Top 10: grandes momentos instrumentais no classic rock
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 16 de agosto de 2015
O violeiro e compositor brasileiro Almir Sáter, numa de suas entrevistas, afirmou que quando o músico é tocado, plenamente, pela inspiração, a composição musical se sustenta sozinha, não precisando nem de letra como complemento.
No mundo do rock, raramente uma canção instrumental irá flertar com o sucesso popular, o que não quer dizer não haver público para ela. Embora restrito, há. É meio que uma lei irrefutável das paradas de sucesso a máxima "jotaquestiana" do "fácil, extremamente fácil, pra você e eu e todo mundo cantar junto".
Mesmo assim, vários artistas, considerando o que foi apontado acima, por puro e simples amor à arte, gravaram belíssimos números instrumentais.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Abaixo vai listada, em ordem cronológica das gravações mais antigas para as mais novas, uma sequência de dez grandes momentos instrumentais, gravados por artistas geralmente catalogados sob o rótulo "classic rock".
Com exceção de Dick Dale, cuja obra é marcada por ser parte de um momento singular, onde a música instrumental teve uma certa evidência midiática, a intenção é destacar um lado menos óbvio na unanimidade, por isso a ausência de músicos cujo trabalho é pautado exclusivamente na música instrumental.
1. "EDDIE'S BLUES" - EDDIE COCHRAN (1960)
2. "MISIRLOU" - DICK DALE (1962)
3. "FLYING" - THE BEATLES (1967)
4. "THIRD STONE FROM THE SUN" - JIMI HENDRIX EXPERIENCE (1967)
5. "ALBATROSS" - FLEETWOOD MAC (1968)
6. "SAMBA PA TI" - SANTANA (1970)
7. "THE GREAT GIG IN THE SKY" - PINK FLOYD (1973)
8. "BRON-YR-AUR" - LED ZEPPELIN (1975)
9. "CRUISIN' FOR BURGERS" - FRANK ZAPPA (1977)
10. "LA VILLA STRANGIATO" - RUSH (1978)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps