Noctiferia: Segundo escalão que merecia ser o primeiro
Por Vitor Franceschini
Postado em 19 de julho de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2002 o Dimmu Borgir vivia o auge com "Puritanical Euphoric Misanthropia" (2001), assim como o Cradle of Filth desfrutava do sucesso de "Midian" (2000), lançando álbum ao vivo duplo ("Eleven Burial Masses/Live Bait for the Dead") e coletânea ("Lovecraft & Witch Hearts").
Mas o que isso tem a ver? Tem a ver que essas são até hoje as maiores bandas de Symphonic Black Metal e é esse estilo que os eslovenos do Noctiferia praticam e em quase nada perdem para estes medalhões. Aliás, "Per Aspera", lançado exatamente em 2002 talvez tenha mais qualidade que os discos mencionados dos noruegueses e ingleses.
Não é à toa que o selo On Parole Productions resolveu relançar este petardo no ano passado. Segundo disco do sexteto de Ljubljana, o trabalho mostra uma qualidade impressionante, ainda mais para uma banda desconhecida e se contarmos que já foi gravado há 13 anos.
Guitarras com um peso atípico conduzem uma sonoridade caótica que contrasta com ótimos arranjos orquestrados. A cozinha é intensa com um baixo de linhas interessantes e uma bateria que varia nos ritmos e explora bastante os bumbos duplos, dando uma dinâmica interessante ao som. Ainda há vocais rasgados variando para o gutural, o que é muito bem vindo para o gênero.
Entre os destaques podemos citar Fond of Lies, God's Debris e Realm Burns On. A produção do trabalho também é boa e nada sintetizada como costuma ser neste gênero. A edição relançada ainda conta com três versões demos como bônus. Enfim, um trabalho de qualidade de uma banda desconhecida do cenário mundial.
http://www.noctiferia.net/
https://www.facebook.com/noctiferia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Guitarrista Brian Ray conta como é ter Paul McCartney como patrão
Carmine Appice revela o que Jimi Hendrix realmente achava do Led Zeppelin
A opinião de Nando Reis sobre o singular Ney Matogrosso e a comparação com Cássia Eller
Children Of Bodom: Natal, comilança, álcool e chutes no saco
Anthrax: Scott Ian culpa AC/DC e Iron Maiden por poucas groupies



