Warrant: banda mostra que está mais viva do que nunca
Resenha - Louder Harder Faster - Warrant
Por Jorge Mezzomo Neto
Postado em 31 de dezembro de 2017
Para quem não trabalha exatamente com música, fazer contribuições ao Whiplash.net, como resenhas críticas, mais do que uma satisfação, é compartilhar uma percepção muito negativa ou positiva sobre um evento ou algum. Neste caso é a segunda opção.
Em meio a uma decadência de todo o gênero, dividir com os poucos que ainda escutam o mesmo tipo de som que você uma opinião positiva sobre um determinado álbum deixa de ser tão apenas uma satisfação, mas um dever.
O Warrant foi uma banda que surgiu ainda nos anos 80, em meio a um número impressionante de bandas de hard rock nos Estados Unidos. Ainda que tenha feito algum sucesso entre o fim dessa década e o início dos anos 90, passou longe do impacto causado por bandas do mesmo gênero, como Guns N' Roses, Bon Jovi, ou mesmo, o Motley Crue.
Em comum a todas elas, apenas, a decadência, especialmente a partir da metade dos anos 90. Isso fez com que muitas delas optassem por migrar a sua sonoridade para outros estilos como o próprio Bon Jovi, que adotou um som (e visual) bem mais comercial e aceitável pelo grande público, o Skid Row que, após a saída de Sebastian Bach, optou por um som pautado no hardcore (vide Revolutions per Minute), entre tantas outras. Isso sem contar naquelas que caíram no ostracismo, perderam ou mudaram integrantes, ou mesmo, acabaram se dissolvendo.
O Warrant foi uma banda que mudou bastante a sua sonoridade. É difícil dizer se alguém que associe a banda a clássicos do calibre de Uncle Tom’s Cabin, Cherry Pie, entre tantas outras, consiga dizer que se trata da mesma banda ouvindo a nova fase. Não apenas depois da saída do lendário Jani Lane, que mais tarde viria a falecer, mas, fundamentalmente, pela diferença na produção. O som está mais cru e, até certo ponto, menos pesado que no passado. E parece que a decisão foi acertada.
Louder Harder Faster, assim como seu antecessor Rockahollic – ambos com o excelente (e desconhecido) Robert Mason nos vocais -, traz o Warrant com uma roupagem mais setentista, após o insosso Born Again, único álbum com o vocalista James St. James. A faixa-título, primeira do álbum, já mostra essa cara. A seguinte, Devil Dancer, uma das melhores do álbum, segue a mesma linha, apresentando um refrão forte e marcante. Importante destacar o trabalho dos demais integrantes, em especial dos guitarristas – sempre competentes no Warrant – mostrando muito talento em compor hits e sendo determinantes nos backing vocals. Todas as composições, a propósito, são impecáveis no quesito melodia. Perfect, com um baixo marcado e lembrando por alguns momentos bandas como Foreigner, é mais um exemplo dessa nova cara do Warrant. Only Broken Heart é outro ponto forte do CD. É impressionante como o talento do vocalista Robert Mason consegue se destacar em todas as fases do álbum. Até mesmo nas menos inspiradas, como a balada U in My Life, que nem de longe chega perto de hits como Sometimes She Cries e Heaven, ele consegue cair de produção.
Music Man começa em tom de balada, mas volta ao ritmo do início do álbum no decorrer da música. Pode até agradar outros ouvintes, mas não foi o meu caso. Faded, por sua vez, é talvez a melhor música do álbum. É triste que o Hard Rock esteja tão em baixa atualmente. Fosse nos anos 80, uma música como essa ia estourar em todas as rádios de Los Angeles.
New Rebelion é a canção mais rápida do álbum e, ainda assim, pode cair no gosto até de quem só gosta das baladas da banda. Big Sandy é outra música que chama a atenção sobre a versatilidade que o Warrant apresenta nesse álbum. Antes de chegar ao grand finale, temos a media Choose Your Fate – igualmente com uma melodia grudenta. Um dos hits da banda nesta nova fase fecha o álbum. Let it Go é outra ótima canção que pode agradar públicos muito diferentes.
Estamos diante de um dos melhores álbuns do gênero lançados nos últimos anos. Um disco que pode ser tocado de cabo a rabo, sem precisar passar para a música seguinte. Eh com grata surpresa que anunciamos o retorno do Warrant.
Tracklist:
1.Louder Harder Faster
2.Devil Dancer
3.Perfect
4.Only Broken Heart
5.U In My Life
6.Music Man
7.Faded
8.New Rebellion
9.Big Sandy
10.Choose Your Fate
11.Let It Go
Banda:
Robert Mason - Lead vocals
Joey Allen - Lead guitar, Backing vocals
Erik Turner - Rhythm guitar, Backing vocals
Jerry Dixon - Bass, Backing vocals
Steven Sweet - Drums, Backing vocals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps