LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos
Por Carlos Almeida
Fonte: LA Weekly
Postado em 28 de julho de 2012
Não adianta, listas de melhores ou piores jamais serão uma unanimidade. Sempre haverá hordas de fãs insatisfeitos com algo que deveria, ou não, estar presente. Tal fato leva muita gente a ler e comentar as famigeradas relaçõess que, justamente por isso, são cada vez mais numerosas nas mais diversas publicações mundo afora.
O tablóide LA Weekly não ficou de fora e publicou algumas listas como "Os 20 melhores álbuns de Hair Metal de todos os tempos", "Os 20 músicos mais sexy" (feminino e masculino), dentre outras. Contudo, em julho de 2012 a publicação chutou o pau da barraca: juntou seu staff para escolher quais são, para eles, as piores bandas de todos os tempos. O resultado? Uma das listas mais aleatórias já feitas, que por vezes soa como pura "trollagem".
Melhores e Maiores - Mais Listas
Veja abaixo os escolhidos pelo tablóide, dos quais traduzimos livremente alguns comentários/justificativas relativos àqueles artistas que possam interessar aos leitores do Whiplash. leia a lista completa com todos os comentários, em inglês.
20. Spin Doctors
19. The Raconteurs
18. Oasis
Por que o Oasis entre as piores? Porque Liam Gallagher toca só pandeiro e possui simplesmente a voz mais nasal de todo o pop. Porque "Wonderwall" é pura bobagem. Porque eles combinam composições simplistas com superproduções e músicas de duração pretensiosa, como "Champagne Supernova". Porque foram pegos plagiando outros artistas, incluindo músicas Stevie Wonder, The New Seekers e Neil Innes. Porque suas brigas de bastidores sempre se resumiam a uma rivalidade entre irmãos. O que virá depois, puxões de cabelo? Mas principalmente porque querer ser comparado aos Beatles é sempre tosco, sem exceções. (Anna Westhoff)
17. Phish
16. 4 Non Blondes
15. Pretty Ricky
14. Foreigner
Enquanto o Journey era uma fábrica de hits, o Foreigner é o equivalente a uma fábrica clandestina, produzindo produtos de baixa qualidade cheios de tinta com chumbo. "Hero Juke Box" não é "Pinball Wizard", "I Want To Know What Love Is" (eu quero saber o que é amor) fará com que você realmente não queira saber, "Feels Like The First Time" (parece a primeira vez) será esperançosamente a última, "Head Games" não é sobre felação, "Urgent" não é nada disso, "Hot Blooded" (sangue quente), "Double Vision" (visão dupla) e "Cold As Ice" (frio como gelo) vão te mandar para o médico. "Waiting For A Girl Like You" (esperando por uma garota como você)? Talvez, mas se você tem o Foreigner na sua lista de bandas favoritas, ela é que não irá esperar por você. (Ben Westhoff)
13. Wings
Com exceção da música "Band On the Run" - que soa como um b-side esquecido do White Album - e o breakdown do baixo em "Live and Let Die", não existe maior exemplo do que saiu de ruim dos anos 70 do que o Wings. Nascido um ano após o fim dos Beatles, o grupo - formado por Paul McCartney, sua mulher Linda e uma penca de bateristas e guitarristas - solidificou cada argumento de que John era melhor do que Paul. (Nikki Darling)
12. Fleet Foxes
11. Red Hot Chili Peppers
Funk metal é uma má idéia. Nós adoramos funk, nós adoramos Metal, mas também adoramos manteiga de amendoim e hambúrgueres vegetarianos, mas não juntos. E o que dizer do Anthony Kiedis cantando rap? O vídeo de "Give It Away" poderia ser chamado de "Anthony e a Hand Jive" (dança característica dos anos 50), e é ainda mais ridículo quando ele começa a fazer biquinho. As rimas sobre sexo no (álbum) "Bloodsugarsexmagik" seriam esquecíveis se não fossem tão terríveis – "She stuck my butt with her big black stick / I said 'What's up? Now suck my dick." (Ela cravou minha bunda com seu enorme bastão preto / Eu disse "qual é?" agora chupa meu pau)
No lado positivo, no entanto, nós apoiamos completamente o "bromance" legítimo entre os Srs. Kiedis e Flea. (Nicholas Pell)
10. Pussycat Dolls
9. Rush
Você sacou que a obsessão do personagem de Jason Segel com o Rush no filme "Eu te amo, cara" é em tom de gozação, não é? É comum dizer que as pessoas ou amam ou odeiam o Rush, mas uma afirmação mais precisa é que a maioria das pessoas odeia o Rush, enquanto apenas alguns dispersos realmente os amam. Mais ou menos como anchovas; aliás, é muito justo chamar o Rush de "as anchovas do rock". Depois, há o fato de que o baterista Neil Peart geralmente dá entrevistas apenas para revistas de bateria, um panteão que inclui em sua totalidade a "Modern Drummer" e a "Not So Modern Drummer", se não estamos enganados. (Kai Flanders)
8. Hootie & The Blowfish
7. Pearl Jam
Chato, tépido, rock clássico requentado com uma fina camada de alternativo. Como observado em outro artigo da LA Weekly sobre o porquê do Pearl Jam ser a banda mais chata dos últimos 20 anos, grunhidos, chapéus idiotas, dentre outros exemplos do que uma grande banda de rock 'n' roll não deve fazer, como os atos imbecis e falsos de preocupação/caridade em patamares tão altos que nem mesmo o U2 poderia alcançar.
Além disso, Eddie Vedder acha que isso é uma letra: "Hoo hoo hoo hoo hoo hoo hoo hoo hoo oooooooowhoaaaaaaaaooooooooo Ohhhhhhh Ohhhhhhh Ohhhhhhh oooooooowhoaaaaaaaaooooooooo hiiiiiiiiiiiiiiiiyiiiiyiiiiyiiiiyiiiiiiiiii sim uhhh uhhh huh huh huh uhhh yeahah uhhh uhhh huh huh huh uhhh uhhhhh huh". (Nicholas Pell)
6. Black Eyed Peas
5. Animal Collective
4. Sex Pistols
Apontados como os criadores do punk, o Sex Pistols foram na verdade apenas uma cópia de terceira categoria do Faces (banda inglesa do final dos anos 60/inicio dos 70, não confundir com o The Faces), com uma versão ruim do Richard Hell nos vocais. Paul Cook e Steve Jones são ótimos, mas foram contidos pelas personalidades gigantescas de Sid Vicious e John Lydon (ou Rotten, ou qualquer coisa). Desleixado, derivativo e obcecado com o choque de valores para seu próprio benefício, os Pistols definiram o modelo para bandas de rock britânicas de punk forçando demais a barra. Além disso, o quão cuzão é Lydon que, segundo consta, soca mulheres no rosto, anda por aí com capangas racistas ou como quando empurrou (a cantora) Duffy contra uma parede? (Nicholas Pell)
3. LCD Soundsystem
2. Eagles
Epítome do "cool", o personagem Jeffrey "The Dude" Lebowski (do filme "O Grande Lebowski", de 1998) ficou famoso por ser expulso de um táxi porque odiava a porra dos Eagles, e você também deveria fazer o mesmo. O coke rock soporífero de Laurel Canyon cujo principal lamento existencial parece ser "que recheio devo colocar no meu burrito?", o Eagles são por excelência a banda de uma década cujo barbitúrico favorito foi o Quaalude (droga sedativa e hipnótica depressora do sistema nervoso central, muito usada como comprimidos para dormir). (Jeff Weiss)
1. Dave Matthews Band
"Once upon a time/When the world was just a pancake/Fears would arise/That if you went too far you'd fall/But with the passage of time/It all became more of a ball."
(Era uma vez/ quando o mundo era somente uma panqueca/medos criavam-se/de que se você fosse muito longe cairia/mas com a passagem do tempo/tudo se tornou mais como uma bola) - Exemplo de letra de Dave Mathews.
Você quer uma verdadeira história de horror americana? Sente-se no banco de trás um carro com uma galera desafinada cantando junto com a Dave Matthews Band.
"Dave" é uma "Jam band" que não faz jams. Eles fazem a Perrier (marca de água francesa) parecer vibrante e étnica. Dave Matthews canta como o Caco (o sapo) de ressaca, para uma audiência formada por riquinhos metidos a descolados, além de pessoas cujo livro favorito é "O Código Da Vinci". Uma galera bege, a instanciação sonora das roupas da Ambercrombie & Fitch (grife norte-americana "descolada"). (Jeff Weiss)
Comente: Quais as piores bandas de todos os tempos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps