Magnum: "Não imaginávamos estar na ativa ainda!"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edilson Luiz Piassentini, Fonte: Underground Newz
Enviar correções  |  Ver Acessos

Bob Catley é vocalista e um dos fundadores da banda Magnum, formada em 1972. Além de sua banda, Bob Catley lançou álbuns solos, e participa do grande projeto de metal opera Avantasia, de Tobias Sammet. Dono de uma voz poderosa e um carreira brilhante, a página Underground Newz teve a oportunidade de entrevistar Bob Catley, que nos falou sobre o mais novo álbum do Magnum, planos para o futuro, o Avantasia, e muito mais. Confiram!

AC/DC: Axl conta por que Angus vive correndo no palcoCoincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - OLÁ BOB, É UM PRAZER PODER FALAR CONTIGO. O NOVO ÁLBUM DA BANDA, ESCAPE FROM THE SHADOW GARDEN, MOSTRA QUE O MAGNUM MANTÉM A MESMA PEGADA DESDE O INÍCIO DA BANDA. QUAL O SEGREDO PARA MANTER UM NÍVEL TAO ELEVADO?

BOB CATLEY - Olá! Gravamos 18 álbuns até hoje, começando em 1978. Tony (guitarrista do Magnum) e eu viemos trabalhando consistentemente através desses álbuns, Sempre foi eu com minha voz e ele com seu violão, escrevendo cada canção. Temos mantido a base em todos os álbuns, então eu acho que os primeiros álbuns não estão muito longe do que fazemos agora. Nós mudamos um pouco ao longo dos anos, musicalmente eu diria que nós abrimos o leque para muito mais pessoas desde o álbum Storyteller's Night, mas o processo de Tony e eu em escrever as musicas permanece o mesmo durante todo este tempo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - COMO ESTÁ SENDO A REPERCUSSAO DO NOVO ÁLBUM POR PARTE DA MÍDIA E FAS? JÁ ESTAO EXCURSIONANDO PARA DIVULGAÇAO DO ÁLBUM?

BOB CATLEY - O último álbum está em toda a Europa, o maior feito de um álbum nosso desde os anos oitenta! As novas músicas foram os pontos altos das últimas turnês. Por isso é muito gratificante ter esse apoio dos fãs e da mídia, que está cada vez mais aumentando. E sim, nós nós estamos divulgando o álbum na Europa já nesse ano. Tudo começou com uma turnê pelo Reino Unido, em seguida, passamos por toda a Alemanha com o Saga, uma banda canadense, que caiu muito bem para a turnê, e nós adoraríamos fazer isso novamente no futuro. É ótimo porque há um grande número de fãs novos que vêm para nos ver, de todas as idades, que nunca nos viram antes, e que será a primeira vez deles.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - FALANDO EM ALTO NÍVEL, O QUE É MUITO NOTÓRIO É A SUA VOZ, QUE CONTINUA PERFEITA, OU DIGAMOS QUE ATÉ MELHOR QUE ANTES. COMO MANTER ESSE NÍVEL DE EXCELÊNCIA E QUAIS SAO AS SUAS INFLUENCIAS MUSICAL?

BOB CATLEY - Eu tive a sorte de trabalhar com Tony e outros produtores durante todos esses ans, mas Tony é o cara que me motiva e tira o melhor de mim. Então eu acho que minha voz melhorou ao longo do tempo por causa dessa relação de trabalho com Tony. Eu me esforço para estar entre os dez melhores cantores de rock da atualidade, e nunca vou parar de melhorar a minha técnica vocal, pois acho que a minha voz está mais forte do que nunca. Claro que também tem o amor pela música e as letras de Tony, o trabalho com a banda e a reação dos fãs quando estamos no palco, e misturando isso tudo, nos empurra para a frente e a emoção vem a tona na música!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

UNDERGROUND NEWZ - O MAGNUM INICIOU EM 1972. CHEGOU A IMAGINAR QUE A BANDA TERIA 40 ANOS DE ESTRADA E GRANDES ÁLBUNS LANÇADOS? COMO VOCÊ VÊ A EVOLUÇAO DA BANDA DESDE SUA CRIAÇAO ATÉ OS DIAS DE HOJE?

BOB CATLEY - Quando nós começamos na década de 70 não tínhamos idéia de que estaríamos na ativa ainda no século XXI! Na época, apenas estar em uma banda e curtir o que fazíamos era o suficiente. Como eu disse, fizemos nosso 18º álbum agora e eu não teria acreditado nisso se não fosse vocês nos apoiando por todos esses anos. A banda mudou musicalmente a partir da década de 70, tocando um pouco de prog. Na década de 80, a banda partiu um pouco mais para um rock comercial, o que tinha que acontecer, a fim de sobrevivermos, pois precisávamos chegar em mais pessoas com a música. E digo mais, nós fizemos alguns grandes álbuns naquela época como Wing's Of Heaven, Storyteller's Night and Vigilante. Todas as bandas evolui ao longo dos anos, e temos também. Pessoas diferentes entram para a banda e acrescentam muito com suas influências, e nós melhoramos nosso som por essas razões.

UNDERGROUND NEWZ - HOJE MUITOS VOCALISTAS SOAM MUITO PARECIDOS UM COM O OUTRO. VOCÊ TENTOU ENCONTRAR O SEU PRÓPRIO ESTILO VOCAL NO INÍCIO DE SUA CARREIRA?

BOB CATLEY - Eu comecei a cantar no final dos anos 60, e como todo vocalista, procurei imitar um ídolo como Elvis Presley principalmente, e, mais tarde Mick Jagger. Em seguida, na década de 70 virei um grande admirador da voz de Ronnie James Dio e Steve Perry do Journey. Mas desde então eu meio que defini a minha própria voz e estilo, e hoje eu penso que todas as minhas influencias estão comigo. As pessoas me dizem que eu tenho um estilo vocal diferente agora, e isso é bom de ouvir. Eu acho que você precisa ser original na sua forma de cantar, e eu gosto de me destacar na multidão, e eu espero que esteja fazendo isso!

UNDERGROUND NEWZ - VOCÊ TEVE UMA CARREIRA SOLO MUITO BOA, COM DISCOS MARAVILHOSOS. PARA O FUTURO, HÁ PLANOS PARA FAZER MAIS MATERIAL SOLO OU HOJE O MAGNUM É SEU ÚNICO PRINCIPAL FOCO?

BOB CATLEY - Eu fiz seis álbuns solo no final dos anos 90 a 2000, mas o Magnum estava fazendo muitos trabalhos, gravações e turnês, por isso tornou-se excessivo fazer as coisas sozinho. Hoje meu único foco agora é Magnum, eu não tenho qualquer outra coisa! Se eu continuasse com a carreira solo, eles iriam coincidir, e agora não é o momento de estar fazendo outras coisas, então o meu único pensamento para o futuro é o Magnum. O Avantasia é um caso a parte, mas ter um projeto solo e banda é algo totalmente fora da questão hoje.

UNDERGROUND NEWZ - É CLARO QUE NAO PODERIA DEIXAR DE MENCIONAR SUAS PARTICIPAÇÕES NO PROJETO DE TOBIAS SAMMET, O AVANTASIA. PODERIA NOS CONTAR UM POUCO SOBRE ESSA EXPERIENCIA, PARTICIPANDO DE ALGUNS ÁLBUNS E SHOWS? COMO SE SENTE EM SER CHAMADO PARA FAZER PARTE DE UM TIME DE GRANDES MÚSICOS?

BOB CATLEY - Começou com o contato de Tobias Sammet com minha assessora Annie, dizendo que era um fã do Magnum e perguntou se eu estaria interessado em cantar algumas de suas canções. Eu ouvi o que ele tinha escrito, adorei e disse "Sim! Vamos fazê-lo!" Eu fiz duas turnês mundiais com Avantasia, trabalhando com grandes pessoas talentosas. Nós nos damos muito bem, seja no palco ou no estúdio, e Tobias me faz lembrar de mim como há vinte anos atrás hahahaha, com seu humor e jeito de cantar. É um verdadeiro prazer e uma grande honra ser convidado para se juntar a todas essas pessoas e viajar pelo mundo, vivemos um grande momento.

UNDERGROUND NEWZ - TEM ALGUM TRABALHO FAVORITO DO AVANTASIA EM QUE VOCÊ FEZ PARTE? TERIA ALGUMA MÚSICA QUE ENCAIXARIA PERFEITAMENTE EM UM TRABALHO DO MAGNUM?

BOB CATLEY - As minhas favoritas até agora são Story ain't Over e The Great Mystery do álbum The Mystery Of Time. Eu amo essas duas músicas e elas encaixam incrivelmente bem no palco. Quanto a uma música do Avantasia encaixar em um show do Magnum, eu não sei. Elas brilham de forma diferente, eu não acho que deva misturá-las no mesmo show, mas eu amo os dois, e eles possuem grandes canções. Mas uma coisa eu digo, a forma de Tobi escrever musicas faz me lembrar o estilo que Tony escrevia no início da Magnum.

UNDERGROUND NEWZ - NO ANO DE 2013 TIVE O PRAZER DE VÊ-LO AO VIVO NA CIDADE DE SAO PAULO - BRASIL COM O AVANTASIA, E VI QUE VOCÊ CONTINUA CANTANDO COMO NUNCA. QUAIS LEMBRANÇAS TÊM DAQUELA NOITE?

BOB CATLEY - Sim, foi ótimo estar de volta em São Paulo com o Avantasia, e o publico como de costume estava brilhante! Muita emoção entre nós e eles, o que é bastante típico de fãs sul-americanos. Mais uma vez tivemos um ótimo tempo, fizemos um show de 3 horas e cada vez que vamos ao Brasil é a recepção fantástica. Estou ansioso para tocar em São Paulo novamente.

UNDERGROUND NEWZ - VOCÊ TAMBÉM PARTICIPOU RECENTEMENTE DO WACKEN 2014 COM O AVANTASIA. PARA VOCÊ, QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PUBLICO EUROPEU COM OS BRASILEIROS?E QUANTO AO MAGNUM, TEM PLANOS DE VIREM PARA O BRASIL?

BOB CATLEY - Tocamos no Wacken três vezes com Avantasia, e tocar para 100.000 pessoas é uma grande honra! O público se sensibiliza muito na Europa, o mesmo que ocorre na América do Sul, mas acho que na América do Sul a vantagem que tem é a emoção que o público tem pela música. Talvez por isso que na Europa seja um pouco mais calmo, porque eles vêem bandas com mais frequência, e no Brasil o nível de expectativa e recepção é muito maior. Um monte de fãs esperam em hotéis ou aeroportos, o que normalmente não acontece por aqui! Realmente isso é emocionante, e eu não acreditei na primeira vez que fui ai, foi demais.

Quanto ao Magnum, adoraríamos fazer uma turnê Brasil, mas nós somos uma banda mais de turnê europeia. Talvez um dia isso seja possível, pois sempre há esperança.

UNDERGROUND NEWZ - BOB FOI UMA HONRA PODER ENTREVISTÁ-LO. DEIXE UM RECADO PARA SEUS FAS E PARA NOSSOS LEITORES DO UNDERGROUND NEWZ!

BOB CATLEY - Olá a todos, e espero que vocês estejam curtindo o mais recente álbum Magnum. Tivemos grandes momentos quando gravamos o álbum e esperamos que vocês se divertam como nós nos divertimos com ele. Esperamos vê-los numa turnê ao redor do mundo. Paz e amor. Bob Catley.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Magnum"Todas as matérias sobre "Avantasia"


Michael Kiske: a importância de Sammet no seu retorno ao MetalMichael Kiske
A importância de Sammet no seu retorno ao Metal

Metal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuaisMetal/Hard
Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais


AC/DC: Axl conta por que Angus vive correndo no palcoAC/DC
Axl conta por que Angus vive correndo no palco

Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?Coincidências
Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?


Sobre Edilson Luiz Piassentini

Amante do metal desde os 13 anos de idade, fã indiscutível de King Diamond e Mercyful Fate, e também um grande apreciador das cervejas estilo Weiss e um dos editores do site Rock N'Breja! Rock e Cerveja, a combinação perfeita.

Mais matérias de Edilson Luiz Piassentini no Whiplash.Net.

adGoo336