Guns N' Roses: curiosidades sobre o hit "Sweet Child O'Mine"
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 06 de maio de 2015
Um dos grandes hits do rock, "Sweet Child O'Mine" traz a assinatura do Guns N' Roses em vários elementos: letras, riffs, solos, cozinha e nos característicos vocais de Axl Rose. Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa música:
-> "Sweet Child O'Mine" surgiu por acidente. Os integrantes do Guns N' Roses moravam juntos no meio da década de 1980. Há várias versões sobre o surgimento da canção, mas a mais comentada é que os guitarristas Slash e Izzy Stradlin, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler estavam na sala de estar quando Slash começou a tocar o lick de introdução, acompanhado posteriormente por Adler, que fez uma batida circense.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Stradlin pediu para que Slash tocasse a passagem novamente e começou, junto de McKagan, a trabalhar na base. Slash dizia que a sequência que dá início à música é um "exercício pessoal idiota". No andar de cima da casa, Axl Rose ouviu o ensaio e começou a compor a letra. No dia seguinte, começaram a pré-produção de "Sweet Child O'Mine".
-> Existe uma versão alternativa desse videoclipe, com imagens diferentes e a metragem inteiramente preta e branca, que não está disponível no YouTube - ao menos após buscas feitas no site em questão.
-> Quando a demo da música ainda estava sendo gravada, o produtor Spencer Proffer sugeriu uma parte adicional à música, pois ela se encerrava no solo do meio. Ele disse para os músicos pensarem em um "breakdown", momento em que a canção cai.
Os músicos aceitaram, mas não sabiam o que fazer. Axl Rose começou a dizer para si mesmo "Where do we go? Where do we go now?" ("Para onde vamos? Para onde vamos agora?") e Proffer indicou justamente esse verso como trecho da parte "breakdown".
-> "Sweet Child O'Mine" foi editada e encurtada para o videoclipe da MTV e estações de rádio, com cortes nos solos de guitarra, inclusive do tão famoso riff inicial. A faixa passou de 5min56seg para 4min20seg.
Isso gerou a ira dos membros do grupo, incluindo Axl Rose, que fez o seguinte comentário para a revista Rolling Stone em 1989: "Odiei a edição que fizeram na música. As estações de rádio me disseram que os vocais não seriam cortados, mas a minha parte preferida da canção era justamente os solos de guitarra. Não havia razão para que tivessem diminuido a música, exceto por quererem abrir mais espaço para os anúncios publicitários e com isso os proprietários das rádios faturarem mais dólares".
A lista completa de curiosidades sobre a música está disponível em:
http://www.igormiranda.com.br/2015/04/10-curiosidades-sobre-o-hit-sweet-child.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


