Thin Lizzy & Sex Pistols: um conto de natal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: The Greedies Biography
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você não leu o título errado. O mais obscuro dos super grupos formados no Reino Unido juntou uma das bandas primordiais do Hard Rock, o THIN LIZZY (Irlanda), com um dos fundadores do Punk Rock, o SEX PISTOLS (Inglaterra). Tal fato se deu entre 1978 e 1979, época em que Phil Lynott, frontman do THIN LIZZY, construia sua fama de uma das mais influêntes figuras no rock, angariando amigos e admiradores do MOTÖRHEAD ao U2.

A popularidade do baixista / vocalista negro da banda irlandesa era tamanha que ele também se tornou conhecido e respeitado no nascente movimento punk, mantendo relações cordiais com bandas como HEAVY METAL KIDS, THE DAMNED, THE BOOMTOWN RATS, e, é claro, o SEX PISTOLS.

Parece que a única pessoa que conseguiu a inimizade de Lynott nesta época foi o fotógrafo estadunidense Ian Mark... mas isso é outra estória - clique no link abaixo para lê-la:
2221 acessosThin Lizzy: fotos inéditas com Gary Moore em 1977

Em fevereiro de 1978, surgiu a idéia de se juntar uma banda para tocar ao vivo, mas sem promotores de evento a tirar uma procentagem do cache dos artistas, chamada de THE GREEDIES; em português, "Os Gananciosos", ou, THE GREEDY BASTARDS, primeiro nome para o grupo, logo descartado. Um show agendado para esse mês em Londeres só ocorreria em Julho. O set list mesclava sons do THIN LIZZY (como Jailbreak," "Boys Are Back in Town," "Don't Believe a Word etc) e outros dos Pistols ("Black Leather," No One Is Innocent" etc) e até um cover de STEVIE WONDER ("Jesus Children of America")! Novos shows ocorreram em Dezembro de 1978 e um ano depois em 1979. Um característica da banda: a cada apresentação uma formação diferente!

Capa do único registro do THE GREEDIES: Scott Gorham, Brian Downey, Phil Lynott (do THIN LIZZY) com Steve Jones e Paul Cook (SEX PISTOLS)
Capa do único registro do THE GREEDIES: Scott Gorham, Brian Downey, Phil Lynott (do THIN LIZZY) com Steve Jones e Paul Cook (SEX PISTOLS)

No mesmo dezembro de 1979, o grupo entrou em estúdio para registrar sua única composição própria: uma música natalina que mesclava "Jingle Bells" com "We Wish You A Merry Christmas" num arranjo Hard Rock. O single de 7 polegadas resultante (com a mesma música dos dois lados) foi lançado apenas na Europa e sumiu das prateleiras em pouco tempo. O THE GREEDIES não durou muito após o disco começar a vender; não sem antes fazer algumas apresentações na televisão. Confira abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O clássico natalino do THIN LIZZY / SEX PISTOLS só saiu oficialmente em CD no de 2001, quando do lançamento da coletânea do Lizzy chamada "The Boys Are Back in Town". Desde então apareceram alguns discos piratas das quatro apresentações que o grupo fez (todas em Londres), mas com qualidade de gravação muito baixa.

O THE GREEDIES só existiu realmente durante os intervalos de turnês, gravações etc do THIN LIZZY e do SEX PISTOLS, nunca sendo uma prioridade para os membros destas bandas. Fizeram parte do THE GREEDIES:

- Gary Holton, falecido vocalista do HEAVY METAL KIDS,
- Gary Moore, falecido guitarrista do THIN LIZZY, SKID ROW, COLISSEUM II e artista solo,
- Jimmy Bain, ex-baixista do DIO, RAINBOW e WILD HORSES,
- Rat Scabies, baterista do THE DAMNED,
- Chris Spedding, guitarrista,
- Phil Lynott, falecido baixista / vocalista do THIN LIZZY,
- Scott Gorham, guitarrista do THIN LIZZY e ex- 21 GUNS,
- Brian Downey, baterista do THIN LIZZY,
- Bob Geldof, vocalista do BOOMTOWN RATS,
- Steve Jones, guitarrista do SEX PISTOLS, e
- Paul Cook, baterista do SEX PISTOLS.

Ainda que só tendo durado um ano, o projeto de Lynott junto ao movimento punk sempre será lembrado por Hard Rockers e Punks do mundo todo; principalmente nesta época de natal!!!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 25 de junho de 2016

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sex Pistols"

Em 02/02/1979Em 02/02/1979
Sid Vicious, do Sex Pistols, morre de overdose

Doc MartensDoc Martens
Rockstars mortos em propaganda de sapatos

SpinSpin
Revista elege as maiores baixarias da história do rock

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Natal"0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"0 acessosTodas as matérias sobre "Sex Pistols"

Heavy MetalHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

SlashSlash
"Não entendo a histeria sobre o Guns N' Roses"

Osama Bin LadenOsama Bin Laden
O que havia na sua coleção de cassetes?

5000 acessosDeep Purple: a contestada entrevista na Globo em 20065000 acessosJoão Gordo: Crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!5000 acessosSlipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saída5000 acessosNirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain3843 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico4566 acessosSteven Adler: é difícil para ele ver o Frank Ferrer tocar suas músicas

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online