Alice Cooper: "Easy Action", o segundo degrau caminho às alturas
Resenha - Easy Action - Alice Cooper
Por Neimar Secco
Postado em 01 de janeiro de 2014
Se o primeiro álbum do Alice Cooper equivaleu ao nascimento de uma banda que viria a ser um diferencial no cenário do rock da era psicodélica, Easy Action é o ponto em que a banda começa a realmente mostrar a que veio.
Poderíamos descrever Easy Action como a segunda apresentação de Alice Cooper ao mundo do Rock. Se Pretties For You, o álbum de estréia, trazia um emaranhado de sons e de ideias ainda em formação, e foi naquele primeiro álbum que Alice Cooper nos brindou com dois clássicos, caros a seus fãs mais fiéis e atentos: "Reflected" e "Levity Ball", Easy Action foi uma tentativa mais, digamos, profissional e bem elaborada, de chegar lá. Certamente uma evolução. Produzido por David Briggs, produtor que trabalhava com Neil Young, Easy Action tem uma sonoridade mais bem definida e mais "limpa" que seu antecessor.
Quanto ao Alice Cooper que se tornou célebre tanto no palco como em suas performances vocais personalizadas e sem paralelo à época, "Mr. and Misdemeanor foi, de certa forma, a música que apresentou Alice Cooper como o vocalista de estilo particular e que viríamos a conhecer de forma mais plena a partir de Love It To Death, o álbum seguinte. Diz a letra dessa canção em tom e temática de autorreferência:
Here's new pretties for you
Nobody likes me but we adore you.
Eis as novas 'belezuras' para vocês
Ninguém gosta de mim, mas nós os adoramos
"Shoe Salesman" foi o mais próximo, talvez juntamente com "Beautiful Flyaway", que a banda chegou de um hit até então. A melodia simples e a letra entre divertida e melódica bem que podiam ter gerado um primeiro hit para a banda, mas o caminho ainda era longo.
Embora, não de forma tão explícita em todas as canções, os dois primeiros álbuns (Easy Action, de forma mais incisiva) mostravam uma banda de um humor ácido, de temas sombrios e que se desenvolveria assim, daí em diante.
Still Nada de Air (Ainda sem ar)
Who says the earth is crumbling
And no sky is falling through
Sometimes, I just.. can't.. die
Quem diz que a terra está desmoronando
E que nenhum céu está desmoronando
Às vezes eu apenas... não consigo... morrer
"Below Your Means" é um tema longo de quase sete minutos de duração que tem uma letra que beira a ficção científica, um cenário meio "Brave New World", um tanto psicodélica, um tanto progressiva.
Às vezes nos remete à sonoridade do Pink Floyd, às vezes nos sentimos mais próximos do som do Jefferson Airplane.
"Return Of The Spiders" é mais uma autorreferência sobre os primeiros tempos da banda, já que The Spiders era o nome da banda quando gravaram seus primeiros singles.
E também um tributo a um dos ídolos do Alice Cooper enquanto adolescente: Gene Vincent.
"Refrigerator Heaven" era um misto de ficção científica e de história, pois tratava da lenda de que Walt Disney havia sido congelado após sua morte (criogenia).
Se, no geral e no todo, Easy Action não é ainda o primeiro grande trabalho do Alice Cooper Group, ele, pelo menos, deixou plantadas várias sementes que germinaram e deram frutos já no LP seguinte, o terceiro da banda e o primeiro da parceria com o "sexto elemento" da banda: Bob Ezrin.
Notas:
Faixas
1. Mr and Misdemeanor
2. Shoe Salesman
3. Still No Air
4. Below Your Means
5. Return Of The Spiders
6. Laughing At Me
7. Refrigerator Heaven
8. Beautiful Flyaway
9. Lay Down and Die, Goodbye
Música, Letras e Arranjos de: Alice Cooper, Michael Bruce, Glen Buxton, Dennis Dunaway e Neal Smith.
Produzido por: David Briggs para Alive Productions em Sunset Studios, Hollywood.
Produtor Executivo: Herb Cohen (empresário de Frank Zappa)
Engenheiro: Barry Keene
Direção de Arte: John Williams
Fotos: Lorrie Sullivan
Gravado em Sunset Studios, Hollywood, CA
Segundo Janice Buxton, esposa do falecido guitarrista Glen Buxton, Mr and Misdemeanor é sobre Alice Cooper e Glen Buxton.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Em 'Beautiful Flyaway' e 'Below Your Means', o vocal principal é feito por Michael Bruce.
'Return of the Spiders' foi dedicada a Gene Vincent porque o Alice Cooper Group foi a banda de apoio para Gene quando eles tocaram juntos no show Toronto '69. Vincent foi um roqueiro lendário dos anos 50 e não tinha relação alguma Rockin' Reggie Vincent.
Em 1973, para fazer ainda mais dinheiro com a banda que estava no auge, a Warner Bros. relançou Pretties For You e Easy Action juntos em um álbum duplo: SCHOOL DAYS.
O setlist de um dos shows da época, já próximo ao lançamento do LP seguinte, Love It To Death, foi o seguinte:
1. Sun Arise
2. Mr and Misdemeanor
3. Fields of Regret
4. I'm Eighteen
5. Levity Ball
6. Is It My Body - Extended
7. Nobody Likes Me
8. Black Juju
A edição de julho de 1970 da Creem Magazine foi a primeira capa de revista da banda:
Fonte de algumas informações e fotos dessa resenha:
http://www.sickthingsuk.co.uk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal
O hit que Iron Maiden tocou uma vez só para nunca mais: "Não era enérgica suficiente"
A estratégia que Frejat usou em "Puro Êxtase" para não ser acusado de apologia
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Alice Cooper anuncia autobiografia "Devil on My Shoulder"
O melhor álbum do The Doors de todos os tempos, segundo Alice Cooper
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026

