Centúrias: como surgiu a placa "No Posers"?
Por Ricardo Batalha
Fonte: ASE
Postado em 21 de agosto de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Durante uma apresentação do Centúrias no extinto Teatro Mambembe (SP), a 12 março de 1987, o fundador Paulão Thomaz (bateria, atual Baranga e Kamboja) usou um sinal de "proibido posers" nas peles de resposta dos bumbos gigantes de sua batera e o vocalista Nilton "Cachorrão" Zanelli passeou pelo palco com uma placa de trânsito como a de 'proibido estacionar' com a inscrição "proibido posers".
O grupo estava prestes a lançar o álbum "Ninja", em que pratica um Heavy Metal Tradicional/Speed, mas a intenção era criticar a "atitude poser" e não a música praticada pelas bandas de Glam Metal, o Hard Rock dos anos 80. "A placa 'no poser' foi criada para as bandas Glam, Glitter, mas o lance do poser é mais a atitude", diz Cachorrão.
A brincadeira acabou sendo ligada aos amigos do finado grupo Hard/Glam Proteus, que haviam tocado no Teatro Mambembe na semana anterior. O Proteus contava com o vocalista Ciro Bottini – apresentador de televisão, palestrante, locutor, empresário e vendedor do canal de TV Shoptime – e o guitarrista/professor Joe Moghrabi. "Os caras riram muito daquilo e entenderam. O show no Centro Cultural, que estava lotado, foi justamente com o Proteus. Foi o show dos Posers com os No Posers, mas aquilo foi legal! Todo o falatório serviu de marketing para a banda, ainda mais naquela rivalidade do Metal contra Hard Rock", explica Paulão Thomaz.
Como virou tradição, além da placa "No Poser", Nilton "Cachorrão" Zanelli chegou a apresentar outras nos shows – "No Emo", "No Tchu Tcha" –, ironizando e mostrando o lado bem-humorado da banda, que atualmente se encontra em fase de composição para o novo álbum de estúdio. O sucessor do single "Rompendo o Silêncio" (2013) será primeiro completo de inéditas com a nova formação: Nilton "Cachorrão" Zanelli (vocal), Ricardo Ravache (baixo), Roger Vilaplana (guitarra) e Júlio Príncipe (bateria).
Sites relacionados:
www.facebook.com/centuriasheavymetal
www.soundcloud.com/centurias
Shows e merchandising: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A música escrita na última hora que salvou o Kansas do fim das atividades
Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA

Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A música dos Ramones que reuniu integrantes de uma futura banda country
A origem do mascote do Motörhead segundo seu criador e segundo Lemmy Kilmister
O curioso significado científico do termo "Ouro de Tolo" que batiza hit de Raul Seixas


