Percy Weiss: vocalista é entrevistado pelo Linkself

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Samalio Vaz Batista, Fonte: Linkself
Enviar correções  |  Ver Acessos

Percy José Weiss (pronuncia-se "Vaiz") mais conhecido como Percy Weiss, influenciado pelo rock da década de 70 começou a sua carreira com a banda U.S.Mail no ano de 1972. Depois disso Percy só veio a crescer, participou mais tarde na banda Quarto Crescente, e futuramente em virtude do seu talento o fundador do Made in Brazil, Oswaldo Wecchione o contrata para vocalista da banda. No Made ele percorre grande parte do Brasil apresentando para grandes platéias. Com Percy a frente dos vocais, o Made gravou um dos mais importantes álbuns de rock brasileiro "Jack o Estripador" em 1976 e o censurado na época "Massacre" de 1977. Percy também foi a voz mais marcante para o Patrulha do Espaço, após sair do Made in Brazil. Percy para alguns fãs obteve sua melhor performance no disco "Sete" da banda de metal Harppia, banda que cantou após sua saída do Patrulha na década de 80. Para os fãs de Percy talvez a sua volta ao Patrulha em 1991 a sua voz foi "forjada no fundo de um vulcão em chamas: quente, rude e avassaladora", porém atualmente ele apenas faz participações em alguns shows destas bandas enquanto está com seu novo projeto, o Percy's Band.

Humor: Ser prog metal é mais que saber tocar em modo frígioRolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Este é o Percy, e hoje o 'Linkself - A informação que liga você' tem o prazer em fazer esta entrevista:

Linkself: Olá Percy Weiss, é um prazer para o Linkself ter uma lenda como você aqui em nossa coluna Música Para Se Viver, e por falar em lenda, como é ser considerado a voz do rock nacional, isto era um sonho desde infância, ou cantar profissionalmente nunca foi algo que queria conquistar?

Percy Weiss: OLÁ, TUDO BEM? BOA NOITE A TODOS, DE TODO O BRASIL!

O RESULTADO DO MEU TRABALHO, AO LONGO DESTES 43 ANOS, ME DEIXA MUITO ORGULHOSO, MAS NAO SERIA POSSÍVEL, SEM OS MEUS COMPANHEIROS DE BANDA E SEM O APOIO DOS FAS! CANTAR PROFISSIONALMENTE, NO MEU CARO, FOI CONSEQUENCIA DE UMA ADVERSIDADE... ERA MUITO GAGO, DESTE DE MUITO NOVO, E DESCOBRI QUE, CANTANDO, ME LIBERTAVA DO PROBLEMA! O RESTO É HISTÓRIA...

Linkself: Como foi a sua entrada na banda Made in Brazil?

Percy Weiss: O MADE ERA UMA BANDA QUE EU JÁ CURTIA, ANTES MESMO DE SER CANTOR PROFISSIONAL. FOI UM DESAFIO IMENSO SUBSTITUIR O GRANDE CORNÉLIUS LÚCIFER! COM O TEMPO APRENDI MUITO, E AINDA ESTOU EVOLUINDO...

Linkself: Na época em que o Made gravou o Massacre ouvia-se outras vozes além do vocal principal que era o Percy, após a tentativa de lançar este álbum você saiu da banda, houve algum tipo de intriga entre membros da banda nesta época entre o Massacre e a Paulicéia Desvairada?

Percy Weiss: TODA A SAÍDA DE UMA BANDA É RESULTADO DE DESACORDO INTERNO. NO CASO EM TELAS, NAO CONCORDEI COM A SUBSTITUIÇAO DE MEMBROS DA BANDA, SEM O MEU CONHECIMENTO. EU ACHO QUE LEALDADE FAZ PARTE DE UMA BANDA.

Linkself: Existe uma semelhança entre as letras de "Me Faça Sonhar... Venha Me Arranhar" do Made in Brazil e "Aves Noturnas" do Quarto Crescente. Que ligação tem estas músicas? O mesmo compositor, Plágio?

Percy Weiss: ERAM COMPOSIÇÕES, EM PARCERIA, QUE NA MINHA SAÍDA DO MADE,TIVERAM OUTRA LEITURA, O QUE NAO ME IMPEDIU DE GRAVAR MINHAS LETRAS COMO EU ACHAVA QUE ELAS DEVERIAM SER.

Linkself: Como foi cantar no Patrulha do Espaço nas duas formações em que você participou? Qual delas foi a mais marcante?

Percy Weiss: EU AMO A PATRULHA DO ESPAÇO, SEJA COM QUE FORMAÇAO FOR...

Linkself: Do rock clássico, ao hard e Heavy, como foi a sua entrada no Harppia?

Percy Weiss: NA BASE DE TUDO ESTÁ O ROCK E SUA EVOLUÇAO... GOSTO DE IR ADIANTE.

Linkself: É verdade que no álbum "Sete" do Harppia tem um enigma relacionado a um "Elemento 7" em suas letras? O que seria este enigma?

Percy Weiss: NAO ESTOU SABENDO DESTE PAPO, NAO ! E PELA 1ª VEZ VOU REVELAR DE ONDE TIREI A LETRA DO "SETE"... DO ESTUDO DE UM ANTROPÓLOGO INGLES, QUE EM PROSPECÇÕES NA BABILÔNIA, ESTUDOU UMA PLACA COM UMA ORAÇAO CONTRA DEMÔNIOS QUE PUDESSEM VIR A ASSOLAR O LAR. ESTE ESTUDO REVELA QUE ESSAS ORAÇÕES ERAM MUITO USADAS PARA AFASTAR OS DEMÔNIOS, DA MESMA FORMA QUE NA ROMA ANTIGA , DURANTE UM MÊS, NO CARNAVAL, SE INCENSAVA A CASA, RECITANDO AS ORAÇÕES, USANDO O GESTO DOS 2 DEDOS DA MAO ERGUIDOS, MUITO USADO NO HEAVY METAL DE HOJE. XÔ DEMÔNIO !

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Linkself: A música Salem já foi tocada em frente a uma igreja enquanto você era membro do Harppia, gostaríamos que você falasse um pouco desse episódio?

Percy Weiss: ISTO FOI MESMO INCRÍVEL! O HARPIA FOI TOCAR NUM COMÍCIO POLÍTICO (não vou nem dizer de quem, de vergonha!) EXATAMENTE, NA ESQUINA DA AV. EUROPA COM A AVENIDA BRASIL, ONDE FICA A BELÍSSIMA IGREJA DE N.S. DO BRASIL ! COMO NAO PODIA DEIXAR DE SER, TOCÁVAMOS "SALEM" QUANDO SAIU UM PADRE, TODO PARAMENTADO, COM UMA INCRÍVEL INDUMENTÁRIA ROXA, NA PORTA PRINCIPAL E FICOU LÁ, PARADO, ENQUANTO NUMA PEQUENA ALAMEDA LATERAL UMAS DEZ OU DOZE NOVIÇAS, TBÉM OBSERVAVAM...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Linkself: Pouco se fala por aí, mas você também já participou da banda Chave do Sol, e que a pouco tempo você soube que foi o primeiro vocal da banda?

Percy Weiss: É VERDADE... NUNCA ME TOQUEI DISTO !!! QUE EU ME LEMBRE, E EU NAO LEMBRO DE MUITA COISA, FUI CONTRATADO PARA CANTAR ALGUNS SHOWS, JÁ AGENDADOS PELA BANDA...SE SOUBESSE QUE ELES NAO TINHAM CANTOR, TALVEZ TIVESSE FICADO ! ERA UMA BANDA MUITO BOA !

Linkself: E quais são suas expectativas com a Percy's Band, algum disco, turnê ou música nova?

