Simple Minds: Veteranos escoceses encontram o equilíbrio
Resenha - Big Music - Simple Minds
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 11 de dezembro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado no ocaso dos 70’s na Escócia, o SIMPLE MINDS produziu discografia com sonoridade que vai desde art rock até coisas bombásticas a la U2. Grosso modo, o grupo oscilou entre ênfase nos teclados ou na guitarra, dependendo do álbum. Graças à recusa de BRYAN FERRY em gravar a canção, a banda teve seu maior sucesso em 1985, com Don’t You Forget About Me, um dos símbolos da década.
O trabalho novo indica que finalmente alcançaram equilíbrio no uso de guitarras e sintetizadores, distribuídos parcimoniosamente entre as 12 faixas componentes de Big Music.
Jim Kerr e Cia não deixaram de ser bombásticos, mas dá pra perceber que a sonoridade oitentista veio temperada com discretas, porém eficientes, doses de contemporaneidade dance.
Com canções agitadas, Big Music elabora a síntese perfeita entre os elementos citados na musculosa abertura, Blindfolded, que começa com elementos de house noventista, mas logo se desenvolve em típica explosão oitentista dançante com guitarra cristalinamente gelada secundada por suntuoso tapete de teclados. Para dançar com lágrimas de saudade da década de 80 em alguma boate retrô. Midnight Walking, Concrete and Cherry Blossom (loucura minha ou tem cheirinho de Don’t You....?) e Imagination palmilham a mesma seara.
Broken Glass Park e Blood Diamonds são menos agitadas, mas têm aquela sonoridade tecladística tão geladinha que nós oitentistas tanto amamos. Big Music tem guitarras mais sujas e é pesadinha enquanto Human desperta vontade de levantar a mão e cantar junto no refrão.
Num ano que viu expoentes 80’s como ERASURE e INFORMATION SOCIETY reaparecerem com bons álbuns, o SIMPLE MINDS engrossa a lista com Big Music.
Track List
1 – Blindfolded
2 - Midnight Walking
3 – Honest Town
4 – Big Music
5 – Human
6 – Blood Diamonds
7 – Let the Day Begin
8 – Concrete and Cherry Blossom
9 – Imagination
10 – Kill or Cure
11 – Broken Glass Park
12 – Spirited Awaay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Ian Hill e Rob Halford divergem sobre a música definitiva do Judas Priest
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal
O hit do The Cure que para o vocalista Robert Smith é uma "canção pop idiota"


10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



