Centúrias: como surgiu a placa "No Posers"?
Por Ricardo Batalha
Fonte: ASE
Postado em 21 de agosto de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Durante uma apresentação do Centúrias no extinto Teatro Mambembe (SP), a 12 março de 1987, o fundador Paulão Thomaz (bateria, atual Baranga e Kamboja) usou um sinal de "proibido posers" nas peles de resposta dos bumbos gigantes de sua batera e o vocalista Nilton "Cachorrão" Zanelli passeou pelo palco com uma placa de trânsito como a de 'proibido estacionar' com a inscrição "proibido posers".
O grupo estava prestes a lançar o álbum "Ninja", em que pratica um Heavy Metal Tradicional/Speed, mas a intenção era criticar a "atitude poser" e não a música praticada pelas bandas de Glam Metal, o Hard Rock dos anos 80. "A placa 'no poser' foi criada para as bandas Glam, Glitter, mas o lance do poser é mais a atitude", diz Cachorrão.
A brincadeira acabou sendo ligada aos amigos do finado grupo Hard/Glam Proteus, que haviam tocado no Teatro Mambembe na semana anterior. O Proteus contava com o vocalista Ciro Bottini – apresentador de televisão, palestrante, locutor, empresário e vendedor do canal de TV Shoptime – e o guitarrista/professor Joe Moghrabi. "Os caras riram muito daquilo e entenderam. O show no Centro Cultural, que estava lotado, foi justamente com o Proteus. Foi o show dos Posers com os No Posers, mas aquilo foi legal! Todo o falatório serviu de marketing para a banda, ainda mais naquela rivalidade do Metal contra Hard Rock", explica Paulão Thomaz.
Como virou tradição, além da placa "No Poser", Nilton "Cachorrão" Zanelli chegou a apresentar outras nos shows – "No Emo", "No Tchu Tcha" –, ironizando e mostrando o lado bem-humorado da banda, que atualmente se encontra em fase de composição para o novo álbum de estúdio. O sucessor do single "Rompendo o Silêncio" (2013) será primeiro completo de inéditas com a nova formação: Nilton "Cachorrão" Zanelli (vocal), Ricardo Ravache (baixo), Roger Vilaplana (guitarra) e Júlio Príncipe (bateria).
Sites relacionados:
www.facebook.com/centuriasheavymetal
www.soundcloud.com/centurias
Shows e merchandising: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Acidente de trânsito influenciou a criação de "Human", clássico do Death



A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