Percy Weiss: TENHO UM DISCO DE INÉDITAS, QUASE PRONTO, COM MEU PARCEIRO, UM GRANDE GUITARRISTA, CHAMADO THÉO GODINHO ( R.I.P.) E UM AO VIVO, COM RELEITURAS DO MADE, PATRULHA, HARPPIA E QUARTO CRESCENTE, ESTE SIM, COMPLETAMENTE PRONTO, MIXADO E MASTERIZADO, PARA LANÇAR. POR OUTRO LADO, TENHO UMA PRODUTORA, FAÇO SHOWS DE MUITOS ARTISTAS E NAO SOU LOJA DE DISCOS, PARA FICAR VENDENDO CD"S. SE ALGUÉM UM DIA SE INTERESSAR EM LANÇAR...

Linkself: Entre todas estas bandas, qual você acredita que mais se destacou ou fez mais parte de sua vida?

Percy Weiss: TODAS...

Linkself: A política aqui no Brasil não anda muito bem, inflação alta, muitas dívidas, e as tendências visíveis parece ser a decadência em todos os sentidos. Qual é a sua visão sobre a política e do povo brasileiro? Entre as bandas que você trabalhou a realidade do nosso país já foi colocada nas letras?

Percy Weiss: FIQUEI MUITO DECEPCIONADO NAS ULTIMAS ELEIÇÕES, E AGORA PROCURO FAZER MINHA PARTE. RARAS VEZES CANTEI SOBRE ISTO, E É UM ASSUNTO QUE EU NAO USO PARA COMPOR, E NEM MAIS COMPONHO DE UMA FORMA CONCEITUAL, DESISTI ! PREFIRO FALAR DA CONDIÇAO HUMANA ! SALVE ALBERT CAMUS !!!!

Linkself: Percy, os fãs e as pessoas que o seguem percebem que você tem uma grande paixão por animais, você colabora ou tem alguma organização que protege os animais contra injustiças humanas?

Percy Weiss: NAO CHEGUEI A ESTE PONTO, MAS CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE PODEM SE DEDICAR MAIS AO ANIMAIS, MAS, NAO MALTRATE UM ANIMAL PERTO DE MIM ! VOCÊ IRIA SE ARREPENDER...

Linkself: Você tem um dos grandes poetas da atualidade, Ferreira Gullar de alguma maneira em sua família e sabemos que você também compõe. Diretamente ou não, Gullar ou outra pessoa já colaborou com o seu trabalho em relação a composições?

Percy Weiss: GULLAR É IRMAO DA MINHA SOGRA, ESTOU CASADO COM LANA HÁ APENAS 8 ANOS. COMO GULLAR, EU SOU UM AUTODIDATA E FAÇO MEU TRABALHO SOZINHO.

Linkself: Percy, obrigado por ceder o seu tempo ao Linkself e não cansamos de dizer que é um prazer realizar esta entrevista e para finalizar gostaríamos que deixasse uma mensagem para os seus fãs e os músicos brasileiros que você influenciou conforme sua carreira.

Percy Weiss: COMO DISSE, LOGO NO INÍCIO, DEVO TUDO A ELES, OS PARCEIROS E AOS FAS, MAS PRINCIPALMENTE, A MUSICA, QUE ME DEU TUDO QUE EU PRECISO PARA VIVER ! AGRADEÇO AO ROCK E A REVOLUÇAO CULTURAL, QUE TRANSFORMOU A HUMANIDADE NOS ANOS 50,60 E 70 ! ACREDITEM... AS COISAS PODERIAM ESTAR MUITO PIORES !

BOA NOITE A TODOS, UM GRANDE ABRAÇO ! PERCY WEISS




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Made In Brazil"Todas as matérias sobre "Patrulha Do Espaco"Todas as matérias sobre "Quarto Crescente"


Ao vivo: álbuns clássicos que você deveria conhecerAo vivo
álbuns clássicos que você deveria conhecer

Made in Brazil: O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?Made in Brazil
O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?


Humor: Ser prog metal é mais que saber tocar em modo frígioHumor
Ser prog metal é mais que saber tocar em modo frígio

Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy MetalRolling Stone
As 10 melhores bandas de Heavy Metal


Sobre Samalio Vaz Batista

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280