RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO grande amor de Renato Russo que durou pouco mas marcou sua vida para sempre

imagemMax Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos

imagemRamones: C.J. conta que Johnny se recusou a visitar Joey em seu leito de morte

imagemSite chileno cita data do Iron Maiden no país e medalhões como possíveis bandas de abertura

imagemA icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda

imagemAngra anuncia sua turnê "The Best Of 30 Years" com setlist renovado

imagemA inesperada opinião de Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) sobre o rock progressivo

imagemZakk Wylde tira o corpo fora ao ser questionado sobre cancelamento de shows do Pantera

imagemO clássico da banda Evanescence que a vocalista Amy Lee odiava

imagemOzzy Osbourne aparece em público pela primeira vez após anunciar aposentadoria das turnês

imagemThiago Bianchi explica sucessão de problemas durante show de Paul Di'Anno

imagemA inesperada banda brasileira que não sai dos ouvidos de Jeff Scott Soto

imagemMustaine tentou fazer hit radiofônico e acabou escrevendo a "música mais idiota" do Megadeth

imagemManowar no Brasil? Banda posta bandeira brasileira e fãs ficam empolgados

imagemEric Clapton: Conheça o guitarrista que ele chamou de "o melhor do mundo"


Stamp

Judas Priest: quando a banda chegou ao topo com o álbum "Screaming for Vengeance"

Resenha - Screaming for Vengeance - Judas Priest

Por Tchelo Emerson
Postado em 07 de dezembro de 2022

O canal Metal Musikast no Youtube está revisitando toda a discografia do Judas Priest. A série JUDAS PRIEST - DISCOGRAFIA COMENTADA terá um total de 18 vídeos com resenhas detalhadas. São muitas informações e curiosidades sobre cada um dos álbuns de estúdio da banda britânica

Neste ano, a banda Judas Priest tem alguns motivos para comemorar. Além de completar 50 anos de atividade, os ingleses foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame, oportunidade em que convidaram os ex-membros K.K. Downing (guitarrista e um dos fundadores da banda) e Les Binks (bateria) para uma festejada participação no evento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As celebrações continuam na estrada, já que o Judas Priest está em turnê mundial que passa pelo Brasil, com participação na primeira edição do KNOTFEST em 18 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e no dia 15 do mesmo mês na casa de espetáculos VIBRA, também na capital paulista.

No oitavo vídeo da série há uma resenha completa do álbum "Screaming for Vengeance".

Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.

O álbum "Screaming for Vengeance" foi gravado entre os meses de janeiro e maio de 1982 e lançado no dia 17 de julho do mesmo ano. A banda retornou ao Ibiza Sound Studios, na Espanha, onde já haviam gravado o álbum anterior, "Point of Entry".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A sonoridade do novo álbum havia mudado em relação ao antecessor. Se antes o Judas Priest teve a intenção de compor um disco mais leve, com produção limpa e sonoridade mais simples, tudo para tentar alcançar altas posições no mercado "mainstream", agora a banda voltou a uma sonoridade mais agressiva, rápida e distorcida, pelo menos na sequência inicial de faixas e na música título.

Desde o início isso já pode ser percebido com a introdução "The Hellion", uma das mais conhecidas de toda a história do heavy metal. K.K Downing já afirmou que a banda pensou em fazer uma música completa a partir deste tema de guitarras, mas resolveram deixar mesmo como uma introdução.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida vem "Eletric Eye", uma das músicas mais aclamadas de todo o repertório da banda. Heavy metal tradicional britânico com letra sobre invasão de privacidade. Tornou-se um clássico do gênero.

A banda já mostrava que tinha repertório para competir com as revelações que surgiam no cenário da música pesada mundial. Se pegarmos apenas alguns expoentes do movimento cultural e social conhecido como "New Wave of British Heavy Metal" (Nova Onda do Heavy Metal Britânica), veremos que o Iron Maiden havia lançado um de seus discos mais expressivos, "The Number of the Beast", em março de 1982; O Saxon já acumulava pelo menos três discos que se tornaram clássicos ("Wheels of Steel", "Strong Arm of the Law", "Denim and Leather"); e o Def Leppard ainda tocava um som mais ligado à música pesada britânica da época, com os dois primeiros álbuns, "ON Through the Night" e "High and Dry").

As novas bandas queriam ocupar o espaço que era do Judas Priest no mercado da música pesada, e Rob Halford e cia. mostraram que ainda estavam no jogo. "Riding on the Wind" foi uma ótima demonstração de metal britânico, anunciando que o pop metal que caracterizou o álbum anterior não tinha vez naquele momento. A letra é um manifesto pró liberdade.

"Bloodstone" é introduzida por riffs matadores de guitarra e a letra se refere à corrupção do planeta Terra.

Depois dessa sequência impactante, a banda cede espaço para uma composição mais comercial, "(Take These) Chains,, com linha vocal mais melódica e arranjos voltados à conquista de espaço no circuito de rádios dos Estados Unidos, que tinha um alcance imenso na época. Para tornar o som mais agradável às rádios, a gravadora CBS/Columbia contou com os serviços de um compositor profissional: Bob Halligan Jr. Foi um dos singles do disco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A blueseira "Pain and Pleasure" mantém a pegada comercial iniciada na faixa anterior, embora tenha um ritmo mais cadenciado.

A faixa título irrompe nos falantes com um ataque agressivo, rápido, com riffs marcantes. a música esbanja técnica, mas não deixa cair a vibe de heavy metal tradicional britânico visceral.

A ideia que deu título ao disco foi dada por Rob Halford, que já queria fazer algo com a palavra "VEngeance", mas quando viu a capa pronta, com a águia em posição de ataque, combinou as palavras "Screaming for Vengeance".

Por falar na capa, trata-se de uma arte produzida pelo artista gráfico Doug Johnson, que foi contratado especificamente para produzir a arte para o disco. A águia estilizada (batizada de "Hellion") acabou se tornando um ícone da banda, perdendo em popularidade apenas, talvez, para a capa do "British Steel".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Até que chega a música que levou o Judas Priest para o "mianstream": "You´ve got another Thing Coming". Curiosamente, a música não foi gravada nas sessões de estúdio em Ibiza. Quando a banda foi para a Flórida mixar o álbum com o produtor Tom Allom nos estúdios Bee Jay Recording Studios e BAyshore Recording Studios, a gravadora ainda pedia uma música para completar o "tracklist". Os músicos voltaram a tocar algumas partes de músicas que eles tinham trabalhado e concluíram a música que se tornou um grande hit nas rádios dos Estados Unidos. Foi o primeiro single.

"Fever" e "Devil´s Child" encerram o "tracklist" do álbum mantendo a qualidade do trabalho como um todo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco "Screaming for Vengeance" foi um sucesso, alcançando a posição 17 na Billboard americana e a 11ª colocação nos charts do Reino Unido. Em 4 meses foi certificado como Disco de Ouro e em 6 meses alcançou a marca de Disco de Platina, com mais de 5 milhões de cópias vendidas.

A resenha completa pode ser assistida no player de vídeo a seguir.

O vídeo é o oitavo da série chamada "JUDAS PRIEST. - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda britânica, que é considerada por muitos a precursora do próprio heavy metal.

METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Exilio Angel


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal