Mad Max: inspirando W.A.S.P., Violator, Biohazard e outros
Por Willba Dissidente
Fonte: Comunidade Revista Metal
Postado em 21 de dezembro de 2011
Quando o então funcionário de hospital australiano George Miller resolveu fazer seu primeiro filme ele não poderia imaginar que este se tornaria o maior retorno financeiro da história do cinema.
O ano era 1978 e o filme chamava-se Mad Max. O sucesso proporcionou a Miller desenvolver uma carreia vitoriosa com seu estilo impar de direção que incluem blockbusters como "O óleo de Lorenzo", "Happy Feet", "Baby - O porquinho atrapalhado" etc. Em se tratando de rock pesado, entretanto, o âpice de diretor australiano foi a triologia "Mad Max".
Listamos abaixo algumas músicas de bandas de metal, que sairam na Comunidade Revista Metal, como tendo como fonte de inspiração o filme "Mad Max 2 - A Caçada Continua...", "The Road Warrior", no original; pelicula esta que tem feito a cabeça de headbangers no mundo todo por quase trinta anos.
As bandas estão organizadas por ano do lançamento do disco. Lembramos que ninguém pode conhecer tudo de um gênero musical, então, quem souber de mais músicas não deixe contribuir comentando aqui.
(1984) W.A.S.P. - Show no Mercy
Ainda que Blackie Lawless tenha feito alusão ao nome da banda no pré-refrão desta música, a letra falando de cidade e corpos que queimam, desordeiros e foras-da-lei das estradas na Terra Devastada e, principalmente, "soltar os selvagens cães de guerra para atacar", contém claras referências a visão de mundo de Lord Humongous, o lider dos vilões do Mad Max 2. Interessante notar que esse som era o número de abertura dos shows do W.A.S.P. em 1983. A música "Show No Mercy" saiu como lado do B do compacto de A.N.I.M.A.L. (F*ck like a beast) e depois de bônus no relançamento do homônimo disco da banda.
(2006) VIOLATOR - After Nuclear Devastation
Como faixa de encerramento de seu segundo, e até então melhor disco, o grupo de thrash metal, vindo de Brasília / DF, fez homenagem ao The Road Warrior da seguinte maneira: musicou as falas da introdução do filme em meio a um instrumental intenso e visceral, adicionou solos e refrão. O disco Chemical Assault fez o nome do VIOLATOR no mundo todo e o som After Nueclar Devastation com certeza é um dos responsáveis pela fama alcançada, aparecendo até no DVD ao vivo do grupo.
(2006) - SLIPPERY - We Seek the Vengeance
Para encerrar seu primeiro disco, o E.P. "Follow Your Dreams", a banda paulista de Campinas, de estilo Hard Rock / Heavy Metal, buscou uma canção de sua primeira fase (quando Fábio Hulk ainda era o vocalista). O som "We Seek The Vengeance" conta a versão dos seguidores de Humongous, com muitas explosões e corpos em chamas, contra aquele que foi amaldiçoado a pilotar para sempre seu carro numa estrada sem fim... Depois do E.P. a banda gravou um full-length com produção de Átila Ardanuy, guitarrista do ANJOS DA NOITE, que permanece inédito.
(2006) BIOHAZARD - New World Desorder
Oks, muitos vão se perguntar se essa banda deveria estar aqui, se eles são mais rap ou metal etc, mas se levando em consideração o número de fãs que eles têm e a letra que fala textualmente "Eu sou Humongous, senhor da terra devastada", a faixa-título do disco que faz um trocadilho com a "nova ordem mundial" ganhou seu espaço nessa lista.
(2009) STRIKER - Road Warrior
Seguindo a mesma linha dos seus conterrâneos do SKULL FIST, o STRIKER é uma banda canadense atual que preza pelo metal tradicional mais oitentista possível. A faixa-título e de abertura de seu primeiro E.P. fala de um herói que luta sozinhho em estradas cobertas de pó, com tiros passando rente a sua cabeça; lembra o personagem de Mel Gibson em um certo filme, ou não?
(2010) STEELWING - Roadkill (... or be killed)
Só de se olhar a capa do disco de estréia dos suecos já dá pra sacar que ela foi "inspirada" no Ford Falcon 1976 V8 que a personagem de Mel Gibson dirige nos dois primeiros Mad Max. Ao se ver então que o nome do referido disco é "Lord of the Wastland" (a Terra Devastada é o deserto australiano onde Max enfrenta os malfeitores) e a letra de sua faixa-título trata de um herói "que perdeu tudo que tinha ao rugir de um motor" e agora "enfrenta cães de guerra que vão à guerra por um tanque de combustivél" fica latente o quanto segundo filme de George Miller foi influente para o STEELWING.
(2011) FINAL SCREAM - Road Warrior
Fechando nossa lista, pelo momento, temos outra banda brasileira. Com nome que parece inspirado em canção do GRIM REAPER, a banda FINAL SCREAM (da capital de São Paulo) lançou esse ano seu E.P. de estréia com arte e faixa-título em homenagem ao filme Mad Max 2. Só uma curiosidade: a narração no começo da música na verdade foi tirada dos momentos finais do Mad Max 1.
Encerrando, quem quiser saber mais sobre os filmes Mad Max, deve acessar o site (não-oficial) mais completo sobre a triologia de George Miller (em inglês), que possui MUITO material sobre este épico da Terra Devastada:
Referências de programas de televisão, video games e bandas de outros gêneros musicais podem ser conferidos neste link (em inglês):
http://www.madmaxmovies.com/mad-max-references/index.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps