As Aventuras da Blitz (Rodrigo Rodrigues)
Por Adriana Farias
Postado em 13 de julho de 2010
Lembra daquela banda de rock brasileira que embalou todo o país com uma única frase musical: "OK, você venceu!", e uma certa canção, "Você não soube me amar", causou estranheza, mas ao mesmo tempo encantamento e grudou como chiclete nos ouvidos de toda uma geração de adolescentes e também de adultos dos anos 80?
Tal fenômeno se chamou Blitz e trazia em seu repertório e em sua fisionomia todo o frescor da juventude carioca. O grupo era composto por Evandro Mesquita (guitarra e voz), aquele que agora é ator global, Fernanda Abreu (backing vocal), Márcia Bulcão (backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), William "Billy" Forghieri (teclados) e Lobão (bateria), depois substituído por Juba.
A Blitz era ousada, espontânea e moderna em todas as esferas: na maneira de se apresentar, de interpretar, de se vestir e na concepção das letras: as canções vinham como numa história em quadrinhos, era uma nova linguagem gráfica e um novo jeito brasileiro de fazer rock and roll.
Dos anos 80 aos 90, até os dias atuais, a verdadeira história do fenômeno musical que inspirou indiretamente o nascimento de bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, entre várias outras, finalmente tem sua biografia registrada nas páginas do livro "As Aventuras da Blitz". Quem reparou essa injustiça foi o músico e jornalista carioca Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa "Vitrine", da TV Cultura.
O primeiro contato do jornalista com o grupo foi no fim de 1998, quando procurava pautas para o programa "Clip Brasil", veiculado no circuito interno da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Dando uma folheada na revista "Showbusiness", publicação trimestral onde os artistas anunciam seus serviços, ele ficou pasmo ao encontrar um singelo anúncio da Blitz. De cara Rodrigo pensou: "Ué, esses caras ainda existem?". Na mesma hora, ele ligou para o empresário da banda, Toninho, e tratou de conferir se o contato era mesmo quente. Não deu outra, Toninho não só confirmou a existência dos highlanders do rock Brasil como prometeu uma entrevista exclusiva com o grupo.
Rodrigo, então, foi de última hora tentar com o Núcleo de Comunicação da Estácio equipamento para cobrir a aventura. Ele não teve sorte: as câmeras já estavam todas reservadas. Mas a vontade incontrolável de registrar a reunião da Blitz, que para todos, naquele fim de 1998, já estava praticamente extinta: sem gravadora, sem mídia, sem a metade dos integrantes originais e se reunindo do jeito que dava, fez com que Rodrigo bancasse do próprio bolso, mesmo sendo um estudante duro, de vinte e poucos anos, o aluguel de um equipamento completo de externa para não perder a matéria.
Desde essa época, o jornalista recebe convite para acompanhar os músicos na estrada e acabou participando mais do que esperava do dia-a-dia da Blitz. O seu registro do grupo, "As Aventuras da Blitz", traz a história de bastidores, curiosidades, confusões, surpresas e como foi o verdadeiro fim da formação clássica da banda que virou uma febre, uma epidemia, uma verdadeira blitzmania e diziam por aí, "arrombou a porta da MPB e apresentou ao país a nova música para jovens".
Rodrigo Rodrigues descreve, por exemplo, como o LP da Blitz de 1982, o "Aventuras", foi lançado com duas faixas literalmente riscadas com prego, além de contar a relação do vocalista Evandro Mesquita com um filme dirigido por Mick Jagger dos Rolling Stones, bem como a ligação profissional dele com a cantora Tina Turner, fato que causou a maior ciumeira na banda.
A atriz Patrycia Travassos, que escreve a apresentação do livro, já prenuncia o que os leitores encontrarão nesta biografia: "Da noite para o dia ficaram famosos, ricos, foram reconhecidos, desejados, amados, idolatrados e imitados. Mas, poucos passam pelo portal do sucesso sem seqüelas. Com a fama vieram os interesses, os egos, as inseguranças, a competição, o ciúme, a disputa de poder, as brigas e a trilogia sexo, drogas e rock and roll". Detalhes de como tudo isso aconteceu são contados pelos próprios integrantes e pelas pessoas que estavam por trás da banda. Depois dos discos e do show agora vem o livro!
As Aventuras da Blitz
Autor: Rodrigo Rodrigues
Editora: Ediouro (R$54,90)
Edição: 1ª edição - 2009
Numero de páginas: 304
Formato: Brochura
Tamanho: 21,05 x 21.05 cm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Guitarrista base de Steve Vai conta como quase foi demitido em seu primeiro show
As 51 músicas que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo por ordem de lançamento
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?

3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



