Opeth: Uma melancolia agradável

Resenha - Still Life - Opeth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Humberto Bruno Silva
Enviar Correções  

10

Opeth é uma das bandas mais únicas quando se trata de Death Metal, pois eles tem músicas agressivas, como a maioria das bandas, mas também tem músicas calmas e relaxantes. Um dos melhores exemplos disso é o quarto álbum da banda, lançado em 1999, onde a banda apresentou um trabalho inovador pra banda e pra todo o gênero. Still Life é um álbum conceitual que tem uma história que pode se considerar um romance.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum começa com "The Moor". A faixa começa com alguns acordes acompanhado de uma guitarra, isso se estende por algum tempo até que temos violões com uma bela melodia. Então começam as guitarras pesada que, como de costume da banda, são acompanhadas por violões ao fundo. E já nessa faixa ouvimos o vocal limpo de Mikael Åkerfeldt (voz/guitarra) que contrasta muito bem com o vocal gutural da maior parte da música. Essa faixa introduz o personagem principal que volta depois de quinze anos, após ser banido, queimado e espancado por ter ido contra as regras. Ele volta a procura de Melinda, a sua paixão. A letra diz, "Não há perdão nesses olhos, Pra qualquer um de vocês, exceto uma. Melinda é a razão pela qual eu vim. Ela é a gota de água sobre a pira. Um cardo sobre as minhas mãos. Machucado e rasgado, envelhecido e marrom. Escudo virtuoso com inocência semelhante".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A segunda faixa "Godhead's Lament" traz mais peso acompanhado de belas melodias. Essa faixa chama atenção por uma parte em especial, perto do meio da música temos alguns ritmos diferentes onde a voz acompanha o violão e de alguma forma te faz sentir dentro da história. Nessa faixa o protagonista teme por ser descoberto pelas autoridades e observa Melinda escondido, ele pensa em ir embora mas decide ficar pois o seu amor por Melinda é muito grande. "Procurando na multidão o brilho dos olhos dela. Naquele momento ela sabia. Acho que não posso deixar esse lugar nesse dia importante. Eu atingi o alvorecer final do que foi desviado. Eles não se importariam se eu ficasse. Ninguém saberia. Eles não se importariam se eu ficasse. Ninguém deve saber".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Benighted" temos uma das músicas mais bonitas do Opeth. Uma balada que começa com violão calmo e relaxante. Nessa faixa o protagonista tenta convencer Melinda através de uma carta a fugir com ele. "Venha neste noite. Nós iremos embora. Tão longe de nossas vidas fracassadas e desmoronadas".

Na quarta faixa "Moonlapse Vertigo" temos uma das músicas que mais define o Opeth, ela consegue mostrar muito bem o lado agressivo e pacífico da banda. Nessa faixa o protagonista teme pelos líderes religiosos e decide ir embora rapidamente com Melinda. "Eu desviei meus olhos na intenção de fugir do fim. O tempo pra fugir daqui acabando. E tenho menos pra cumprir minha tarefa. Ela estaria salva e segura. Nada disso é em vão".

A quinta faixa "Face Of Melinda" é na maior parte calma e mais ao final temos algumas guitarras mais pesadas. Essa faixa consegue mostrar todas emoções do personagem. Nessa faixa o personagem principal vai atrás de Melinda e a encontra, porém ela decidi não ir por ter jurado servir a deus, apesar de ainda o amar. Então eles dormem juntos. "O rosto de Melinda por trás de cabelos negros. Nenhuma alegria cintilou de seus olhos. Uma tristeza veio ao meu aproximar. Palavras falhariam ao expiar. Ela havia jurado seus votos a outro... Ela falou de seus vícios e quebrou o verso. Mas se surpreendeu com o última linha. Meu juramento esta feito mas meu coração é teu".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A sexta faixa "Serenity Painted Death" começa com guitarras perfeitamente melódicas. Essa faixa tem perfeitas alternâncias entre partes pesadas e partes leves, além do ótimo solo. Nessa faixa o protagonista acorda e percebe que sua amada esta morta, ele começa a matar os soldados que a mataram até não poder mais e então ele é capturado pelas autoridades. "Arrancada dos meus braços. Melinda refletiu. Linha vermelha em volta de seu pescoço. Conheceu a terra em silêncio... Raiva penetrante, birra perfeita. Todos e cada um morreriam na minha mão. Caídos em poças quentes de sangue. Por fim, fraco e derrotado, caí. Esvaziado de força, respiração tremulante".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A sétima e última faixa "White Cluster" consegue capturar toda a tristeza e melancolia do personagem e encerra o álbum de forma magnífica. Nessa faixa as autoridades religiosas decidem executar o protagonista publicamente. Então ele vê Melinda o esperando após a morte. "O laço esta amarrado. Murmúrio através da multidão. Enquanto o toque primordial me traz de volta. E a última coisa que eu vi continua aqui acenando pra mim".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então chegamos ao fim desse que é um dos trabalhos mais bonitos e melancólicos do Opeth. Still Life deu oportunidade de muitas pessoas conheceram a banda e ainda conta com uma triste, porém agradável história de romance

1. The Moor
2. Godhead's Lament
3. Benighted
4. Moonlapse Vertigo
5. Face Of Melinda
6. Serenity Painted Death
7. White Cluster

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Still Life - Opeth

Opeth: a maestria de "Still Life", de 1999




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Timo Ketola: falece artista que trabalhou com Opeth e Therion, relembre suas obras aquiTimo Ketola
Falece artista que trabalhou com Opeth e Therion, relembre suas obras aqui


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Opeth: Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche FelizOpeth
"Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"


Musas inspiradoras: as esposas mais lindas dos rockstarsMusas inspiradoras
As esposas mais lindas dos rockstars

Iron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palcoIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco


Sobre Humberto Bruno Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336 Cli336 Goo336 Goo336