Ayreon: The Final Experiment é sem dúvida uma Rock Opera deveras interessante
Resenha - Final Experiment - Ayreon
Por Michel Sales
Postado em 08 de julho de 2020
A Europa possui um legado literário milenar, onde cada país acentua sua cultura temporal, referindo características e conceitos específicos, também fabulosos sobre costumes, política, economia, crenças, bruxaria, magia, o universo e outros assuntos, ou seja, esse vasto leque de qualidade literária quando disperso na cabeça do europeu só o deixa fortalecido de conhecimentos, agregando também virtudes e experienciais diferenciadas, propiciando, sobretudo, imaginação e perspicácia para criar e recriar situações do passado, presente e futuro, resumindo a literatura com a música, por exemplo.
E assim, as histórias da música e também da pintura referem o vai e vem do tempo. Mas somente a música compartilha de elementos sonoros que reviram tua cabeça e teu espirito, te deixando estático numa viagem universal. Então, reluzindo ocasiões distintas, de forma ficcional, sob o flerte da literatura e da música, surge na Terra um cara que realmente parece viajar no tempo, o holandês Arjen Lucassen. Mas seria Lucasen um ser humano real ou talvez um alienígena interferindo na vida dos terráqueos com sua inteligência sobrenatural?
No mais, o importante desse enredo é que no ano de 1995 o multi-instrumentista Arjen Lucassen inaugurou o projeto #Ayreon, lançando a Rock Opera Progressiva - ‘The Final Experiment’, disco de mais de 70 minutos que conta a história do personagem Ayreon, um menestrel cego que viveu na Bretanha do século VI (d.C), replicando visões do futuro sobre a destruição da Terra pela humanidade.
O vidente subsiste no ano de 2084, mas foi enviado por cientistas para transmitir mensagens especificas ao povo da ilha de Avalon. Nas canções, o cego sinaliza a todos que causas diversas provocadas pelo homem vão acabar com a Terra e que sua presença no passado é uma esperança para adverti-los de um destino trágico.
No Ato I do disco, o menestrel viaja cantando canções sobre guerras, desastres naturais e tecnologia computadorizada, histórias que assustam os aldeões. E logo sendo expulso da cidade, no Ato II, Ayreon vai até o castelo do rei Artur e dentro da corte o cego canta sobre suas visões. Porém, o enciumado Merlin verifica suas habilidades e atrita com o menestrel, o categorizando de farsante, esse é o Ato III. Mas Merlin, então no Ato IV, amaldiçoa o cego, porém o mago toma ciência de seu erro, prevendo que a mensagem chegará à mente de outro menestrel que vive no final do século XX (d.C).
The Final Experiment é sem dúvida uma Rock Opera deveras interessante de apreciar seu desenrolar literário e musical. O disco contou com a participação de treze cantores e sete músicos. Vale ressaltar que em toda a discografia do genial Arjen Lucasse, o multi-instrumentista inventa e reescreve situações diversas, sobretudo, replicado referências sonoras de bandas consagradas, além de trilhas sonoras de filmes impactantes e da música folclórica e clássica. Sendo assim, aprecie com carinho este trabalho que comumente trilha fora da curva do gosto habitual de muitos fãs de Rock/Metal, mas saiba que Arjen Lucassen é um verdadeiro ‘Alien’ Lucassen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


