Matérias Mais Lidas

Judas Priest: Rob Halford fazendo bico vendendo seguros; não está fácil pra ninguémJudas Priest: Rob Halford fazendo bico vendendo seguros; não está fácil pra ninguém

Iron Maiden: por que eles abandonaram clipes e descartam livestreams? Bruce respondeIron Maiden: por que eles abandonaram clipes e descartam livestreams? Bruce responde

Iron Maiden: banda aponta qual música de Senjutsu tem recebido grande destaqueIron Maiden: banda aponta qual música de "Senjutsu" tem recebido grande destaque

Guns N' Roses: Slash posta trecho de música nova no Tik TokGuns N' Roses: Slash posta trecho de "música nova" no Tik Tok

Rock in Rio 2022: o recorde impressionante batido pelo festival com vendas do CardRock in Rio 2022: o recorde impressionante batido pelo festival com vendas do Card

Kiko Loureiro: na Finlândia a sociedade pensa como sociedadeKiko Loureiro: na Finlândia "a sociedade pensa como sociedade"

Slipknot: Corey Taylor rebate Machine Gun Kelly e expõe prints que explicam tretaSlipknot: Corey Taylor rebate Machine Gun Kelly e expõe prints que explicam treta

Ozzy Osbourne: a estrela do rock que foi a inspiração para a polêmica Suicide SolutionOzzy Osbourne: a estrela do rock que foi a inspiração para a polêmica "Suicide Solution"

Queen: como eles dividiam a grana das músicas, segundo o prejudicado Roger TaylorQueen: como eles dividiam a grana das músicas, segundo o "prejudicado" Roger Taylor

Yngwie Malmsteen: componho tudo, então, é irrelevante quem está nos meus discosYngwie Malmsteen: "componho tudo, então, é irrelevante quem está nos meus discos"

Metallica: A reação de James a famosos usando camisetas da bandaMetallica: A reação de James a famosos usando camisetas da banda

Ozzy Osbourne: Madman ficou isolado após ser expulso do Sabbath; Nem abria as cortinasOzzy Osbourne: Madman ficou isolado após ser expulso do Sabbath; "Nem abria as cortinas"

Sepultura: Derrick Green sabia que sua entrada na banda causaria muita repercussãoSepultura: Derrick Green sabia que sua entrada na banda causaria muita repercussão

João Gordo: culpado pelo show horrível do Nirvana no BrasilJoão Gordo: culpado pelo show horrível do Nirvana no Brasil

Dream Theater: ouça Invisible Monster, música do novo álbum, lançada nesta quarta (22)Dream Theater: ouça "Invisible Monster", música do novo álbum, lançada nesta quarta (22)


Stamp

Radiohead: O Samba do Último Álbum

Resenha - A Moon Shaped Pool - Radiohead

Por Augusto Kuarupp
Em 18/05/16

Nota: 10

Após anos de especulações e mistérios, no último domingo - 08/05/2016 - a banda britânica RADIOHEAD pôs fim à combalida vida dos fãs ao lançar seu mais novo e ultra aguardado álbum: 'A Moon Shaped Pool' - e aqui tecerei algumas impressões e reflexões sobre a nova obra do grupo de Oxford, que a bem da minha modesta audiência devo do pronto informar, não serão exatamente neutras.

Estratégias Simples e Eficazes

O lançamento de um álbum do RADIOHEAD costuma ser precedido de meses - e até anos - de especulações que a própria banda costuma alimentar como uma estratégia de manter seu público sempre conectado acompanhando o desenrolar dos eventos que habitualmente ocorrem de forma inusitada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No caso de 'A Moon Shaped Pool', os rumores começaram a ficar mais freqüentes desde o final do ano passado quando um fã descobriu que eles havia iniciado o processo de abertura de uma nova editora para publicação de suas músicas, e desde então tem havido muita mobilização nas redes sociais em busca de outras pistas que pudessem desvendar o enigma do lançamento do álbum.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Curiosamente, em maio de 2015 - portanto, precisamente há um ano - houve aparições estranhas de fotos do THOM YORKE em propagandas de livros e remédios no Irã e Rússia, será que isto já era uma indicação da banda para uma provável data de lançamento?

E mais recentemente, causaram histeria ao simplesmente deletarem todas as fotos e informações de suas contas oficiais das redes sociais, para imediatamente depois lançarem no Youtube um clipe que a primeira música do novo álbum: 'Burn The Witch'.

Simples e bastante eficaz!

O Álbum Orquestral do RADIOHEAD

O RRADIOHEAD sempre foi um grupo que insinuou muita erudição nos arranjos de suas músicas. Críticos costumam apontar referências à música de REICH e MESSIAEN, e inclusive já observaram trechos da obra de WAGNER em uma das músicas do 'Ok Computer'.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O próprio JONNY GREENWOOD - guitarrista - tem tido uma destacada carreira como compositor erudito contemporâneo, tendo sido indicado e vários prêmios pela trilha sonora para o filme 'Sangue Negro' - There Will Be Blood - do diretor americano Paul Thomas Anderson; e também realizando trabalhos em colaboração com o polonês KRZYSZTOF PENDERECKI - um dos compositores eruditos mais badalados do século.

Assim sendo, sempre foi uma cobrança dos fãs e crítica - e ao que parece da própria banda - um álbum com contornos orquestrais.

A banda sempre rejeitou por exemplo, a metodologia do Acústico MTV, tendo declinado todos os inúmeros convites feitos. Mas desde o lançamento do 'In Rainbows' - portanto há oito anos - que o THOM YORKE vem mencionando o desejo em trabalhar com material orquestral.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele chegou chegou a explicar que não gostaria de fazer versões orquestrais ou acústicas para as músicas já conhecidas do grupo - daí porque provavelmente sempre rejeitou fazer um acústico MTV, além do seu pavor pessoal por coletâneas que descaracterizam os álbuns enquanto obra singular - mas ao contrário, gostaria de trabalhar com orquestração para músicas inteiramente novas, pensar um álbum com este conceito desde o seu início.

Prévias dos Arranjos para o Novo Álbum

Alí mesmo no 'In Rainbows' [2007] já aparece 'Weird Fishes', música que começou a constar nos set lists da banda antes do lançamento com o nome de 'Arpeggi', e que fruto de uma colaboração entre Yorke e Greewood, ganhou uma versão para orquestra no estilo minimalista de Reich.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais recentemente, o RADIOHEAD foi convidado a propor uma música tema para o último filme do agente 007, chamado 'Spectre'. A composição do grupo acabou por ser rejeitada como tema para o filme, mas o grupo a liberou na internet no final do ano passado, e ao ouvir 'A Moon Shaped Pool', somos inclinados a perceber que a canção homônima para filme do James Bond poderia ser facilmente uma das faixas do novo álbum.

Retorno às Origens: Referências a NICK DRAKE

Não penso em resenhar todas as músicas do disco para evitar redundâncias, por isso vou me ater a apenas dois conjuntos de referências que me chamaram mais a atenção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro sendo ao cantor e compositor britânico NICK DRAKE, de quem naturalmente Thom Yorke sempre esteve muito próximo, notadamente nos aspectos melancólico, insólito e etéreo de suas letras e melodias. Drake é uma lenda. E não apenas para Yorke, mas também para outros compositores muito influentes na obra do vocalista do Radiohead, como o americano JEFF BUCKLEY - de quem Yorke acusa ter sido a inspiração para um dos maiores sucessos da banda, a canção 'Fake Plastic Trees'.

Nas faixas 'Desert Island Disk', 'Glass Eyes' e 'The Numbers' - com forte pegada folk britânico - os arranjos em muito lembram a sofisticação proposta para o estilo por Nick Drake no final da década de 60: violões, cordas e percussões discretas - que em A Moon Shaped Pool se desenvolvem com a originalidade bastante característica do Radiohead.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Samba do RADIOHEAD

Desde o álbum anterior - 'The King Of Limbs' - que o RADIOHEAD vem flertando com a música brasileira. Na versão ao vivo em estúdio - 'The Basement' - para a faixa 'Little by Little' podemos claramente distinguir as células do baião. Já nesta época eu brincava com os amigos: Thom Yorke descobriu LUIZ GONZAGA.

