Resenha - A Ascenção do Van Halen - Van Halen
Por David Soares da Costa Oliveira
Postado em 11 de fevereiro de 2017
Em meio a todos os meus afazeres, assim como qualquer outra pessoa, possuo hobbies. Um deles é a leitura! E o faço quando consigo (leia-se "consigo" muitas vezes como o horário em que deveria estar dormindo, rsrs).
Dentre publicações de ficção científica, terror, suspenses e técnicos da minha área de formação acadêmica, adoro livros que tratam de biografias de artistas da música. Acho interessante para tomar como lição e exemplo o quão é difícil a conquista de qualquer nível de sucesso em um seguimento onde o talento absolutamente não é a única ou a principal variável em muitos casos.
Já li várias biografias de bandas e artistas os quais sou fã! Mas está biografia do VAN HALEN é realmente o melhor livro do gênero que tive a oportunidade de ler até hoje!
"A ASCENÇÃO DO VAN HALEN" prende o leitor do início ao fim devido a combinação da grandiosa história deste ícone retumbante da história do rock, que é o VAN HALEN, aliada à abordagem do autor Greg Renoff.
Sua abordagem calcada em uma bibliografia vasta e nas entrevistas (obtidas sem medir quaisquer esforços) de testemunhas oculares da história desta banda em seus mínimos detalhes, fazem desse livro uma publicação absolutamente fundamental para quem é fã da banda ou simplesmente tem interesse em uma boa biografia.
O livro desmistifica muita coisa que quaisquer desavisados, a cerca do mito que é o VAN HALEN, podem imaginar!
David Lee Roth é uma figura muito mais importante e emblemática, no que diz respeito ao VAN HALEN, do que muita gente possa pensar! Foi dele a ideia de batizar a banda com o nome dos dois irmãos, Alex e Edward, sob a justificativa que aquele era o nome deles e ninguém, jamais, poderia tirar isso da banda! Dentre tantos outros tipos de contribuição no que tange ao que foi se tornando o VAN HALEN e seu som característico, digo com absoluta certeza que quem não gosta do vocalista original da banda, seja por qualquer motivo, passa a admirar esta figura pela sua determinação em se transformar na figura essencial que se tornou, gradativamente ao longo dos anos, desde sua entrada para o grupo em 1976. O cara comeu o pão que o diabo amassou e foi muito obstinado! Saiu de tapa buraco por falta de opção à uma das maiores estrelas do rock!
No livro é detalhado com precisão como Eddie Van Halen concebeu seu jeito icônico e absolutamente original de tocar guitarra ao longo dos anos 70 para devastar o mundo a partir de 1978 com o primeiro disco de sua banda! É dissecado, também, a busca obsessiva do guitarrista (desde seus 14, 15 anos) pela sonoridade que ele adquiriu e criou sozinho e que tornou seu som absolutamente inconfundível (para não dizer inigualável aos olhos deste que vos escreve)!
O autor da obra também descreve com detalhes minuciosos a produção do primeiro disco da banda, lançado em 1978, e que é o disco de estreia mais bem sucedido de toda a história do rock! Ted Templeman, o produtor que seguiu o VAN HALEN durante mais da metade da carreira profissional da banda, mostra como ajudou a moldar de uma vez por todas a figura de David Lee Roth como cantor e como estabeleceu a característica do som da banda em torno da guitarra de Eddie Van Halen, da personalidade de Roth, da bateria simétrica de Alex Van Halen e dos vocais e harmonias de apoio de Michael Anthony! Nesta ordem!
Com depoimentos de gigantes como Black Sabbath, KISS, Journey, dentre outros músicos que se tornaram famosos na década de 80, "A ASCENSÃO DO VAN HALEN" mostra como está banda que começou tocando em festas de quintais das zonas mais periféricas de Los Angeles (cobrando 1 dólar à época) influenciou músicos das vertentes mais pesadas do rock como o PANTERA, passando por bandas as quais já existiam antes mesmo deles ou que vieram depois (como KISS, Scorpions, Judas Priest, Accept, etc), até estilos de música como a Disco Music dos anos 80 e o Pop.
No final, creio que a grande mensagem é: CORRA ATRÁS E NUNCA DESISTA DO QUE VOCÊ ACREDITA SER CAPAZ DE CONSEGUIR! POR MAIS ESTRANHO E PIEGAS QUE ISSO POSSA PARECER!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Ciência explica porque guitarristas de Metal fazem caretas durante solos matadores
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A opinião de Andreas Kisser sobre o rei Roberto Carlos


Wolfgang Van Halen dá sua opinião sobre o termo "nepo baby"
A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Os dois estilos distintos de tapping criados por Eddie Van halen, segundo seu filho
Gene Simmons elege o melhor frontman de todos os tempos na história da música
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne



