Symphonic Metal: As dez cantoras mais influentes e impressionantes
Por André Floyd
Fonte: Confraria Floydstock
Postado em 01 de agosto de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Como muitos seguidores da Confraria Floydstock podem ter notado, há algum tempo, introduzi na minha rotina musical, a pesquisa pelo metal sinfônico.
Passado mais de um ano ouvindo outras bandas além do tripé Nightwish, Epica e Tarja, absorvi, me surpreendi e me encantei com muita coisa, sobretudo com vozes e cantos até então por mim desconhecidos.
Resolvi elencar dentro de alguns critérios, dez cantoras do estilo que me impressionaram e expô-las aqui, a seguir, com alguns breves comentários.
10 - Anette Olzon (ex-Nightwish):
O fato de Anette encarar a batata quente de substituir a já consagradíssima no meio, Tarja Turunen, e sendo ela advinda do canto pop não lírico, mas conseguindo excelentes performances tanto no estúdio, quanto ao vivo, como na ao meu ver e ouvir, melhor canção do grupo, "The Poet and The Pendulum", já lhe garante um lugar nesta lista;
Melhores e Maiores - Mais Listas
9 - Sharon den Adel (Within Temptation):
Outra que também sabe reinar duplamente, entre um canto mais acessível e algo mais lírico, Sharon vai da doce balada orquestrada até o rock acelerado, com total domínio do assunto.
8 - Ailyn (ex-Sirenia):
O grupo nórdico Sirenia traz clara a proposta de coadunar o peso viking com o canto da sereia, e Aylin enquanto esteve no microfone da banda, fez seu papel com maestria, propagando seu belo canto macio.
7 - Lisa Middelhauve (ex-Xandria)
Inicialmente por mim injustamente subestimada, Lisa Middelhauve calou minha boca após vê-la por mais tempo e atenção, numa apresentação ao vivo onde ela evoluiu toda sua versatilidade de alternar timbres, do mais mavioso, passando pelo anasalado e até mesmo um grave que primeiramente me pareceu ser até masculino.
6 - Darkyra Black (ex-Darkyra):
Esta, infelizmente eu fui ouvir depois de ler a notícia que ela estava se desligando de sua banda por esttar com um câncer aos 32 anos.
Ao ouvir o seu primeiro disco, "Dragon Tears", a canção "Cold Cold Stone" foi arrebatadora, sobretudo num dado momento onde o agudo dado pela vocalista arrepia até a alma.
5 - Marcela Bovio (ex-Elfonia e ex-Stream Of Passion):
Tanto no Elfonia onde era mais progressiva, tanto no Stream Of Passion, a categoria e elegância vocal de Marcela Bovio é indescutível. Mas definitivamente, foi a canção "Lost" que me pegou de jeito.
Sabine Edelsbacher (Edenbridge):
Uma das mais gratas surpresas musicais que tive de um ano para cá fora a estupenda banda austríaca Edenbridge e sua frontwoman Sabine Edelsbacher, que com extrema simplicidade, porém domínio absoluto de seus tons sopranos suaves, me fizera mergulhar na obra do grupo.
3 - Tarja Turunen (ex-Nightwish, hoje solo):
A rainha pioneira de tudo isso, e certamente a inspiração para todas as outras. Seria óbvio e cômodo colocá-la no topo, porém, ainda que Tarja seja a Diva-mor, canta somente no tom lírico, uniformemente, sem muitas variações, o que não faz dela menos espetacular.
2 - Floor Jansen - (ex-After Forever, ex-Revamp e Nightwish):
Floor Jansen já brilhava nas suas bandas anteriores, mas conseguiu se superar no Nightwish, sendo Tarja, Anette e ela própria numa só, conseguindo ser o que as canções precisam que ela seja, ora roqueira visceral, ora a primadonna lírica.
1 - Simone Simons (Epica):
Minha medalha de ouro é Simone Simons. A baixinha ruiva é absoluta com microfone nas mãos, navegando entre os graves e agudos, algumas vezes num curto espaço de tempo, em versos sequenciados, um primor de mezzo-soprano.
Porque música é assunto para a vida toda!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Os 3 álbuns do Jethro Tull que Ian Anderson considera os mais importantes
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981


