Treasure Land - Entrevista com o vocalista Jonas Hörnqvist

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Entrevista exclusiva feita com Jonas Hörnqvist (guitarrista e compositor da banda Treasure Land). Entrevista concedida a Mário Del Nunzio.

Iron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTVOs Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985

Whiplash / Eu diria que o Treasure Land é uma banda de metal progressivo/neoclássico com elementos de outros estilos musicais (Jazz, Música latina, etc). Como você descreve o som do Treasure Land e quais as suas prncipais influências?

Jonas Hörnqvist / Eu gosto de chamar o Treasure Land de "Hybrid Metal" , porque não somos apenas uma banda de Metal nem uma banda de Prog Metal , o problema é que as pessoas ainda não sabem o que é "Hybrid Metal". Então o jeito mais fácil é chamar o Treasure Land uma banda de Prog Metal. Eu sou um dos dois compositores do Treasure Land , o outro é meu irmão (o baterista) , então eu diria que música clássica (J.S. Bach , A. Vivaldi , N. Paganini , Mozart, Corelli , Handel ) e música latina. Muitas pessoas pensam que só porque vc escuta Metal você só escuta Metal mas , se só escutasse Metal ficaria cheio. Eu escuto Heavy Metal mas não o tempo todo , se você quer ter seu próprio som quando toca Metal , você tem que escutar outros estilos de música e não apenas Metal. Claro que é bom ser comparado com outras bandas como Symphony X ou Dream Theater , mas quando chegam os negócios , você quer que as pessoas reconheçam seu próprio som , não o de alguma outra pessoa. Meu irmão escuta de tudo que tenha melodia , que eu também acho uma das coisas mais importantes em música. Deixe-me colocar desse jeito , se você não tem melodias , o que você tem?

Whiplash / Como você compararia seus dois discos , "Questions" e "Gateway"? Qual o seu favorito e quais você acha que são as diferenças principais entre eles?

Jonas Hörnqvist / "Questions" é mais progressivo e "Gateway" é mais neo-clássico , com mais músicas do tipo que se pode cantar junto do que "Questions" tinha. O meu favorito? Eu gosto dos dois , "Questions" tinha músicas que realmente me deixavam ocupado ritmicamente enquanto "Gateway" tem mais solos e músicas mais rápidas. A maior diferença na minha opinião é que "Gateway" é mais comercial que o "Questions" , o que a nossa gravadora não pensa. Eles disseram que "Gateway" era só feito para músicos , não para não-músicos.

Whiplash / As suas músicas , ainda que tendo partes complexas têm muito boas melodias , do tipo que pode ser cantado junto. Qual você acha que é o ponto mais forte na sua música?

Jonas Hörnqvist / Melodias , sem dúvida. Eu e meu irmão sempre vamos para as melodias primeiro , e não para o quão técnico podemos tocar. Há tantas bandas por aí que são muito boas , mas eles não conseguem escrever melodias. Como um compositor você às vezes tem que parar e escutar o que uma música realmente precisa , eu adoro tocar rápido e coisas técnicas mas às vezes uma música não precisa isso. Esse é um dos pontos que eu melhoro quando escrevo junto com meu irmão , ele não liga pra quantos ritmos quebrados estão em uma música ou o quão rápida uma parte é , ele apenas vai com a figura principal da música. É fácil ser levado para esse lado quando você está escrevendo algo novo , então é bom ter alguém para parar quando a música fica muito complicada.

Whiplash / Suas letras falam de diferentes temas como o abuso de drogas , demônios , visões de Nostradamus , etc. Poderia você comentar algo sobre elas?

Jonas Hörnqvist / Nós usualmente não escrevemos letras sobre fantasia com coisas como dragões , arco-íris , nós tentamos ser mais realísticos. Coisas que todos nós podemos ver perto de nós ou ver nos noticiários na TV. Não estou dizendo que não gosto letras sobre fantasia , eu gosto delas também , Ronnie James Dio escreve letras muito boas sobre isso mas eu duvido que você irá ver algum dia esse tipo de letra em um CD do Treasure Land.

Whiplash / O Treasure Land teve alguns problemas com a formação : o vocalista Zenny Gram decidiu sair da banda e o tecladista Kaspar Dahlqvist ficou afastado da banda por algum tempo , mas agora voltou. O que realmente aconteceu? Essa formação é definitiva (ou pelo menos vai ficar junta por alguns discos)?

Jonas Hörnqvist / A verdadeira história é que Zenny [Gram , o vocalista ]foi mandado embora por desejos da Modern Music [Gravadora da banda ]porque eles disseram que não podíamos vender CD's com o Zenny como vocalista. Para mim isso era besteira , Zenny tinha uma voz mais exótica que o normal de um vocalista de Metal , eu sabia que havia alguns jornalistas que não gostaram do Zenny. Alguns desses chamados jornalistas disseram : "Treasure Land pode ficar grande se mandarem embora esse cantor chato" , muito maduro e profissional , realmente. Kaspar [Dahlqvist , o tecladista]deixou-nos por causa de toda merda que tínhamos que aguentar da Modern Music , prometeram a nós que faríamos turnês , ter camisetas , posters e outras coisas para merchandising como essas , e nós não tivemos nada disso , então eu não briguei com Kaspar quando ele saiu. De fato , fiquei feliz por ele quando conseguiu sair do contrato com a Modern Music. Quando ele escutou depois que nós também saímos do contrato ele voltou para a banda. Eu não tenho certeza se essa formação vai continuar , só o tempo pode dizer. Nós ainda somos uma banda completa com Jacob ainda na banda , mas nunca se sabe o que vai acontecer.

Whiplash / Vocês vão estar tocando num tributo ao Yngwie Malmsteen , certo? Que música vocês vão tocar? Quando ele vai ser lançado e que outras bandas estão tocando nele?

Jonas Hörnqvist / Nós gravamos "Icarus Dream Suite" , uma das mais belas músicas escritas por Yngwie. Eu acho que o CD vai ser lançado no começo de 1999. Algumas outras bandas no CD são Narnia , Freak Kitchen , Destiny (A antiga banda de Zenny [Gram , ex-vocalista do Treasure Land], ele voltou a tocar com eles) , Evergrey e algumas outras.

Whiplash / Sua influência clássica é bastante evidente em algumas músicas. Quais são seus compositores favoritos? Você , sendo um guitarrista e um apreciador de música clássica , acha que a guitarra pode ser unida a uma orquestra como um instrumento solista (como fez Yngwie Malmsteen no "Concerto Suite For Electric Guitar And Orchestra In E Flat Minor Opus 1 - Millenium")?

Jonas Hörnqvist / J.S. Bach e Antonio Vivaldi são meus compositores favoritos de todos os tempos , sou um grande fã de música barroca. Claro que eu também escuto G.F Handel, Corelli , alguns outros compositores não-barrocos que eu gosto são Niccolo Paganini , W.A. Mozart , L.W. Beethoven , F Liszt. Eu uma vez tive um sonho de fazer o que Yngwie fez com a orquestra , mas agora , como Yngwie já fez isso , qual o uso? Acho que vou ter que fazer com outro instrumento solo , que tal uma suite para concertina solo?

Whiplash / Como os seus discos estão vendendo? Quanto cada um vendeu aproximadamente? Esta mistura de prog metal com elementos de outros estilos está sendo bem aceita por fãs de metal mais "radicais"?

Jonas Hörnqvist / Eu realmente não sei como nossos CD's estão vendendo , nós teremos que esperar até 1999 , eu acho. Mas de acordo com a Modern Music não vendemos muitos CDs , não nos culpe , nós não somos responsáveis pela propaganda. Eles eram as pessoas com o dinheiro?! Nossos CDs têm sido bem recebidos muito bem por fãs de todos os gêneros , o que me deixa muito feliz. Eu recebi cartas de fãs de Heavy Metal , Prog Metal , Death Metal , Jazz-Rock , Pop. Todos os gêneros parecem gostar da música que fazemos. Há algumas pessoas que não gostam da gente , mas isso é normal , não se pode agradar a todos!

