Gibson Flying V e Explorer: a gênese dos modelos "headbanger"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Claudinei José de Oliveira, Fonte: rollandorocha.blogspot
Enviar correções  |  Ver Acessos

Tornou-se uma espécie de tradição, principalmente após os anos 1980, os guitarristas de rock pesado, principalmente os de Heavy Metal e, particularmente, das vertentes extremas desse estilo, fazerem uso de modelos de guitarras angulosos. Tais modelos transmitem uma estética desafiadora ao espectador e isso, muito provavelmente, passou a pesar na escolha, sem contar o fato dos "eighties" vincularem o design anguloso, pontiagudo e de linhas retas à ideia de modernidade.

Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive BurrMetal sueco: site elege as dez melhores bandas da Suécia

Gibson Flying V
Gibson Flying V
Gibson Explorer
Gibson Explorer

A origem de tais modelos, no entanto, está muito longe dessa época e remonta ao final da década de 1950, quando a fabricante Gibson lançou os modelos "Flying V" e "Explorer".

Segundo consta, os dois modelos foram resposta a uma provocação do concorrente Leo Fender, o qual teria afirmado serem retrógrados os modelos das guitarras Gibson. De fato, tais modelos, como por exemplo, as "Les Paul" e as "SG" remetem ao formato das guitarras acústicas, ou violões.

Durante os anos 1960, a "Flying V" teve uma certa visibilidade, quando foi usada por Jimi Hendrix e pelo "bluesman" Albert King, porém, estava mesmo à frente de seu tempo. Assim, acabou entrando, juntamente com a "Explorer", em estado de dormência até a década de 1980.

Albert King
Albert King
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix

A partir daí, uma série de fabricantes puseram no mercado vários modelos claramente inspirado nos dois, os quais acabaram se tornando uma espécie de marca registrada do estilo "headbanger". As formas retilíneas, pontiagudas e angulares casaram perfeitamente com a sonoridade pesada do Heavy Metal e seus subestilos e, também, com a "poética" agressiva resultante das "ideologias" embasadoras do Metal Extremo, numa árida oposição à suavidade das curvas dos modelos convencionais. Uma questão de "postura" e "atitude", mesmo que, para tal, seja necessário, segundo as palavras de alguns músicos, sacrificar o conforto proporcionado pelos designs adequados ao corpo do guitarrista.

Guitarras com design Metal
Guitarras com design Metal



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Curiosidades

Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive BurrIron Maiden
A tragédia pessoal do baterista Clive Burr

Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-lasMulheres
10 músicas que ajudarão a conquistá-las

Kiko Loureiro: ele intimidou Chris Adler quando mostrou CD soloKiko Loureiro
Ele intimidou Chris Adler quando mostrou CD solo

Contra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay AreaContra Costa Times
Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Led Zeppelin: Page ignorou pedidos de Clinton e Obama por reuniãoLed Zeppelin
Page ignorou pedidos de Clinton e Obama por reunião

System Safadown: Viva a Bagaceira!System Safadown
Viva a Bagaceira!


Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock'n'roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336