Esse encontro foi possível graças à colaboração de Yorke com o percussionista brasileiro MAURO REFOSCO, um dos integrantes do grupo FORRO IN THE DARK - grupo de brasileiros baseado em Nova York. Eles estiveram juntos durante a produção e turnê do ATOMS FOR A PEACE, trabalho independente do vocalista do RADIOHEAD com um grupo de instrumentistas notáveis, entre eles, FLEA - o baixista do RED HOT CHILI PEPPERS. Outra referência ao baião pode ser encontrada na música 'Unless', do álbum 'AMOK'.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entretanto, apenas em 'A Moon Shaped Pool' é que o RADIOHEAD vai se render de fato às graças do samba, e em duas faixas: 'Presente Tense' - que em muito lembra os esforços do violão de BADEN POWELL e arranjos originais para 'Canto de Ossanha', incluindo um coro feminino; e a última faixa do disco, a bossanovista 'True Love Waits' - ao piano, lembrando mais o estilo de TOM JOBIM.

O próprio ED O'BRIEN - guitarrista - afirmou numa entrevista durante a tour brasileira do 'In Rainbows', que durante as gravações do 'Ok Computer' o grupo ouvia muito bossa nova, e que as músicas daquele disco lembravam a bossa tanto menos pelos arranjos e mais pelo clima de saudade exposto na música brasileira. Em 'A Moon Shaped Pool' eles finalmente abração o samba.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Presente Tense - a faixa afrosamba - termina repetindo versos como 'In You I'm Lost' que fácil poderia ser livremente traduzida como: sem você meu amor eu não sou ninguém - de 'Samba em Em Prelúdio'.

Por fim, ao constatar a saudade em bossa de 'True Love Waits', falei para um amigo que era uma forma interessante de terminar um disco: deixando saudade - e fazendo um giro mental por todos os álbuns da banda, emendei que só então havia percebido que todas as últimas faixas dos álbuns do RADIOHEAD sempre acabavam de forma muito melancólica. Ao que meu amigo me lembrou que o THOM YORKE costuma informar que terminar um disco é sempre um momento de muito sofrimento, porque ele prefere não terminá-lo, e seguir indefinidamente no estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Talvez Mr. Yorke sempre houvesse tentado nos traduzir sua a 'saudade', mas dessa vez ele sambou na nossa cara.

A Moon Shaped Poll - Track List:

Burn The Witch
Daydreaming
Decks Dark
Desert Island Disk
Ful Stop
Glass Eyes
Identikit
The Numbers
Present Tense
Tinker Tailor Soldier Sailor Rich Man Poor Man Beggar Man Thief
True Love Waits

Postado inicialmente em:
http://salvadorpraja.blogspot.com.br/2016/05/o-samba-do-radiohead-moon-shaped-pool.html


Outras resenhas de A Moon Shaped Pool - Radiohead

Radiohead: E mais um álbum desnecessário

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tunecore 2
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Extreme: Nuno Bettencourt grava Radiohead em memória ao falecido David ZExtreme
Nuno Bettencourt grava Radiohead em memória ao falecido David Z

(Quase) Bodas de Prata: 25 álbuns de rock e metal que completarão 25 anos em 2022(Quase) Bodas de Prata
25 álbuns de rock e metal que completarão 25 anos em 2022

Foo Fighters: grupo toca cover de Radiohead ao vivo com comediante Dave ChapelleFoo Fighters
Grupo toca cover de Radiohead ao vivo com comediante Dave Chapelle

Radiohead: A melhor música em cada álbum, pela Far Out MagazineRadiohead
A melhor música em cada álbum, pela Far Out Magazine

Inglaterra: 25 grandes bandas de rock e metal que não são de LondresInglaterra
25 grandes bandas de rock e metal que não são de Londres

Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990 - Parte 3Inesquecíveis
20 músicas que marcaram os anos 1990 - Parte 3


Rate Your Music: os melhores discos de todos os temposRate Your Music
Os melhores discos de todos os tempos

Top 5: Os melhores discos para curtir aquela fossaTop 5
Os melhores discos para "curtir" aquela fossa

Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os temposTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos


Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

Guitarristas e vocalistas: os 10 melhores casamentosGuitarristas e vocalistas
Os 10 melhores "casamentos"