Whiplash / Quais os seus planos para o futuro com o Treasure Land? Quando está planejado para gravar/lançar um novo disco? Há planos para uma turnê?

Jonas Hörnqvist / Nós estamos escrevendo novas músicas que nós mandaremos para algumas gravadoras , eu estive em contato com 12-13 gravadoras que mostraram inreresse em assinar conosco , mas nós não queremos apressar nada agora , então estamos escolhendo calmamente que gravadora escolher. Algum tempo em 1999 o novo CD do Treasure Land deve estar saindo se tudo correr bem. Depois disso , esperamos fazer uma turnê.

Whiplash / A Suécia atualmente tem algumas muito boas bandas de Heavy Metal progressivo - melódico - tradicional , como Narnia , HammerFall , Mayadome , Tad Morose , Memento Mori , Nocturnal Rites e outras. Suécia também foi o lugar onde "nasceu" o Death Metal melódico , com bandas como At The Gates , Dark Tranquility e In Flames. O que você acha dessas bandas? O que você acha da cena metálica sueca atual?

Jonas Hörnqvist / Eu não escuto essas bandas de Dark - Death Metal , não é o meu estilo , então prefiro não falar. Mas eu gosto de escutar Narnia (amigos meus) , Tad Morose , Memento Mori , Mayadome (também amigos) e Locomotive Breath (ótima banda de Hard Rock liderada por Janne Stark , também um amigo meu). Mas no geral a cena metálica sueca é uma desgraça para o metal. Nós temos também bandas como Clawfinger e Hellacopter subindo as paradas aqui. O guitarrista do Hellacopters foi votado o melhor guitarrista de 1997 aqui. Ha ha , eu não tenho nem certeza se o cara pode afinar a sua guitarra. Você deve ser uma banda de festa-bebida-rock and roll em vez de ser um músico sério. Talvez nós subíssemos as paradas pop também aqui na Suécia se fôssemos uma banda de rock sem talento cujo único interesse fosse ficar bêbado.

Whiplash / Por favor , comente sobre esses guitarristas:

Whiplash / Yngwie Malmsteen?

Jonas Hörnqvist / O melhor guitarrista neo-clássico de todos os tempos. Ponto final.

Whiplash / John Petrucci (Dream Theater)?

Jonas Hörnqvist / Eu gosto das guitarras do "Images & Words". Ótima técnica e tempo.

Whiplash / Mike Romeo (Symphony X)?

Jonas Hörnqvist / Um dos melhores guitarristas de metal da década de 90. Uma pessoa bastante humilde para se falar com também.

Whiplash / Steve Morse?

Jonas Hörnqvist / Steve Morse e Al Di Meloa tem que ser os mais compactos guitarristas que existem.

Whiplash / Timo Tolkki (Stratovarius)?

Jonas Hörnqvist / Algumas coisas são ótimsa. Sinto falta de um vibrato , entretanto.

Whiplash / Jonas Hörnqvist?

Jonas Hörnqvist / Eu sou apenas um humilde e honesto pequeno guitarrista da Suécia que faz o que tem que ser feito na guitarra.

Whiplash / Se tem alguma coisa mais que você gostaria de dizer , o espaço é seu.

Jonas Hörnqvist / Primeiramente , obrigado pela entrevista. Obrigado a todos os fãs do Treasure Land que continuam comprando nossos CD's e mandando cartas para nós todo o tempo. Seja fiel e verdadeiro a você mesmo!!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Trasureland"


Iron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTVIron Maiden
Os fãs mais insuportáveis em lista da MTV

Os Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985Os Trapalhões
Uma homenagem ao Heavy Metal em 1985


adClioIL