Censura no rock nacional: Como era nos anos 70 e 80
Por Daniel Accioly
Postado em 03 de setembro de 2015
Em pleno período de protestos onde volta e meia alguém menciona o retorno da ditadura militar como uma excelente solução, lembrei de como o rock foi tratado nesse período. Apesar de ser um gênero que como poucos sabe mixar irreverência, atitude e extravasamento, não era raro alguma obra ser parcialmente ou completamente vetada em sua versão original, exigindo adaptações ou mesmo a sua não-execução. Os motivos iam desde conteúdos dúbios com mensagens políticas ocultas, palavrões, trocadilhos e conteúdos que feriam a moral e os bons costumes vigentes. Separei alguns exemplos:
1 - Lobão e Os Ronaldos – "Teoria da relatividade"
Gravada em 1984, a música fez parte do LP "Ronaldo Foi Pra Guerra". No entanto, sua execução pública foi vetada. Tudo pelo fato da música contar a história de um triângulo amoroso. O Governo não achou muito salutar o conceito.
2 - Blitz – "Cruel, cruel esquizifrenético blues"
O despojamento da Blitz era algo fresquinho na música brasileira. Além das brincadeiras, alguns trocadilhos chocavam os mais conservadores, como essa canção, que faz marotos trocadilhos com a expressão "peru".
3 – Blitz - "Ela quer morar comigo na lua"
Mais uma vez a Blitz na jogada. Dessa vez, não se tem muita certeza do motivo do veto, apesar de haver a desconfiança de ser pela expressão "Ô ela diz que eu ando bundando". Por conta dos dois vetos, o LP matriz (que já havia sido prensado), teve as faixas riscadas manualmente pela banda. Quem tem essa relíquia tem o disco riscado e provavelmente escangalhou a agulha da vitrola tentando, em vão, ouvir as faixas.
4 – Titãs – "Bichos escrotos"
Apesar de ter sido lançada após o encerramento do período militar, a canção, contida no clássico Cabeça Dinossauro, tinha a palavra "fuder" ocultada nas execuções em rádio. Por mais contestadora que a música fosse, parecia que o povo, mesmo tratando-se do nicho alvo das bandas de rock, não podiam ouvir tal despudor.
5 – Raul Seixas – "Como vovó já dizia (Óculos Escuros)"
Aqui, falamos de um especialista em censura. O maluco beleza, ousado, fazia e depois via no que dava. A canção foi lançada em 1973 e foi a primeira canção dele a incomodar a censura, tendo dois versos considerados subversivos sendo substituídos: "quem não tem papel dá recado pelo muro" e "quem não tem presente se conforma com o futuro" foram trocados por "quem não tem filé come pão com osso duro" e "quem não tem visão bate a cara contra o muro".
A censura com o rock ainda existe?
Apesar de não vivermos mais em regime ditatorial, ainda podemos apontar alguns exemplos de censura. Apesar de expressar a real intenção do autor, palavrões na maior emissora do brasil estão vetados. Você pode encontrar lá bunda, violência e transgressões morais das mais variadas. Mas parece que palavrão é algo que a sociedade tradicional brasileira não tolera. Separei abaixo dois exemplos.
1 – Pitty – "Me adora"
Tendo a emissora a dinâmica de muita interatividade, com letras em tempo real, não rolou de expressar com liberdade a palavra "foda" no programa Esquenta, que pretende atingir uma camada da população que não deve estar acostumada com esses termos.
2 – Charlie Brown Jr. – "Papo reto"
Mais um exemplo onde a obra original precisou ser adaptada. Apesar de passar não fazer o menor sentido, o termo "Filho da puta, viadinho" foi substituído por "Filho da SUA, viadinho". Isso após Chorão jogar pra galera o trecho "intelecto de cu é rola:. Veja e confirme.
Como puderam perceber (espero), fui irônico em diversos trechos. Esses são apenas alguns exemplos. Conhece alguma que não está na lista? Mande nos comentários.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Vocalista do Korn relembra por que começou a usar seu tradicional agasalho da Adidas
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


