Stratovarius: a verdadeira origem do nome da banda
Por Bruno Rocha
Postado em 21 de novembro de 2016
Todos nós que acompanhamos a história do STRATOVARIUS sabemos como a banda assim foi batizada. O grupo finlandês foi fundado em 1984 sob o nome BLACK WATER e mudou o nome em 1985. A ideia veio do baterista fundador Tuomo Lassila, que mesclou o nome da famosa marca de violinos Stradivarius com o do modelo de guitarra Stratocaster, da Fender. Assim, o nome da banda passou a indicar as influências de seu som, um Heavy Metal com influências de música clássica. Mas a boa sacada de Lassila, todavia, não era original. O nome "Stratovarius" já havia sido moldado no início dos anos 70 por uma das mais inovadoras instituições musicais de todos os tempos.
O KRAFTWERK, sem sombra de dúvidas, é um dos grupos musicais mais influentes de toda a história. Se por acaso você comete o pecado por omissão de não conhecer o KRAFTWERK, te deixo aqui uma rápida explicação: o conjunto alemão ostenta tão-somente o título de criador da música eletrônica. E este é um título da mais alta patente, considerando o quanto esta faceta musical se espalhou a partir do fim dos anos 70, tanto independentemente como parasitando outros estilos musicais. Eles simplesmente criaram todos os equipamentos e desenvolveram todas as técnicas de música eletrônica que depois inundaram o mundo como dilúvio incessante desde o começo dos anos 80. No Pop, no Rock/Metal Industrial... Seja onde for. Até no Funk carioca. Onde quer que você ouça sons eletrônicos, tenha certeza que foi o KRAFTWERK quem inventou esses sons. Mas no comecinho da carreira da banda, o som deles era mais orientado para o Rock.
O Krautrock foi um movimento musical alemão que viveu seu auge no fim dos anos 60 e começo dos anos 70. As bandas do Krautrock faziam uma espécie de Rock Progressivo, mas com doses reforçadas de psicodelia à la PINK FLOYD, experimentações, viagens musicais e minimalismos. O segundo álbum do KRAFTWERK, autointitulado, o primeiro da banda com o nome pelo qual ficou conhecida, foi lançado em 1970 e é uma excelente amostra da sonoridade do Krautrock. A faixa nº 2 deste álbum se chama "Stratovarius", e a ideia do nome foi a mesma que Lassila teve ao batizar a banda de Power Metal: um híbrido de Stratocaster e Stradivarius. Confira o som viajado e altamente experimental da música "Stratovarius". Estes eram tempos anteriores aos quais o KRAFTWERK tomaria de assalto o mundo da música com suas criações eletrônicas.
Assim como os alemães nem sempre foram eletrônicos, os finlandeses nem sempre tiveram Timo Kotipelto nos vocais. Confira a música "Future Shock", faixa nº 1 do debut do STRATOVARIUS "Fright Night", de 1989. Aqui, os vocais estavam sob responsabilidade do fenômeno bipolar Timo Tolkki e a bateria era ocupada pelo fundador Tuomo Lassila. Estes eram tempos anteriores aos quais o STRATOVARIUS tomaria de assalto o mundo do Heavy Metal com suas músicas movidas a bumbos duplos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

Timo Kotipelto adoece e Stratovarius faz show instrumental no México
Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


