Mad Max: inspirando W.A.S.P., Violator, Biohazard e outros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: Comunidade Revista Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 


Quando o então funcionário de hospital australiano George Miller resolveu fazer seu primeiro filme ele não poderia imaginar que este se tornaria o maior retorno financeiro da história do cinema.
451 acessosChris Holmes: ex-guitarrista do W.A.S.P. lança vídeo de "T.F.M.F."5000 acessosContra-baixo: as melhores introduções do Heavy Metal

O ano era 1978 e o filme chamava-se Mad Max. O sucesso proporcionou a Miller desenvolver uma carreia vitoriosa com seu estilo impar de direção que incluem blockbusters como "O óleo de Lorenzo", "Happy Feet", "Baby - O porquinho atrapalhado" etc. Em se tratando de rock pesado, entretanto, o âpice de diretor australiano foi a triologia "Mad Max".

Listamos abaixo algumas músicas de bandas de metal, que sairam na Comunidade Revista Metal, como tendo como fonte de inspiração o filme "Mad Max 2 - A Caçada Continua...", "The Road Warrior", no original; pelicula esta que tem feito a cabeça de headbangers no mundo todo por quase trinta anos.

As bandas estão organizadas por ano do lançamento do disco. Lembramos que ninguém pode conhecer tudo de um gênero musical, então, quem souber de mais músicas não deixe contribuir comentando aqui.

(1984) W.A.S.P. - Show no Mercy

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ainda que Blackie Lawless tenha feito alusão ao nome da banda no pré-refrão desta música, a letra falando de cidade e corpos que queimam, desordeiros e foras-da-lei das estradas na Terra Devastada e, principalmente, "soltar os selvagens cães de guerra para atacar", contém claras referências a visão de mundo de Lord Humongous, o lider dos vilões do Mad Max 2. Interessante notar que esse som era o número de abertura dos shows do W.A.S.P. em 1983. A música "Show No Mercy" saiu como lado do B do compacto de A.N.I.M.A.L. (F*ck like a beast) e depois de bônus no relançamento do homônimo disco da banda.

(2006) VIOLATOR - After Nuclear Devastation

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Como faixa de encerramento de seu segundo, e até então melhor disco, o grupo de thrash metal, vindo de Brasília / DF, fez homenagem ao The Road Warrior da seguinte maneira: musicou as falas da introdução do filme em meio a um instrumental intenso e visceral, adicionou solos e refrão. O disco Chemical Assault fez o nome do VIOLATOR no mundo todo e o som After Nueclar Devastation com certeza é um dos responsáveis pela fama alcançada, aparecendo até no DVD ao vivo do grupo.

(2006) - SLIPPERY - We Seek the Vengeance

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Para encerrar seu primeiro disco, o E.P. "Follow Your Dreams", a banda paulista de Campinas, de estilo Hard Rock / Heavy Metal, buscou uma canção de sua primeira fase (quando Fábio Hulk ainda era o vocalista). O som "We Seek The Vengeance" conta a versão dos seguidores de Humongous, com muitas explosões e corpos em chamas, contra aquele que foi amaldiçoado a pilotar para sempre seu carro numa estrada sem fim... Depois do E.P. a banda gravou um full-length com produção de Átila Ardanuy, guitarrista do ANJOS DA NOITE, que permanece inédito.

(2006) BIOHAZARD - New World Desorder

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Oks, muitos vão se perguntar se essa banda deveria estar aqui, se eles são mais rap ou metal etc, mas se levando em consideração o número de fãs que eles têm e a letra que fala textualmente "Eu sou Humongous, senhor da terra devastada", a faixa-título do disco que faz um trocadilho com a "nova ordem mundial" ganhou seu espaço nessa lista.

(2009) STRIKER - Road Warrior

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Seguindo a mesma linha dos seus conterrâneos do SKULL FIST, o STRIKER é uma banda canadense atual que preza pelo metal tradicional mais oitentista possível. A faixa-título e de abertura de seu primeiro E.P. fala de um herói que luta sozinhho em estradas cobertas de pó, com tiros passando rente a sua cabeça; lembra o personagem de Mel Gibson em um certo filme, ou não?

(2010) STEELWING - Roadkill (... or be killed)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Só de se olhar a capa do disco de estréia dos suecos já dá pra sacar que ela foi "inspirada" no Ford Falcon 1976 V8 que a personagem de Mel Gibson dirige nos dois primeiros Mad Max. Ao se ver então que o nome do referido disco é "Lord of the Wastland" (a Terra Devastada é o deserto australiano onde Max enfrenta os malfeitores) e a letra de sua faixa-título trata de um herói "que perdeu tudo que tinha ao rugir de um motor" e agora "enfrenta cães de guerra que vão à guerra por um tanque de combustivél" fica latente o quanto segundo filme de George Miller foi influente para o STEELWING.

(2011) FINAL SCREAM - Road Warrior

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Fechando nossa lista, pelo momento, temos outra banda brasileira. Com nome que parece inspirado em canção do GRIM REAPER, a banda FINAL SCREAM (da capital de São Paulo) lançou esse ano seu E.P. de estréia com arte e faixa-título em homenagem ao filme Mad Max 2. Só uma curiosidade: a narração no começo da música na verdade foi tirada dos momentos finais do Mad Max 1.

Encerrando, quem quiser saber mais sobre os filmes Mad Max, deve acessar o site (não-oficial) mais completo sobre a triologia de George Miller (em inglês), que possui MUITO material sobre este épico da Terra Devastada:

http://www.madmaxmovies.com/

Referências de programas de televisão, video games e bandas de outros gêneros musicais podem ser conferidos neste link (em inglês):

http://www.madmaxmovies.com/mad-max-references/index.html...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 22 de dezembro de 2011
Post de 07 de fevereiro de 2016

451 acessosChris Holmes: ex-guitarrista do W.A.S.P. lança vídeo de "T.F.M.F."600 acessosWASP: banda cancela shows para focar em novo disco526 acessosW.A.S.P.: "Crimson Idol" será relançado com filme inédito0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "W.A.S.P."

Propriedade privadaPropriedade privada
5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"

Temperatura MáximaTemperatura Máxima
Músicas ideais para a "Hora H"

20072007
15 discos de rock/metal que completam 10 anos de lançamento

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "W.A.S.P."0 acessosTodas as matérias sobre "Violator"0 acessosTodas as matérias sobre "Biohazard"

Contra-baixoContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

Black SabbathBlack Sabbath
Mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward

SlipknotSlipknot
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você

5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)5000 acessosO Whiplash.Net protege algumas bandas e prejudica outras?5000 acessosSteven Tyler: "nunca esquecerei a audição para o Zeppelin"5000 acessosSeparados no nascimento: James Hetfield e Miguel Falabella5000 acessosBill Ward: a receita para sobreviver no ramo da música5000 acessosKiss: o Brasil acreditava que a banda matava pintinhos nos shows

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online