Soulspell: Consultoria do Rock entrevista Heleno Vale
Por Thiago Reis
Fonte: Consultoria do Rock
Postado em 15 de março de 2011
Em uma entrevista prestada com exclusividade ao blog Consultoria do Rock, trazemos o responsável por um dos mais relevantes lançamentos de heavy metal no Brasil nos últimos anos. Trata-se de Heleno Vale, baterista e idealizador do projeto SOULSPELL METAL OPERA, que lançou em 2010 seu segundo álbum, "The Labyrinth of Truths", um disco recheado de participações especiais, mas que se sustenta na qualidade de suas composições.
CDR: Heleno, gostaria de saber quando surgiu seu interesse pelo Rock e quais foram as bandas que mais lhe chamaram a atenção.
HV: Meu interesse pelo metal começou mais ou menos em 1997, quando eu tinha uns 16 anos e todos meus melhores amigos escutavam IRON MAIDEN. Naquela época a única banda que me chamava a atenção era o IRON MAIDEN (risos). Porém, lógico que com o tempo muitas bandas começaram a chamar minha atenção, como BLIND GUARDIAN, SAVATAGE, SONATA ARCTICA, HELLOWEEN, GAMMA RAY, AVANTASIA, JUDAS PRIEST, YNGWIE MALMSTEEN, RHAPSODY, SEPULTURA, METALLICA, enfim, acabei gostando de muitas bandas de metal e também de muitas fora do metal.
CDR: Aproveitando o gancho das bandas, gostaria de saber quais são os bateristas que você admira e que servem de inspiração para você.
HV: Eu gosto de muitos bateristas, como por exemplo: Mike Terrana, Alex (MANÁ), Neil Peart, John Bonham, Nicko McBrain, Crazy Drummer, etc.
CDR: Falando agora do SOULSPELL, a turnê de divulgação do último álbum, "The Labirynth of Truths" foi muito bem sucedida em território nacional. Existem planos para levar o SOULSPELL para a Europa?
HV: Sim, temos planos para levar o SOULSPELL ainda em 2011 para fora do país. Não posso dar as datas ainda, pois não estão fechadas. Se não rolar pra 2011, com certeza tentaremos pra 2012.
CDR: Você pensa em gravar um DVD para registrar alguma futura turnê do projeto?
HV: Um DVD custa bastante caro, porém, claro que pensamos nisso e vamos tentar colocar em prática o quanto antes.
CDR: Os álbuns do SOULSPELL contam com grandes convidados. Como você chegou até alguns deles? Existe alguma história curiosa a respeito desses contatos? Até que ponto eles podem interferir nas composições?
HV: Todos os convidados do projeto podem interferir nas composições o quanto quiserem, desde que eu e o produtor Tito (Falaschi) aprovemos as mudanças. Há milhares de histórias interessantes sobre essa turma (risos), porém, algumas nem posso citar aqui. A maioria dos contatos é feito através da Internet, sempre com alguém fazendo um "meio de campo".
CDR: Uma iniciativa que vem chamando a atenção é o concurso "venha cantar no SOULSPELL". Conte-nos sobre como surgiu essa ideia.
HV: A ideia surgiu em 2008, se não me engano, e logo botamos em prática. Considero como uma ideia de sucesso, pois muitos talentos desconhecidos conseguiram aproveitar a oportunidade. A ideia com certeza surgiu como uma tentativa de ajudar novos talentos e de divulgar ainda mais o projeto.
CDR: Qual é a previsão de lançamento do próximo álbum? Será distribuído no exterior também?
HV: A previsão de lançamento do próximo álbum é para o final de 2011, porém, ainda não posso dar a data. Será distribuído com certeza pelo menos nos EUA, Japão, Europa e Brasil. Estamos tentando novos contratos e novas participações por enquanto.
CDR: Quem você pode adiantar que estará presente no terceiro ato? O cast já está totalmente fechado?
HV: Como novas participações temos confirmados Mike Vescera (ex-YNGWIE MALMSTEEN), Blaze Bayley (ex-IRON MAIDEN) e Tim Ripper Owens (ex-JUDAS PRIEST). O cast não está fechado. Temos muita coisa para divulgar ainda.
CDR: Você pensa em fazer uma prensagem limitada no formato vinil do próximo álbum? Como sabemos, existem vários colecionadores e o mercado do vinil está de volta após longos anos de hibernação.
HV: Já discuti essa ideia com algumas pessoas, porém, ainda não sei se vamos conseguir aprontar isso pra esse terceiro álbum.
CDR: Muito obrigado, Heleno, e muito sucesso para o SOULSPELL. Esse espaço é seu. Deixe uma mensagem para os leitores do blog Consultoria do Rock.
Agradeço imensamente pela oportunidade e pelo excelente trabalho do blog. O SOULSPELL deseja a todos um excelente ano de 2011 para o metal nacional. Vamos trabalhar com honestidade e intensidade! Nossos talentos estão espalhados por aqui e são inúmeros. Precisamos botar a cabeça no lugar, cada um de nós, desconhecidos, famosos, enfim, qualquer um de nós, parar de reclamar e começar a trabalhar mais. Obrigado a todos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
A única banda dos anos 60 que chegou ao topo antes, durante e depois dos Beatles
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão
Apps do Whiplash.Net para Android e IOS
A melhor música do Nirvana de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica

Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



