Em 25/12/1984: Charles Gavin entrava nos Titãs
Por Marcelo de Andrade
Fonte: A vida até Parece uma Festa
Postado em 25 de dezembro de 2014
O ano de 1984 não poderia terminar da melhor maneira para os Titãs. Poucos meses antes, aqueles oito caras usando roupas coloridas e extravagantes, de penteados esquisitos e com coreografias , invadiram os lares brasileiros com "Sonífera Ilha".
Mas havia uma insatifação "desde os primórdios" da banda: o baterista, André Jung, não correspondia ao tipo de som que os músicos queriam. A solução foi encontrar um baterista mais "rock and roll".
As discussões sobre os rumos do conjunto, como por exemplo o repertório de discos, eram feitas por votos. Por 6 votos a um, os Titãs escolheram a demissão de André. O único voto a favor foi de Nando Reis.
Vários nomes foram lembrados para assumir as baquetas, entre eles o do Ex-baterista do Ira!, Charles Gavin.
O convite foi feito no dia 25 de dezembro de 1984. Branco Mello e Sérgio Britto telefonaram para o baterista, que na época tocava com o RPM.
Branco: "Nós vamos promover uma mudança nos Titãs. A gente está procurando um som mais pesado e não queremos mais o André como baterista. O cara é gente fina, mas é uma questão musical. Você topa?"
Por camaradagem ao colega de instrumento, Charles relutou um pouco e argumentava que André era um grande baterista.
Britto e Branco deixaram claro que se Charles não quisesse o posto, iriam convidar outro músico, pois a decisão já estava tomada.
"Então, serei eu mesmo", disse Charles.
Os Titãs ensairam com Charles, escondidos de André, por uma semana. A demissão do baterista foi em primeiro de Janeiro de 1985.
Charles não teve coragem de avisar ao RPM sobre sua saída. O baterista gostava de ensair com os caras, mas a banda não fazia shows, ao contrário dos Titãs, que estavam bombando.
Numa tarde, no começo de 1985, Paulo Ricardo liga a tv e assiste à uma matéria sobre um show dos Titãs em São Paulo e vê Charles como um dos integrantes.
O baixista ficou furioso. Ligou para a casa de Charles e seu irmão, César, teve que ouvir poucas e boas do cantor.
Apenas no dia seguinte, Charles telefonou para Paulo Ricardo e explicou suas razões. Já era tarde. Charles Gavin já era um Titã.
Fontes:
Titãs- A vida até parece uma festa,
A Ira de Nasi,
RPM - Revelações por Minuto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"


Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Titãs - a frase atual de 40 anos atrás em "Desordem"


