Bandanos: Rock Elite entrevista o guitarrista Marcelo Papa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Do Nascimento, Fonte: Rock Elite
Enviar correções  |  Ver Acessos

Hoje, venho trazer para vocês uma entrevista realizada com o grande guitarrista Marcelo Papa da banda Bandanos! Banda que vêm trazendo toda uma qualidade com instrumentais bem trabalhados e agitação de início ao fim!

Lemmy: "Eddie Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"Iron Maiden: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rock Elite: Como vocês se conheceram, e quando decidiram formar a banda?

Marcelo Papa: Eu sou o único da formação "original", digamos assim. Comecei a banda junto com o Lobinho (ex- Point Of No Return), Ruy Fernando (Ex-No Violence), Franz (ex- War Inside) e Alessandro Soares (O Cumplice/NOALA). Éramos amigos de longa data e em uma conversa virtual no finado mIRC, resolvemos montar a banda, meio despretensiosamente. Fizemos os primeiros sons com essa formação. Mas a banda era um projeto de todos. Com o tempo ela foi ficando mais séria e as formações mudaram. Acho que a mais marcante aconteceu quando nos firmamos como quarteto, com o Cris assumindo o vocal, depois de ter tentado tocar baixo e o Bucho (Rot/Cruelface) assumiu o baixo. Essa formação durou 5 anos. Em 2010 o pessoal já estava meio sem pique de fazer shows, resolvemos dar um tempo e voltamos no começo de 2011 com a formação atual, que conta com Cris na voz, eu na guitarra, Lauro no baixo e Helder na batera. Desde então, compusemos material novo, gravamos e estamos tocando em tudo quanto é lugar por ai.

Rock Elite: De onde surgiu o nome "Bandanos"?

Marcelo Papa: Isso foi coisa do Ruy, nosso ex- vocal. Reza a lenda que existe um documentário sobre Skate e gangues de L.A. dos anos 80 com esse nome. Alimentamos essa lenda também , juntando com o fato de sermos todos muito fãs do Suicidal. No começo, a gente tocava com bandanas, camisa xadrez, meião até o joelho. Era bem engraçado, porquê em 2002 ninguém fazia isso. A gente chegava pra tocar nos picos e chocava o sistema. Mais engraçado ainda foi ver os mesmos caras que tiravam sarro, se vestindo igual uns anos depois, quando o revival crossover veio com tudo... hahaha.

Rock Elite: Quais são suas expectativas para 2014?

Marcelo Papa: Disco novo saindo do forno, pela Läjä Rex! Temos mais de 30 shows agendados e alguns pra anunciar até o meio do ano. Vamos rodar o Brasil todo, coisa que sempre tivemos vontade. Já fizemos duas tours fora. Uma de 10 dias no Chile, em 2008 e outra de 30 dias na Europa, em 2009. Mas te falo que rodar o Brasil é um sonho antigo nosso se realizando.Já conhecemos os costumes e culturas lá de fora, mas agora é a hora de conhecer um pouco mais sobre nós mesmos. Esse ano conseguimos conciliar tudo. A banda conta com pessoas na mesma sintonia e que estão afim de tocar em tudo quanto é lugar. Temos shows marcados por lugares onde nunca estivemos e isso muito empolgante! Espero um ano maravilhoso pra gente.

Rock Elite: O que vocês acham da Cena Independente Brasileira?

Marcelo Papa: Acho que temos músicas pra todos os gostos. Bandas surgindo por todos os lados e várias cenas independentes dentro do que chamamos de underground. O Bandanos sempre tocou em todas as cenas, desde que não fosse com gente preconceituosa, homofóbica e escrota, estamos dentro. Tocamos muito fora do estado e no interior Paulista e sempre nos deparamos com boas surpresas. Bandas ótimas que as vezes não conseguiram descer pra capital ou pro eixo Rio/São Paulo. Mas antes era bem pior. Os adventos facebook/ internet/ mídias virtuais, te facilitam o conhecimento. Claro que nem tudo é bom, mas eu sou daqueles que prefere uma banda tosca e sincera, do que uma banda boa e arrogante. No mais, sinto falta de zines por escrito, igual antigamente. Sempre fico feliz quando viajo pros shows e acho alguém vendendo ou dando zines com suas idéias.

Rock Elite: Como foi pra vocês tocarem com a banda Vitamin X da Holanda nesse ano de 2014?

Marcelo Papa: Fizemos dois shows com eles nessa ultima tour. Adoramos os caras. O Cris, nosso vocal, já era fan de longa data. Eu prestei mais a atenção na banda recentemente e confesso que virei fã! Não só pelo som, que é muito completo, mas pelos caras em si! Grandes figuras, com 16 anos de estrada e com muita história pra contar. Domingo agora (23/03), eles fizeram o ultimo show da tour aqui na livraria da esquina em SP.Eu não pude ficar no show, mas fiz questão de ir até a porta dar um abraço de despedida nos caras. É aquele tipo de banda que poderia voltar todos os anos, nunca seria demais. Um dos melhores shows de hardcore que podemos ver hoje em dia. Ano que vem voltaremos a Europa e já estamos combinando algo juntos por lá.

Rock Elite: Um recado a todos que acessam o Rock Elite e curtem a cena independente:

Marcelo Papa: Estamos na pista! Procurem por "Bandanos" no facebook, curtam nossa página e se mantenham informados sobre os shows e nossos lançamentos. Quem quiser agendar datas, só escrever no meu email: [email protected] ou me procurar no facebook por Marcelo Papa. É meio clichê falar isso, mas continuem colando nos shows, adquirindo material das bandas independentes. Vida virtual pode ser legal pra algumas coisas, mas sem contato pessoal, sem olhar as pessoas nos olhos, sem apoiar as bandas que as pessoas dizem amar, o underground se tornará cada vez mais mecânico.

Parabéns pelo site (rockelitemusica.tumblr.com)! Legal demais ver sangue novo e empolgado com a cena, mantendo a galera informada. Tem gente ai que só reclama e não escreve uma linha que preste, por isso valorizo vocês! Máximo respeito!

Escutem nosso novo som "NOVA ONDA DE VIOLÊNCIA"no Bandcamp e também conheçam mais a banda, lá tem tudo que lançamos:
http://bandanos.bandcamp.com/track/nova-onda-de-viol-ncia

Se liguem nas datas agendadas até agora pra 2014. Grande abraço e nos vemos nos shows!!

25/01 - Livraria da Esquina - São Paulo - SP
02/02 - Overground Skate Fest - Itapevi - SP
23/02 - Cactus Pub - Osasco - SP
15/03 - Ciles do Lavapés - Bragança Pta - SP
20/03 - Cid. Do Mundo - São Caetano - SP
29/03 - Perifest -CASA D-HERCI - São Mateus - SP
19/04 - Pünk na Páskoa - São Paulo- SP
29/04 - C/ CONQUEST FOR DEATH - São Paulo - SP
01/05 - Sub Pub - Jd. Ingá - Go
02/05 - Thrashcore Fest - Goiânia - Go
03/05 - Gregory Gourmet - Brazlândia - DF
04/05 - Serpentina Zero Grau - Brasília - DF
10/05 - Espaço Do Som - Itapetininga - SP
17/05 - Soco Na Fuça - São José dos Campos - SP
18/05 - Clash Club - São Paulo - SP
24/05 - Rock'N Várzea - Várzea Paulista - SP
25/05 -METAL FOR ALL - Salto - SP
31/05 - Zapata 339 - São Paulo- SP
07/06 - Ufscar- São Carlos - SP
14/06 - Cerv. R. Pretana - S. J. do Rio Preto - SP
15/06 - Pork'S Club - Araçatuba - SP
21/06 - Bauru - SP
28/06 - Sorocaba - SP
19/07 - Caveira Velha - Jandira - SP
26/07 - Joinville - SC
27/07 - Curitiba - PR
02/08 - Campo Grande - MS
15/08 - B.I.L - Canoas - RS
16/08 - Emb. Do Rock - São Leopoldo - RS
17/08 - Porto Alegre - RS
23/08 - Barra de São João - RJ
24/08 - Volta Redonda - RJ
26/09 - Macapá- AP
27/09 - Belém - PA
28/09 - Teresina - PI




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Bandanos"


Lemmy: Eddie Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!Lemmy
"Eddie Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"

Iron Maiden: Perguntas e respostas e curiosidades diversasIron Maiden
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Marcelo Do Nascimento

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor