisas e colocasse todo mundo de volta no caminho que Kurt realmente fez em 1991. A influência de Kurt Cobain é tão necessária hoje, quanto foi no início dos anos 90.


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Korzus
Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Gibson: empresa vende guitarras envelhecidas artificialmente por até R$ 59 milGibson
Empresa vende guitarras envelhecidas artificialmente por até R$ 59 mil

Vlog Rock: A Origem da Guitarra Elétrica (vídeo)

Guitarra: versão do instrumento com 20 cordas é apresentada - e funcionaGuitarra
Versão do instrumento com 20 cordas é apresentada - e funciona

Dave Mustaine: veja as primeiras guitarras da parceria dele com a GibsonDave Mustaine
Veja as primeiras guitarras da parceria dele com a Gibson

Fender: apagando post considerado machista sobre guitarras e mulheres brasileirasFender
Apagando post considerado machista sobre guitarras e mulheres brasileiras

RATM: Tom Morello revela por que não corta as cordas de sua guitarraRATM
Tom Morello revela por que não corta as cordas de sua guitarra

Ciência: solo de guitarra perfeito é construído a partir de método; ouçaCiência
Solo de guitarra perfeito é construído a partir de método; ouça

Classic Rock: Os 12 maiores bateristas de prog em todos os temposClassic Rock
Os 12 maiores bateristas de prog em todos os tempos

Metal: para homenagear o tio falecido, músico faz guitarra com seus ossosMetal
Para homenagear o tio falecido, músico faz guitarra com seus ossos

Guitarra: Total Guitar usa ciência para criar o solo perfeitoGuitarra
Total Guitar usa ciência para criar "o solo perfeito"


Slipknot: as guitarras da banda mostradas em detalhesSlipknot
As guitarras da banda mostradas em detalhes

Pink Floyd: como fazer aquele efeito de eco da guitarra de David GilmourPink Floyd
Como fazer aquele efeito de eco da guitarra de David Gilmour

Led Zeppelin: Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o péLed Zeppelin
Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o pé


Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Slipknot
Como são os membros da banda sem as máscaras?

Steven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeasSteven Tyler
Primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas


Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.