Angra: celebrando uma carreira de sucesso
Resenha - Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra
Por Junior Frascá
Postado em 09 de novembro de 2013
Há 20 anos atrás, mais especificamente no ano de 1993, o underground metálico presenciava o surgimento de um "monstro". Formando por músicos até então jovens, mais de muito talento, o ANGRA lançava seu primeiro disco, "Angels Cry", conseguindo um sucesso estrondoso mundo afora, e iniciando uma carreira que elevaria a banda ao posto de segunda maior banda de metal do Brasil, e uma das principais do power/melodic metal mundial. E, para celebrar esses 20 anos do lançamento deste marco do metal nacional, a banda preparou esse lançamento mais do que especial para seus fãs.
Embalado em um belíssimo digipack, contendo CD e DVD, o material traz a apresentação do ANGRA no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 25 de agosto de 2013, com o vocalista Fabio Lione, e outras atrações. Com um repertório escolhido a dedo (embora faltem alguns clássicos, como não poderia deixar de ser), a banda fez um show memorável, e que sem dúvida não deixará nenhum de seus fãs insatisfeitos.
E mesmo tendo passado por períodos dificílimos nos últimos anos, com a saída de membros, e muita instabilidade, a banda se mostra afiadíssima, e em uma de suas melhores fases.
Um dos grandes destaques da apresentação é o vocalista Fabio Lione, muito a vontade com sua voz agradável, e que agrega muito ao som da banda, inclusive já tendo sido confirmado como o vocalista para o novo disco do grupo. E aqui, preciso fazer um adendo especial: nunca fui um grande fã do André Matos como vocalista, simplesmente por não gostar de seu timbre vocal (gosto pessoal meu), apesar de acompanhar seus trabalhos em todas as bandas que participou. Contudo, não há como negar que o cara tem um talento nato, e muita técnica. E ver Fábio Lione, um dos vocalistas mais aclamados do metal contemporâneo, literalmente se "esguelando" para tentar atingir certos tons em músicas originalmente cantadas por André, comprova ainda mais isso.
Voltando ao material, como o grande homenageado da noite, "Angels Cry" é tocado quase na íntegra, com exceção de "Never Understand", "Streets of Tomorrow" e "Last Child". Mas há faixas das mais variadas fases da banda, com outros clássicos como "Lisbon", "Nothing to Say", "Rebirth", "Waiting Silence" e "Nova Era".
Outro momento marcante fica para "Reaching Horizons" (primeira música composta pelo ANGRA) e "A Monster in Her Eyes", em versões apenas com violão e voz, cantadas por Rafael. Antes de iniciarem, Kiko explica que é assim que a muitas das músicas da banda surgem, e é uma forma dos fãs verificarem como é esse processo.
Não há também como não citar as participações especiais.Tarja Turunen, a primeira a aparecer, canta em "Stand Away" (em um dueto fantástico com lione, que canta surpreendentemente bem de forma mais grave, como um grande tenor) e na marcante versão da banda para "Wuthering Heights" (em deixar nada a dever para Kate Bush), que também conta com a participação do mestre Uli Jon Roth, em uma performance mais do que especial.
Em "Evil Warning", o convidado é o monstro das baquetas Amilcar Christófaro (TORTURE SQUAD), como uma forma da banda homenagear todas as demais bandas nacionais que começaram junto com eles. Já a Família Lima participa de vários momentos, enriquecendo ainda mais os arranjos compostos pela banda.
Destaque também para a produção musical (com opção de áudio 5.1) e visual do trabalho, excelente, o aspecto disco.
De bônus, temos ainda uma versão acústica para "Caça e Caçador/Coroa Imperial", em homenagem à música brasileira, e making of das gravações.
Como diz Rafael em um emotivo discurso antes da faixa "The Voice Commandig You" (por ele cantada), para quem acha que o ANGRA deveria acabar, a resposta dada pelos caras é: a banda está apenas começando! E essa realmente é a sensação que temos durante todo o interregno deste excelente material...
Vida longa ao ANGRA!
Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra
(CD/DVD – Nacional – Substancial Music – 2013)
Formação:
Fabio Lione - Vocals
Kiko Loureiro - Guitars
Rafael Bittencourt - Guitars
Ricardo Confessori - Drums
Felipe Andreoli - Bass
Track List:
DVD:
1. Angels Cry
2. Nothing to Say
3. Waiting Silence
4. Lisbon
5. Time
6. Millennium Sun
7. Winds of Destination
8. Gentle Change
9. The Voice Commanding You
10. Late Redemption
11. Reaching Horizons
12. A Monster in Her Eyes
13. No Pain for the Dead
14. Stand Away
15. Wuthering Heights
16. Evil Warning
17. Unfinished Allegro / Carry On
18. Rebirth
19. In Excelsis / Nova Era
20. Gate XIII
Bonus Feature:
. Coroa Imperial / Caça e Caçador
. Special Making Of
CD:
1. Angels Cry
2. Nothing to Say
3. Waiting Silence
4. Lisbon
5. Time
6. Gentle Change
7. Late Redemption
8. Silence and Distance
9. Reaching Horizons
10. Stand Away
11. Wuthering Heights
12. Unfinished Allegro / Carry On
13. Rebirth
14. In Excelsis
15. Nova Era
Outras resenhas de Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A gambiarra que Ian Gillan fez pra poder conseguir cantar as músicas do Black Sabbath
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
A única música gravada pela Legião Urbana que não tem a participação de Renato Russo

5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi



