Ayreon: The Final Experiment é sem dúvida uma Rock Opera deveras interessante
Resenha - Final Experiment - Ayreon
Por Michel Sales
Postado em 08 de julho de 2020
A Europa possui um legado literário milenar, onde cada país acentua sua cultura temporal, referindo características e conceitos específicos, também fabulosos sobre costumes, política, economia, crenças, bruxaria, magia, o universo e outros assuntos, ou seja, esse vasto leque de qualidade literária quando disperso na cabeça do europeu só o deixa fortalecido de conhecimentos, agregando também virtudes e experienciais diferenciadas, propiciando, sobretudo, imaginação e perspicácia para criar e recriar situações do passado, presente e futuro, resumindo a literatura com a música, por exemplo.
E assim, as histórias da música e também da pintura referem o vai e vem do tempo. Mas somente a música compartilha de elementos sonoros que reviram tua cabeça e teu espirito, te deixando estático numa viagem universal. Então, reluzindo ocasiões distintas, de forma ficcional, sob o flerte da literatura e da música, surge na Terra um cara que realmente parece viajar no tempo, o holandês Arjen Lucassen. Mas seria Lucasen um ser humano real ou talvez um alienígena interferindo na vida dos terráqueos com sua inteligência sobrenatural?
No mais, o importante desse enredo é que no ano de 1995 o multi-instrumentista Arjen Lucassen inaugurou o projeto #Ayreon, lançando a Rock Opera Progressiva - ‘The Final Experiment’, disco de mais de 70 minutos que conta a história do personagem Ayreon, um menestrel cego que viveu na Bretanha do século VI (d.C), replicando visões do futuro sobre a destruição da Terra pela humanidade.
O vidente subsiste no ano de 2084, mas foi enviado por cientistas para transmitir mensagens especificas ao povo da ilha de Avalon. Nas canções, o cego sinaliza a todos que causas diversas provocadas pelo homem vão acabar com a Terra e que sua presença no passado é uma esperança para adverti-los de um destino trágico.
No Ato I do disco, o menestrel viaja cantando canções sobre guerras, desastres naturais e tecnologia computadorizada, histórias que assustam os aldeões. E logo sendo expulso da cidade, no Ato II, Ayreon vai até o castelo do rei Artur e dentro da corte o cego canta sobre suas visões. Porém, o enciumado Merlin verifica suas habilidades e atrita com o menestrel, o categorizando de farsante, esse é o Ato III. Mas Merlin, então no Ato IV, amaldiçoa o cego, porém o mago toma ciência de seu erro, prevendo que a mensagem chegará à mente de outro menestrel que vive no final do século XX (d.C).
The Final Experiment é sem dúvida uma Rock Opera deveras interessante de apreciar seu desenrolar literário e musical. O disco contou com a participação de treze cantores e sete músicos. Vale ressaltar que em toda a discografia do genial Arjen Lucasse, o multi-instrumentista inventa e reescreve situações diversas, sobretudo, replicado referências sonoras de bandas consagradas, além de trilhas sonoras de filmes impactantes e da música folclórica e clássica. Sendo assim, aprecie com carinho este trabalho que comumente trilha fora da curva do gosto habitual de muitos fãs de Rock/Metal, mas saiba que Arjen Lucassen é um verdadeiro ‘Alien’ Lucassen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


