Simple Minds: Veteranos escoceses encontram o equilíbrio
Resenha - Big Music - Simple Minds
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 11 de dezembro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado no ocaso dos 70’s na Escócia, o SIMPLE MINDS produziu discografia com sonoridade que vai desde art rock até coisas bombásticas a la U2. Grosso modo, o grupo oscilou entre ênfase nos teclados ou na guitarra, dependendo do álbum. Graças à recusa de BRYAN FERRY em gravar a canção, a banda teve seu maior sucesso em 1985, com Don’t You Forget About Me, um dos símbolos da década.
O trabalho novo indica que finalmente alcançaram equilíbrio no uso de guitarras e sintetizadores, distribuídos parcimoniosamente entre as 12 faixas componentes de Big Music.
Jim Kerr e Cia não deixaram de ser bombásticos, mas dá pra perceber que a sonoridade oitentista veio temperada com discretas, porém eficientes, doses de contemporaneidade dance.
Com canções agitadas, Big Music elabora a síntese perfeita entre os elementos citados na musculosa abertura, Blindfolded, que começa com elementos de house noventista, mas logo se desenvolve em típica explosão oitentista dançante com guitarra cristalinamente gelada secundada por suntuoso tapete de teclados. Para dançar com lágrimas de saudade da década de 80 em alguma boate retrô. Midnight Walking, Concrete and Cherry Blossom (loucura minha ou tem cheirinho de Don’t You....?) e Imagination palmilham a mesma seara.
Broken Glass Park e Blood Diamonds são menos agitadas, mas têm aquela sonoridade tecladística tão geladinha que nós oitentistas tanto amamos. Big Music tem guitarras mais sujas e é pesadinha enquanto Human desperta vontade de levantar a mão e cantar junto no refrão.
Num ano que viu expoentes 80’s como ERASURE e INFORMATION SOCIETY reaparecerem com bons álbuns, o SIMPLE MINDS engrossa a lista com Big Music.
Track List
1 – Blindfolded
2 - Midnight Walking
3 – Honest Town
4 – Big Music
5 – Human
6 – Blood Diamonds
7 – Let the Day Begin
8 – Concrete and Cherry Blossom
9 – Imagination
10 – Kill or Cure
11 – Broken Glass Park
12 – Spirited Awaay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música do Kiss inspirada por "Brown Sugar", dos Rolling Stones
Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a banda
A música do Sepultura inspirada no Raimundos
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock



10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs



